= x

Blog

Início / Blog

Saiba como melhorar a baixa produtividade no trabalho

Saiba como melhorar a baixa produtividade no trabalho

A sensação de não conseguir sair do lugar na lista de tarefas do trabalho é extremamente desanimadora. E, embora a baixa produtividade pareça um problema impossível de superar, pode ser resolvida através de estratégias práticas.

Continue a leitura para conferir atitudes simples que irão ajudar você a tornar sua rotina muito mais produtiva e satisfatória. Vamos lá?

Superando a baixa produtividade através de 10 atitudes

Superar a baixa produtividade pode ser mais simples do que parece se você usar as estratégias certas. O desafio está em mantê-las a longo prazo e permanecer produtivo, mas com organização você poderá transformá-las em hábitos.

As dicas de produtividade a seguir podem ajudá-lo a melhorar definitivamente a eficiência do seu trabalho. São atitudes simples que farão você ficar surpreso por ainda não ter feito, mas sempre é tempo de começar!

1. Gerencie seu tempo e sua lista de tarefas

Você sabe quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa no seu trabalho? Por mais que possa haver variações, é importante ter uma noção, assim conseguirá planejar seu dia com mais eficiência.

Lembre-se de incluir não apenas atividades com prazo, analise também outros tipos de tarefas, como a checagem do e-mail e outras plataformas de comunicação usadas pela sua empresa.

2. Programe intervalos para descanso ao longo do dia

Pode parecer contraditório fazer intervalos para descansar como estratégia para melhorar a baixa produtividade. No entanto, essas pausas podem trazer grandes benefícios para o seu desempenho.

Longos períodos de trabalho sem descanso podem gerar fadiga mental, dificultando a concentração na próxima tarefa. Logo, um cérebro exausto terá sua capacidade prejudicada para encontrar soluções para problemas ou perceber alguns erros óbvios.

3. Defina prazos pessoais para tarefas sem prazo

Nem toda tarefa profissional tem prazo, existem coisas que você apenas precisa fazer, mas sem data prevista. Essas atividades podem se tornar armadilhas para a produtividade, pois você poderá ficar presa nelas procrastinando, atrasando outras coisas que precisa fazer.

Para evitar isso é necessário definir prazos pessoais para tudo aquilo que não tem prazo. Aqui, vale a primeira dica, de observar quanto tempo leva em cada tipo de tarefa, para estipular prazos que funcionem e facilitar a organização.

4. Participe apenas de reuniões realmente necessárias

As reuniões são muito importantes nas empresas, pois possibilitam o alinhamento entre equipes, a definição de metas, o desenvolvimento de projetos etc. No entanto, diversos assuntos podem ser resolvidos de outra forma, que não tome tanto tempo dos envolvidos, como por e-mail.

Se você está buscando maneiras de melhorar a baixa produtividade no trabalho, vale a pena observar a frequência com a qual participa de reuniões e se todas elas são mesmo importantes. Assim, ao identificar algum excesso, poderá eliminá-lo.

5. Evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo

O mito do profissional produtivo multitarefa está cada vez mais caindo por terra. Entretanto, ainda há quem acredite que conseguirá fazer mais em menos tempo se focar em várias atividades simultaneamente.

Uma vez ou outra, pode até fazer sentido realizar mais de uma tarefa de uma só vez. Mas, de maneira geral, essa não é a melhor atitude para se tornar mais produtivo. O ideal é focar em uma atividade por vez, garantindo a conclusão no menor tempo e sem prejudicar a qualidade.

6. Repense seu grau de perfeccionismo

De 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa perfeccionista? Não há nada de errado em querer realizar um bom trabalho, mas é preciso ter atenção para evitar que o excesso de zelo comprometa o seu tempo.

O grande problema do perfeccionismo é o apego a detalhes que não irão, de fato, impactar nos resultados. Assim, o tempo dedicado a minúcias não traz benefícios relevantes, tornando-se algo desnecessário.

7. Seja proativo e não reativo

Você sabe qual a diferença entre ser proativo e reativo em um contexto de produtividade? O profissional proativo é aquele que mantém o foco em realizar tarefas importantes, alinhadas aos objetivos da empresa.

Já o reativo não consegue se concentrar, porque se ocupa de atividades que vão surgindo ao longo do dia, como responder e-mails, atender ligações, entre outras. Assim, quando percebe, o tempo passou e não conseguiu concluir metade do que precisava.

Para se aproximar cada vez mais da proatividade e se afastar da reatividade, é necessário assumir o controle. Isso pode ser feito através de diversas ações, com destaque para a eliminação de distrações do ambiente e gerenciamento do tempo.

8. Silencie as notificações

As notificações do celular são grandes vilãs da produtividade, podendo gerar a reatividade que mencionamos no tópico anterior. Afinal, elas interrompem a concentração, trazendo atenção para outra coisa, que muitas vezes não é relevante.

Para tomar de volta o controle sobre a sua concentração, é necessário gerenciar essas notificações, mantendo apenas as realmente importantes. Com essa simples mudança você já conseguirá obter ótimos resultados!

9. Utilize recursos para impulsionar a concentração e a produtividade

Assim como tem o poder de nos distrair, a tecnologia fornece recursos para nos ajudar na concentração e produtividade. Alguns exemplos incluem:

  • Pomodoro timer: para trabalhar em blocos de tempo com foco total, seguidos por intervalos curtos;
  • Gerenciamento de projetos: ajuda no autoconhecimento em relação ao tempo para realizar cada tarefa, além de facilitar o cumprimento de prazos;
  • Bloqueio de sites: você pode programar sites para permanecerem bloqueados enquanto está realizando tarefas importantes no computador.

10. Trabalhe em um local que estimule a produtividade

Por fim, é preciso lembrar que o ambiente tem uma forte influência sobre a produtividade. Hoje, com muitos profissionais atuando em home office, os desafios para vencer a baixa produtividade são maiores, afinal, em casa há muitos elementos que geram distração.

Uma forma de vencer esse obstáculo é trabalhando em um local que estimula a concentração, como o coworking. Em um local assim você poderá encontrar:

  • Outros profissionais trabalhando concentrados, o que é um grande estímulo para manter o foco;
  • Opções de sala privativa para quem prefere trabalhar sozinho;
  • Serviço de escritório virtual com atendimento telefônico, permitindo que se concentre totalmente nas suas tarefas e retorne as ligações assim que concluí-las;
  • Cabines com isolamento acústico para ligações e chamadas de vídeo importantes;
  • Salas de reunião para realizar reuniões de modo produtivo e sem interrupções;
  • Lounge para descansar durante as pausas e retornar às atividades com a energia renovada.

Viu só quantos benefícios o coworking pode proporcionar para a sua produtividade? Venha para o Club Coworking e conte com a nossa estrutura para se tornar mais produtivo, sem descuidar do seu bem-estar!