Como freelancers podem organizar suas férias sem prejuízo

férias freelancer

Profissionais freelancers têm o benefício de poderem trabalhar na hora em que quiserem, de onde desejarem e fazerem sua programação. Mas e na hora de tirar férias? Como organizar a agenda e dizer aos clientes que estará fora por um tempo?

 

Sabemos que quem trabalha em empresas tem férias remuneradas garantidas, o que não acontece com o freelancer, já que, se ele não trabalha, consequentemente não ganha. Porém, como todos merecemos descanso, é primordial separar alguns dias do ano para fugir da rotina.

 

Há quem diga que freelancer não pode tirar férias, mas isso não é verdade. Para que isso aconteça, basta se planejar. Você pode, inclusive, falar com profissionais que trabalham dessa forma e pedir dicas de como eles fazem, porém, a seguir, indicamos algumas formas de tirar férias sem comprometer o seu trabalho. Confira:

1. Defina antecipadamente o período da viagem

Quem trabalha por conta própria não pode simplesmente sair de férias sem se organizar, principalmente se você tiver projetos de médio a longo prazo. Por isso, existem dois caminhos a se tomar: programar-se para tirar férias e ficar totalmente “off” ou conciliar diversão com algumas horas de trabalho.

 

Outra recomendação, caso você não deseje levar trabalho para a viagem e pretenda se desligar totalmente das demandas, é tirar férias menores, de até dez dias. Assim, você pode organizar até mais de um descanso por ano.

 

O fundamental, aqui, é organizar tudo com muita antecedência e avisar os clientes para que eles consigam se planejar e te enviar todas as demandas antes desse período de descanso. Você pode até levar seu notebook na mochila para o caso de alguma emergência, mas sem a intenção de utilizá-lo.

2. Converse com seus clientes sobre isso

Hoje em dia, é comum trabalhar por demandas ou projetos específicos. Por isso, assim que fechar um contrato, deixe claro que pretende tirar alguns dias de descanso e que, assim que souber a data exata, avisará.

 

É possível, na grande maioria dos casos, adiantar todas as entregas e deixar tudo pronto para as suas férias. Demandas diárias, no entanto, podem ser negociadas de forma especial, desde que o cliente seja flexível. Se ele não for, a solução é dedicar alguns minutos – ou horas – das suas férias para entregar o trabalho, sem comprometer sua viagem e diversão.

 

Importante: só aceite um trabalho às vésperas das suas férias se você realmente puder entregá-lo. Caso isso não seja possível, explique a situação e diga que retorna dentro de alguns dias. Se for possível, certamente o cliente aguardará a sua volta.

Adiante os trabalhos para compensar o período sem trabalhar

Antecipar tarefas é fundamental para freelancers, que precisam cobrir os gastos da viagem e o período em que ficará sem trabalhar. Por isso, vale pedir mais trabalho aos clientes (caso tenha abertura para isso), redobrar a disciplina com horários e entregar trabalhos com máxima qualidade para evitar retrabalhos ou retornos.

 

Outra forma de não se estressar demais e garantir que os clientes sejam atendidos é contar com parceiros, que atenderão seus clientes quando você estiver ausente. Essa saída não é a mais recomendada, já que é melhor que você mesmo cuide pessoalmente das suas demandas, porém, se for alguém de confiança e que possa ajudar em emergências, vale a pena.

Faça contato com seus clientes – mesmo de férias

O fato de você estar de férias não implica em ignorar por completo seus clientes. Por isso, faça contato por e-mail ou WhatsApp, apenas para perguntar se está tudo bem. Mostre-se disponível e reserve alguns minutinhos da viagem para estreitar esses laços.

Ao sentir que você, mesmo de férias, preocupa-se com a entrega e qualidade dos trabalhos, as chances de seu cliente dar ainda mais valor a você aumentam consideravelmente. Lembre-se, porém, de que você está de férias e deve agir apenas em casos urgentes.

Com uma boa dose de organização, disciplina e comunicação com os clientes é totalmente possível tirar férias mesmo sendo freelancer. Aposte nessa ideia e desfrute de toda a liberdade que essa opção de trabalho pode te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish