A tecnologia revolucionou a forma de trabalhar. Hoje, profissionais de diversas áreas podem atuar em qualquer lugar. No entanto, ter uma estrutura de escritório se mostra importante para uma rotina equilibrada e produtiva, e é aí que entra o coworking. Você tem dúvidas sobre coworking e as possibilidades que o espaço oferece?
É natural que as pessoas tenham dúvida sobre o que não conhecem. Embora esse formato de escritório já exista há vários anos, teve um crescimento maior nos últimos anos. Vamos entender melhor o assunto? Continue a leitura e encontre as respostas que procura!
Tire as suas dúvidas sobre coworking!
Está preparado para conhecer a verdade sobre coworking? Veja a seguir as principais dúvidas sobre essa modalidade de escritório e suas respostas.
1. Quais profissionais podem se instalar em um coworking?
Algumas pessoas têm uma ideia equivocada a respeito disso, acreditando que coworkings são destinados apenas para empresas de tecnologia. Isso não é verdade! Basicamente, qualquer profissional que possa trabalhar em um escritório comum pode migrar para um coworking.
Veja alguns exemplos:
- Advogados;
- Contadores;
- Designers;
- Publicitários;
- Redatores;
- Fotógrafos;
- Arquitetos;
- Consultores de negócios.
Lembrando que não são apenas os profissionais autônomos que podem se beneficiar desses espaços. Coworkings também possuem estrutura para empresas de diversos segmentos.
2. No coworking as pessoas compartilham o espaço?
O formato original de coworking, quando a ideia foi concebida, era de compartilhamento de espaço. São várias mesas em um mesmo ambiente, em que cada usuário ocupa uma e realiza o seu trabalho.
Entretanto, hoje, vários coworkings oferecem também uma segunda opção, a sala de escritório. Aqueles que preferirem um ambiente reservado podem fazer essa escolha, mantendo-se parte da comunidade através do compartilhamento das áreas comuns.
Esse tipo de sala costuma ser a escolha feita por empresas inteiras que migram para o coworking. Assim, podem realizar suas atividades reservadamente, da mesma maneira que fariam em uma sede própria.
3. É ideal para profissionais sem uma rotina definida?
Uma das características do coworking é exatamente a flexibilidade. Por isso, o serviço é perfeito para profissionais que não possuem uma rotina definida. Aqueles que não têm horário para chegar ou sair e precisam fazer muitas viagens, têm no local uma base sólida para os negócios.
A contratação do serviço de escritório virtual, por exemplo, permite que uma equipe especializada atenda as ligações feitas pelos clientes na ausência do profissional. Desse modo, nenhum recado é perdido e, consequentemente, nenhuma oportunidade de negócio também.
4. Qual a diferença entre coworking e escritório próprio?
Para ter um escritório próprio é preciso alugar uma sala comercial, mobiliá-la, contratar serviços estruturais e gerenciar tudo isso continuamente. No coworking o profissional tem como única preocupação realizar o seu trabalho.
Podemos fazer uma analogia entre viver em uma casa e em um hotel com serviço de quarto. Na primeira opção é preciso cuidar de todos os detalhes, já na segunda há um gerenciamento que mantém o ambiente limpo e arrumado, como no coworking.
5. Coworking é melhor que home office?
Uma das formas de trabalho que a tecnologia possibilitou é o home office, que nada mais é do que trabalhar em casa. Inicialmente, essa ideia se mostra bastante prática e pode ser útil em determinados dias.
Contudo, na rotina diária, pode não ser sustentável do ponto de vista da produtividade e até da saúde mental. Estar no mesmo ambiente o tempo todo, trabalhando e realizando atividades pessoas, se mostra exaustivo para muitas pessoas.
Ter um local separado da casa para trabalhar facilita a organização da rotina, evitando excessos. Além do mais, o contato com os colegas do coworking gera estímulos importantes para a satisfação pessoal e profissional.
6. Onde realizar reuniões em um espaço de coworking?
Se entre as suas principais dúvidas sobre coworking está a realização de reuniões, saiba que há salas específicas para isso no local. Os usuários precisam apenas reservar o espaço de acordo com o número de participantes e tempo de uso. O valor pago é definido considerando esses fatores, permitindo a otimização dos custos.
7. Como fica a organização e limpeza em um lugar com tantas pessoas?
Quem nunca visitou um coworking pode imaginar que um espaço compartilhado por várias pessoas pode ser desorganizado, mas isso não é verdade. Se você se tornar membro de um local que oferece serviços de qualidade, irá trabalhar em um ambiente limpo e organizado.
As funções são muito bem divididas, gerando mais eficiência. Dessa forma, enquanto os usuários se dedicam às suas atividades profissionais, a gestão do coworking mantém o foco na estrutura, deixando tudo funcionando da melhor maneira.
8. Os custos do coworking se igualam aos de um escritório próprio?
Vamos falar agora de um tópico muito importante para autônomos e empresas, os custos. Será que o valor pago em um coworking se iguala às despesas de manter um escritório próprio?
Não dá para apresentar valores exatos porque há muitas variações Brasil afora. Entretanto, se considerarmos a locação em centros comerciais, regiões em que ficam os coworkings, veremos que os valores costumam ser bem altos.
No coworking há o benefício da estrutura ser compartilhada, incluindo tanto o imóvel quanto os serviços. Assim, o valor pago por cada usuário costuma ser bem mais baixo do que manter um escritório próprio e ainda há todas as vantagens oferecidas.
9. É preciso seguir um horário fixo de trabalho no coworking?
Já mencionamos que a flexibilidade está presente no coworking e ela também está relacionada aos horários. Nos espaços mais modernos, o acesso é 24/7, ou seja, ilimitado! Os profissionais que preferem chegar mais tarde e trabalhar à noite podem fazer isso tranquilamente.
10. Como funciona o contrato do coworking?
Alugar uma sala comercial envolve lidar com contratos, que costumam ter uma vigência mínima. Isso significa que se o locatário precisar desocupar o imóvel antes, deverá pagar uma multa.
No coworking também há contrato, mas apenas para registrar algumas regras de uso e manter a qualidade do serviço para todos. Então, mais uma vez a flexibilidade se faz presente, permitindo, inclusive, a migração para uma sala maior se necessário.
E então, encontrou respostas para todas as suas dúvidas sobre coworking? Para saber mais sobre os serviços oferecidos pelas unidades Club Coworking, entre em contato!