= x

Blog

Início / Blog

Como os escritórios compartilhados se adaptam às mudanças rápidas no mundo do trabalho?

Os escritórios compartilhados e as mudanças rápidas no mundo do trabalho

Nos últimos anos vimos uma série de mudanças no mundo do trabalho acontecerem, motivadas principalmente pelos avanços da tecnologia e pela pandemia de COVID-19.

Se por um lado essas mudanças pegaram muitas empresas desprevenidas, por outro havia aquelas que já estavam preparadas. E os escritórios compartilhados são grandes aliados dessa capacidade de adaptação, pois têm a flexibilidade como principal marca.

Vamos entender melhor como os escritórios compartilhados facilitam a adaptação às mudanças no mundo do trabalho? Continue a leitura e confira!

Mudanças no mundo do trabalho: 8 maneiras com as quais os escritórios compartilhados podem ajudar

Vivemos uma época em que tudo se transforma a todo o momento. O modo com o qual uma tarefa era realizada há alguns anos, hoje não se aplica mais. Assim acontece com processos, estratégias de negócios, marketing, relacionamento com o cliente etc.

Nesse cenário, os escritórios compartilhados se apresentam como uma base sólida para as empresas se apoiarem e seguirem adiante. Veja, a seguir, de que maneiras esse apoio acontece.

1. Custos otimizados aos serviços contratados

Não dá para falar em escritórios compartilhados sem mencionar o fator econômico. Afinal, eles são a resposta para muitos empreendedores e freelancers que buscam uma alternativa mais acessível. 

Esqueça os altos custos de aluguel, manutenção e serviços de um escritório convencional. Aqui, você paga apenas pelo que usa, eliminando custos desnecessários e mantendo as despesas adequadas ao orçamento.

2. Possibilidade de escolher entre mesas rotativas ou sala privativa

Mais uma possibilidade de adaptação dos escritórios compartilhados envolve a escolha do local onde a equipe irá trabalhar: mesas rotativas em ambiente coletivo ou sala privativa.

As mesas rotativas são dinâmicas e permitem a contratação do número necessário de posições de trabalho, de acordo com o tamanho da equipe. Já as salas privativas oferecem a mesma experiência de um escritório próprio, mas sem os custos envolvidos e com a empresa inserida em uma comunidade.

3. Facilidade para adaptar o plano contratado

Uma empresa pode começar com um ou dois funcionários e, de repente, ser necessário aumentar a equipe. Além disso, o contrário pode acontecer e uma crise fazer com que seja preciso reduzir o pessoal.

Em qualquer uma das situações, o dono do negócio poderá solicitar uma mudança no plano contratado no coworking. Lembrando que, em um escritório tradicional, uma alteração desse tipo pode gerar diversos transtornos e custos, como multas contratuais e as despesas relacionadas à mudança de endereço.

4. Contrato sem amarras

Falando em multas contratuais, nos melhores coworkings elas não existem. Afinal de contas, o intuito é fazer os residentes permanecerem pela qualidade dos serviços e da estrutura.

Isso dá total flexibilidade aos empreendedores para realizarem as adaptações necessárias no seu empreendimento de modo descomplicado e sem custos extras, pagando apenas pelo que usar.

5. Possibilidade de optar pela modalidade presencial ou híbrida

Uma das mudanças no mundo do trabalho ocorrida nos últimos anos foi a migração para a modalidade híbrida. Nela, os colaboradores alternam entre dias da semana realizando o trabalho presencial no escritório e outros a distância, geralmente em home office.

Com os escritórios compartilhados as empresas conseguem se adaptar facilmente a esse formato. Desse modo, podem contratar planos que se encaixem perfeitamente ao cronograma, reduzindo custos enquanto oferecem flexibilidade à equipe.

6. Oportunidade de ser membro de uma comunidade

Escritórios compartilhados são mais do que estruturas físicas e sim comunidades formadas por profissionais com objetivos em comum. Nesse sentido, mais do que compartilhar o espaço de trabalho, os usuários compartilham conhecimentos, experiências e até projetos.

Empreendedores mais experientes podem compartilhar aprendizados com iniciantes. Assim como os mais jovens podem ajudar os outros a se atualizarem. Essa troca torna a experiência ainda mais rica, contribuindo para o desenvolvimento geral.

7. Ambiente que proporciona bem-estar aos colaboradores

Mais uma característica dos escritórios compartilhados que merece destaque é sua configuração, que privilegia não apenas a produtividade, mas também o descanso. Afinal, já é comprovada a importância do equilíbrio para se manter produtivo e criativo.

Através de um ambiente voltado para a descompressão, os momentos de relaxamento são incentivados entre os coworkers. Além disso, o local estimula a conexão entre os residentes, tanto para fins de networking quanto apenas de socialização.

8. Salas de reunião para receber os clientes

A tecnologia facilitou a realização de reuniões, que podem acontecer com os participantes localizados em diferentes pontos do mundo. No entanto, com o passar do tempo, foi-se percebendo que certos assuntos requerem um contato mais pessoal.

Em se tratando de uma reunião para apresentar uma solução a um cliente em potencial, por exemplo, o fato de estarem todos no mesmo local facilita o entendimento e a negociação. Por isso, ter um lugar pronto para realizar esses encontros é importante.

Nos melhores escritórios compartilhados é possível encontrar salas de reunião de diferentes tamanhos, equipadas com projetores, móveis ergonômicos, ar-condicionado e outros itens úteis. Para usar, basta fazer a reserva, com valores por hora, período ou diária, totalmente adaptados ao uso.

Os escritórios compartilhados trazem um olhar para o futuro

O mundo do trabalho continuará mudando e os escritórios compartilhados estão prontos para essa jornada. Afinal de contas, além de ajudar na adaptação às mudanças, eles as antecipam.

Em um cenário onde a única constante é a mudança, contar com um ambiente que acompanha e abraça essas transformações é crucial. Os coworkings são mais do que meros locais de trabalho, são ecossistemas que impulsionam o crescimento e a criatividade.

Deseja se tornar membro de uma comunidade unida e desfrutar de uma estrutura completa para se adaptar às mudanças no mundo do trabalho? Venha para o Club Coworking!

Aproveite o Black November do Club Coworking!

Durante o mês de novembro, os planos virtuais estão com 50% de desconto no Club Coworking. Isso significa contratar serviços de endereço fiscal e comercial, atendimento telefônico e gestão de correspondências por valores incríveis!

Precisa de uma sala de escritório privativa? Garanta 40% de desconto na unidade Club Coworking Paulista.

Aproveite a oportunidade e venha se tornar parte da nossa comunidade!