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Saiba o que é autossabotagem e como ela pode atrapalhar a sua carreira

Saiba o que é autossabotagem e como ela pode atrapalhar a sua carreira Você já parou para pensar que nem sempre os fatores que impedem o crescimento de um profissional são externos? Em alguns casos, o maior obstáculo é a autossabotagem, ações do próprio indivíduo que o impedem de ir além.

Conhecer os comportamentos sabotadores é importante para identificá-los rapidamente e evitar que comprometam a sua carreira. Continue a leitura para saber mais e se blindar contra a autossabotagem. Vamos lá?

O que é a autossabotagem?

Sabotagem é o ato de praticar ações propositais para prejudicar algo ou alguém. Já a autossabotagem ocorre quando é o próprio indivíduo quem pratica ações que o prejudicam, mesmo sem a intenção.

A grande questão é que nem sempre a pessoa identifica que está se sabotando. Afinal, as ações não são tão óbvias quanto na sabotagem e não existe a real intenção de prejudicar.

De forma simplificada, são chamadas de autossabotagem as ações que uma pessoa realiza e a afastam dos seus objetivos. Por exemplo, alguém que deseja poupar para fazer um curso importante para sua carreira e nunca alcança o objetivo porque gasta de forma descontrolada.

Conheça os sinais da autossabotagem

Já adiantamos no tópico anterior que a autossabotagem não costuma ser facilmente identificada. A melhor forma de evitá-la é conhecendo os sinais, veja a seguir quais são os mais comuns.

Dizer “não” para oportunidades de crescimento

Quando se tem um objetivo, as oportunidades que te aproximam dele devem ser abraçadas. Se um profissional sonha em se desenvolver na carreira e subir para cargos mais altos na empresa, mas diz “não” para as chances de crescer, está de alguma forma se sabotando.

Fazer apenas o mínimo necessário

Toda empresa, ao contratar um funcionário, informa a ele quais serão as suas funções. No entanto, quando um profissional faz apenas esse mínimo, não consegue demonstrar aos supervisores o seu potencial, sabotando as próprias possibilidades de crescimento.

Lembrando que não se trata de acumular funções e sim se manter atento ao redor. Às vezes, uma ação simples é capaz de evitar problemas maiores e, claro, demonstrar à gerência sua capacidade.

Atrasos frequentes

O atraso frequente é um comportamento que transmite a ideia de irresponsabilidade, de não levar a sério o trabalho. Claro que uma vez ou outra, devido algum imprevisto, é natural acontecer. Mas a alta frequência faz com que o profissional não seja considerado confiável, por isso, é um hábito sabotador.

Deixar de compartilhar ideias por insegurança

Existem profissionais que têm ideias incríveis no trabalho, mas deixam de compartilhar por insegurança. Esse medo de se expor impede que os supervisores conheçam todo o potencial dos colaboradores e os considere para aumentos, promoções e outras oportunidades.

Perfeccionismo

Existem pessoas que veem o perfeccionismo como positivo, no entanto, essa característica pode ser bastante sabotadora. Buscar padrões irreais de perfeição leva um profissional a nunca conseguir concluir nada, porque ele desperdiça seu tempo em detalhes que não são importantes para o resultado em si.

Abandonar projetos pela metade

Por fim, mais um sinal comum da autossabotagem é o abandono de projetos pela metade. Agindo dessa forma, além de não concluir nada, o profissional está reforçando sua desmotivação e enfraquecendo cada vez mais sua autoconfiança.

Consequências da autossabotagem para a carreira

Até aqui já deu para perceber o quanto a autossabotagem pode ser prejudicial, certo?  Veja quais são as principais consequências dos comportamentos citados anteriormente para a carreira:

  • Estagnação profissional;
  • Risco de demissão;
  • Fortalecimento de pensamentos negativos;
  • Desmotivação;
  • Risco de desencadear transtornos como depressão, ansiedade e outros.

Quais as causas da autossabotagem?

As causas da autossabotagem podem ser inconscientes ou conscientes. Por exemplo, abandonar projetos é uma ação consciente, já o não compartilhamento de ideias muitas vezes é uma ação inconsciente, motivada pelo medo da rejeição.

Entre as causas mais comuns para os comportamentos sabotadores relacionados à carreira, estão a baixa autoestima e a insegurança. Também podem ser reflexo de experiências passadas, sendo uma tentativa de evitar novas frustrações.

4 Estratégias para eliminar comportamentos sabotadores

Confira estratégias para identificar e abandonar comportamentos sabotadores. Assim, irá eliminar os obstáculos que possam comprometer o seu crescimento profissional.

1. Traçar seus objetivos profissionais

Primeiramente, é importante entender o que deseja para a sua carreira. Para isso, é necessário se conhecer para se basear nos próprios desejos e expectativas e não de terceiros. Somente assim conseguirá manter a motivação para seguir adiante.

2. Identificar hábitos que atrapalhem o alcance dos objetivos

Agora que já sabe onde quer chegar, faça o exercício de identificar hábitos que tem atualmente e que te afastam dos seus objetivos. Pode ser o medo de expressar ideias, os atrasos, o perfeccionismo etc.

Entender quais atitudes que costuma ter que sabotam seu desenvolvimento ajudará você a evitá-las.

3. Transformar os objetivos em metas

Embora muitas vezes usados como sinônimos, objetivos e metas são diferentes, observe:

Objetivo: declaração ampla e geral do que se deseja alcançar. Normalmente, não tem um prazo definido, podendo ser mais abstrato ou conceitual, como “ser bem-sucedido”. É importante para estabelecer uma visão ou direção.

Meta: declaração específica e mensurável do que se deseja alcançar em um prazo definido. É mais concreta e tangível, sendo medida com indicadores quantitativos, como “conquistar um cargo de gerência em X anos”. É importante para ajudar a definir o sucesso e o progresso em relação aos objetivos mais amplos.

Transformar objetivos em metas é fundamental para ter um direcionamento e evitar se deixar levar pelos comportamentos sabotadores.

4. Reconhecer seus pontos fortes

Se uma das causas da autossabotagem é a baixa autoestima, é preciso fortalecê-la. A primeira atitude a se tomar nesse sentido é reconhecer os seus pontos fortes. Faça uma lista de características e habilidades que possui e das quais se orgulha.

O ato de escrever essas informações ajudará a absorvê-las para se lembrar delas sempre que um comportamento sabotador surgir. Além disso, poderá explorá-las no dia a dia de trabalho, a fim de alcançar resultados cada vez melhores e dar início a um círculo virtuoso de desenvolvimento.

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