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Boa comunicação no trabalho: qual a sua importância?

Boa comunicação no trabalho: qual a sua importância?

Os seres humanos foram feitos para se comunicar, essa é a base dos nossos relacionamentos. A boa comunicação no trabalho, em especial, é fundamental para a produtividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento profissional.

Para entender a importância da comunicação de modo geral, basta fazer o exercício de imaginar como seria o mundo sem ela. A realidade seria completamente diferente!

Esses são apenas alguns dos aspectos que tornam essa questão tão relevante. Nos próximos tópicos, vamos aprofundar ainda mais nesse tema. Acompanhe para entender melhor o papel da comunicação no trabalho e confira dicas para aperfeiçoar essa habilidade.

O que é uma boa comunicação no trabalho?

Primeiramente, é importante entender que o conceito de comunicação não inclui apenas o ato de falar e transmitir mensagens, mas também de ouvir. Afinal, comunicar é trocar, e não existe troca sem conhecer o outro lado.

Basicamente, uma boa comunicação no trabalho é caracterizada pelos seguintes pontos:

  • Expressar claramente as mensagens, seja através da fala ou da escrita;
  • Ouvir o outro para compreendê-lo;
  • Adaptar a linguagem conforme o perfil do ouvinte;
  • Fazer perguntas em caso de dúvida.

Quais são os benefícios de uma boa comunicação no ambiente profissional?

A boa comunicação no trabalho garante que os funcionários tenham as informações necessárias para serem produtivos, se relacionarem de forma positiva entre si e com os clientes. Conheça mais benefícios a seguir!

  • Alinhamento entre líder e liderados;
  • Trabalho em equipe fortalecido;
  • Aumento da motivação dos funcionários e, consequentemente, da retenção de talentos;
  • Incentivo à inovação;
  • Atendimento ao cliente de qualidade;
  • Construção de uma imagem positiva da empresa, inclusive como empregadora. 

Quais são as regras para facilitar a comunicação?

Conforme explicamos anteriormente, comunicar-se bem não envolve apenas falar, mas também ouvir. Para ter as habilidades de comunicação bem desenvolvidas existem algumas regras, veja quais são!

1. Ouvir mais do que falar

Um grande obstáculo para a comunicação é o hábito que algumas pessoas têm de escutar o interlocutor apenas para responder e não para compreender. Mais importante do que dar uma resposta é realmente entender o que o outro está dizendo.

Para ser um bom comunicador no ambiente de trabalho, comece a ouvir mais. Assim, após a pessoa concluir sua fala, você poderá pensar no que dizer com muito mais coerência.

2. Manter-se presente durante a conversa

Quantas vezes você esteve presente apenas fisicamente em reuniões e conversas no trabalho? Deixar os pensamentos voarem enquanto o outro fala é algo bastante comum, mas que precisa ser combatido se a intenção é manter uma boa comunicação.

Para entender o outro é necessário ouvi-lo com atenção, além disso, a desatenção pode ser notada e vista como desrespeitosa. Portanto, concentre-se totalmente em quem estiver falando, deixando de lado o celular, o relógio ou os ruídos ao fundo.

3. Falar com as pessoas e não para as pessoas

Você consegue identificar a diferença entre falar com as pessoas e para as pessoas? Quando está tendo uma conversa, a melhor opção é falar com a outra pessoa, afinal ela precisará participar do diálogo.

Quem deve falar para as pessoas são os palestrantes, pois é assim que esse formato de apresentação funciona. Ao conversar com um colega ou cliente, prefira iniciar com a mente aberta para entender o outro e obter novas perspectivas sobre o assunto.

4. Evitar repetições excessivas

O recurso de parafrasear algo que acabou de dizer, ou seja, repetir a ideia com outras palavras, é interessante para reforçar seu ponto. No entanto, deve ser usado em situações específicas e com moderação.

Evite as repetições excessivas, pois elas podem tornar a conversa monótona para a outra pessoa. Para o diálogo ser agradável e produtivo, todos devem participar e contribuir. 

5. Eliminar informações desnecessárias

Nem sempre o excesso de detalhes é positivo em uma conversa. Assim como as repetições, o excesso de dados pode transformar o diálogo em uma palestra e comprometer o entendimento da mensagem. Para evitar que isso aconteça, filtre as informações mais importantes conforme o seu objetivo.

6. Adequar os recursos de voz

Pensar no que dizer é importante, mas não deve ser sua única preocupação. Afinal, certas características da voz também contribuem para a transmissão da mensagem, especialmente aspectos como: entonação, ritmo e clareza das palavras ditas.

7. Fazer perguntas abertas

Especialmente ao conversar com clientes, as perguntas abertas são ótimas para obter informações úteis. Já os questionamentos que podem ser respondidos apenas com “sim” e “não” encerram ali e não dão abertura para a continuidade do diálogo.

8. Usar a voz ativa

Embora ambas construções gramaticais estejam corretas, a voz ativa transmite muito mais clareza e confiança do que a voz passiva, pois destaca o sujeito que praticou a ação. Por essa razão, prefira construir as suas frases dessa forma. 

Observe a diferença:

  • Voz ativa: Nós cometemos um erro.
  • Voz passiva: Foi cometido um erro.

Perceba que na primeira versão da frase há mais firmeza, algo especialmente importante quando se trata de assumir uma falha e agir para solucioná-la.

9. Simplificar as ideias ao transmiti-las

A simplicidade é uma regra de ouro para a boa comunicação no trabalho. Mesmo quando o assunto a ser tratado for complexo, evite o uso excessivo de jargões da área, a menos que todos os participantes da conversa saibam do que se trata.

10. Pedir feedbacks aos colegas de trabalho

Por fim, uma forma de entender como as pessoas avaliam as suas habilidades de comunicação no trabalho é pedindo feedbacks aos colegas. Para isso, escolha pessoas com quem tenha mais proximidade e peça para darem sua opinião.

Assim, você terá informações para valorizar ainda mais os pontos positivos e melhorar o que for necessário. Afinal, da mesma forma que ocorre com outras habilidades, a comunicação pode ser sempre aperfeiçoada.

Conclusão

Aplique as regras apresentadas ao longo da postagem para se tornar um comunicador muito melhor no trabalho e em qualquer situação. Com isso, saberá ouvir as pessoas, expressar as suas ideias e criar conexões genuínas.

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