Você tem dúvidas sobre a divisão de ambientes em uma sala de coworking? A verdade é que não existe necessariamente um padrão definitivo e cada local tem as suas particularidades. Mas há algumas tendências comuns em espaços compartilhados.
Continue a leitura para saber mais sobre os tipos de configuração comumente usados em coworkings. Vamos lá?
Entenda a configuração de uma sala de coworking
Quando o conceito de coworking foi criado, não havia separação de ambientes. Afinal de contas, o próprio termo dá a ideia de trabalho em colaboração, ou seja, sem divisórias, para um profissional ajudar o outro, mesmo que não trabalhem em um mesmo negócio.
No entanto, com o passar do tempo, esses espaços foram se adaptando às necessidades dos seus usuários, que foram mudando. Assim, embora a sala compartilhada ainda exista e seja uma marca dos coworkings, surgiram outras opções que tornaram o conceito ainda mais completo.
O coworker que precisar de privacidade para trabalhar, poderá optar por uma sala privativa. Com isso, terá a experiência de estar em um escritório reservado, porém dentro de um ecossistema, desfrutando da estrutura e dos benefícios da comunidade.
Para aqueles que continuam no ambiente compartilhado, é possível ter reuniões reservadas em salas criadas especialmente para isso. Essa é uma ótima opção para reunir colaboradores ou mesmo receber clientes e parceiros de negócios no local.
Separação dos ambientes em salas de coworking
Recapitulando, de modo geral, a sala principal de um coworking é compartilhada pelos usuários. Não há marcações nas mesas e a cada dia as pessoas sentam-se em um lugar diferente, o que é ótimo para estreitar laços com colegas diferentes e manter a mente estimulada.
Conheça a seguir os ambientes que compõem uma sala de coworking.
Sala compartilhada
Já falamos dela, mas vale a pena explicar em mais detalhes. A sala compartilhada do coworking é um ambiente amplo com várias mesas e cadeiras. Todos os dias, os coworkers chegam, escolhem uma posição e passam as horas seguintes trabalhando.
É uma opção interessante para freelancers e profissionais em geral que trabalham sozinhos ou têm uma equipe reduzida. Nas situações em que for necessário estar em um ambiente sem ruídos para uma reunião presencial ou virtual, pode-se utilizar outras salas que iremos apresentar em seguida.
Sala de escritório
A sala de escritório do coworking é quase como uma sala comercial convencional, mas com alguns diferenciais. Primeiramente, não há a burocracia do aluguel, além disso, ela vem mobiliada e com serviços de limpeza, manutenção, internet e outros incluídos no plano.
Essa é uma escolha que está se tornando cada vez mais comum entre empresas, inclusive de grande porte. As companhias estão migrando equipes para o coworking pela praticidade e redução de custos. E há também os pequenos negócios e startups, que cabem perfeitamente nesses espaços.
Salas de reunião
Os grandes complexos de coworking contam com diversas opções de salas de reunião, com diferentes capacidades. Desse modo, os usuários efetuam a reserva de acordo com o número de participantes que pretendem receber.
Esses locais são reservados e possuem isolamento de ruídos, garantindo a privacidade, o que também evita que barulhos externos atrapalhem. Contam com mesa e cadeiras, equipamento de projeção, ar condicionado e outros detalhes que proporcionam conforto e funcionalidade.
Recepção
Logo na entrada do coworking costuma ficar a recepção, com profissionais responsáveis por atender ligações e orientar os visitantes que chegam. Para quem contrata os serviços de escritório virtual, o atendimento é feito de modo personalizado em nome da empresa do coworker.
Copa
A copa costuma ser mais um ambiente de salas de coworking. É um espaço geralmente equipado com máquinas de café, geladeira, locais para armazenar alimentos e até preparar algo rápido.
Contar com uma copa é interessante para quem deseja praticidade ao longo do dia de trabalho. Afinal, é possível fazer pequenas refeições no próprio local, sem a necessidade de descer para ir a lanchonetes e restaurantes.
Além de prática, a copa pode ajudar os coworkers a fazerem opções mais saudáveis e, também, a economizar. Fica muito mais barato levar alimentos de casa do que comprar pronto. A saúde e o bolso agradecem!
Cabines para ligações
As reuniões por videochamadas são parte da rotina de muitos profissionais. Para conseguir compreender o que os participantes estão falando através da tela e falar com eles é preciso estar em um ambiente calmo.
Para evitar que os ruídos atrapalhem as calls dos coworkers, nos melhores espaços é possível encontrar cabines pensadas especialmente nessa necessidade. Elas são feitas de divisórias com isolamento acústico, assim, o som fica concentrado no local, conferindo mais privacidade e tranquilidade.
Se você achava que em coworkings era impossível fazer calls sem interrupções de ruídos externos, agora já sabe que não é.
Espaço de convivência
Por fim, entre os principais ambientes que compõem uma sala de coworking temos o espaço de convivência. Esse é um local voltado para o descanso, a diversão e a interação entre os usuários.
É um espaço para as pessoas irem durante as pausas do trabalho, para relaxar, descomprimir a mente, alongar o corpo, conversar com os colegas… Alguns recursos comuns das áreas de coworking são:
- Jogos;
- TV;
- Sofás e pufes;
- Decoração criativa;
- Local para alimentação.
Sala de coworking: produtividade, bem-estar e interação
Como foi possível conferir ao longo da publicação, os ambientes em sala de coworking são separados pensando em três pilares básicos, sendo eles: produtividade, bem-estar e interação.
Produtividade
Detalhes como a mobília ergonômica, salas de reunião, cabines de call e outros, contribuem para a produtividade dos usuários. Afinal, são detalhes que agregam às atividades profissionais e ao relacionamento com clientes.
Bem-estar
Aliados aos aspectos de produtividade estão os detalhes voltados para o bem-estar. Como grande representante disso temos a área de convivência, onde os coworkers podem descansar e ter momentos para relaxar e se divertir com os colegas.
Interação
Por fim, temos a interação, que está presente na própria concepção do espaço e em diversos outros detalhes. Através dela é fortalecida a colaboração e o espírito de comunidade, dois grandes diferenciais dos coworkings.
Deseja desfrutar de uma sala de coworking com todos esses benefícios? Acesse o site do Club Coworking e informe-se sobre as unidades e planos disponíveis!