= x

Blog

Início / Blog

A importância do propósito da empresa na atração e retenção de talentos

mulher-feliz

Propósito é aquilo que motiva além dos ganhos financeiros. Trabalhadores alinhados ao propósito da empresa tendem a ser mais felizes, produtivos e leais.

Trabalho com jovens

A felicidade dos colaboradores é fator fundamental no sucesso de uma empresa. Essa conclusão é de um estudo famoso da Robert Half  em parceria com a  Happiness Works.  Intitulada de “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, a pesquisa mostrou que funcionários felizes são mais engajados, leais, criativos e produtivos do que seus pares menos satisfeitos.

Segundo outra pesquisa um pouco mais recente publicada pela Harvard Business Review, a produtividade é 18% menor entre funcionários infelizes. Esse grupo ainda gera 16% a menos de lucro, aumenta em 49% os acidentes no trabalho e tem registros 37% maior de faltas.

A questão é: o que, exatamente, faz um funcionário feliz? Salário desejado e benefícios? Plano de carreira? Segundo a Robert Half, a tão sonhada felicidade no trabalho não depende de um fator isolado, mas sim de uma combinação de atributos:

  • Alinhamento ao cargo e à empresa;
  • Sensação de empoderamento;
  • Valorização;
  • Trabalho interessante e significativo;
  • Senso de igualdade;
  • Relações de trabalho positivas.

Neste artigo, vamos falar principalmente sobre o quarto item da lista. Sendo “interessante” e “significativo” conceitos um tanto abstratos e subjetivos, o nosso desafio agora é entender o que isso significa e como podemos atrair e reter talentos por este viés.

Afinal, o que é propósito?

Nos últimos anos a palavra “propósito” passou a integrar o vocabulário corporativo de buzzwords, principalmente nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. Mas afinal, o que realmente significa propósito? E qual sua importância para empresas e marcas?

Podemos dizer que propósito é algo que está à frente das metas e objetivos específicos, como crescer x% ao ano ou aumentar as vendas em y% em um mês. É o que está além dos lucros, é o que motiva além da remuneração financeira e do status.  Em linhas gerais, podemos definir “propósito” como o motivo que faz com que a empresa se orgulhe por colaborar de alguma forma para fazer do mundo um lugar melhor de se viver.  É justamente o que torna o trabalho mais importante e significativo.

Como fortalecer o propósito da sua empresa

É importante ressaltar  que um propósito não pode ser inventado. Ele deve provir de uma ideia natural das altas lideranças da empresa, deve fazer parte da história da companhia e, não menos importante, deve ser comunicado constantemente para o público interno (colaboradores e investidores) e externo (clientes e parceiros).

Quando o propósito é genuíno e sustenta (de fato)  grande parte das tomadas de decisão da empresa, naturalmente a empresa atrairá e manterá profissionais alinhados aos  mesmos ideais.  Afinal, o orgulho de se trabalhar em uma organização é um dos grandes fatores de retenção de talentos.

A primeira coisa a se fazer é definir claramente qual é o propósito da sua empresa, caso essa ideia ainda esteja um pouco obscura. Para ajudar nessa definição, sugerimos a pergunta: qual é o legado positivo que sua empresa pode deixar nas pessoas ou no planeta, de forma geral?

Calma, não precisa ser nada extraordinário, como acabar com o aquecimento global. Se a sua empresa trabalha com algum produto ou serviço educativo, por exemplo, o propósito dela pode ser: “Colaborar com o desenvolvimento pessoal de nossos clientes”, “Ajudar as pessoas a alcançarem um nível de educação mais avançado”. Ou seja, vender um curso pode ter metas de lucratividade, mas também pode ser sobre o propósito de ajudar pessoas a melhorarem de vida.

Uma vez bem definido, o propósito pode ser a base do branding da marca e estar, de alguma forma, presente em todas as estratégias de comunicação e marketing, sejam voltadas para o público interno como para o externo.

 A razão pela qual sua empresa existe (além dos lucros) terá poder de atrair colaboradores e clientes alinhados às mesmas ideias. E isso é extremamente compensador para todas as partes envolvidas.

Claro que uma empresa não vive exclusivamente do seu propósito, assim como um casal não vive apenas de amor ou um indivíduo não alcança a felicidade só porque assim o deseja. Mas a ideia que está por trás do seu negócio tem uma força extraordinária de fazê-lo prosperar. Junte isso a uma boa remuneração, benefícios e a um ambiente de trabalho leve e saudável e você terá colaboradores felizes o suficiente para ajudar sua empresa a crescer.