Mulher trabalha sorrindo no ambiente de trabalho em frente a um computador

Espaços compartilhados de trabalho surgem como excelente opção para criar o ambiente ideal à satisfação e maior produtividade de sua equipe

Remuneração compatível, pagamento em dia, benefícios sociais e extras não são os únicos atributos para a retenção de profissionais altamente eficientes e comprometidos. O que torna uma empresa um bom lugar para trabalhar passa pelo ambiente de trabalho, que pode fazer a diferença para o sucesso de uma empresa, seja ela de qualquer segmento.

Além disso, a gestão de pessoas é fundamental para criar um local de trabalho mais apropriado às expectativas do time.

Para muitos, uma empresa é mais do que um local para se trabalhar e ganhar dinheiro, é um espaço para interação para criar conexões, visando ao desenvolvimento pessoal de cada um. Vários estudos apontam o clima organizacional como um dos principais fatores de sucesso de um negócio. Nesse sentido, tornar sua empresa o melhor lugar para trabalhar é um desafio para muitos gestores e empreendedores.

Afinal, o que faz de uma empresa um ótimo lugar para se trabalhar? Como atingir esse nível de excelência, proporcionando que o time se mantenha comprometido com os resultados, sem ter que investir demais ou envolver grandes estruturas?

Criar um ambiente capaz de gerar bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores parece ser o segredo. E não é apenas o time que lucra com isso. Um bom local de trabalho influencia positivamente na construção e manutenção dos patamares de produtividade.

Empresas que investem no local de trabalho ganham também mais destaque e competitividade não apenas em seu segmento de negócio ou região, como até mesmo nacional e internacionalmente, o que, consequentemente, aumenta a reputação e atrai novos negócios.

O que é o Great Place to Work?

Atualmente, em nível global, uma série de selos certificam se a empresa é um bom local para se trabalhar. Um deles – e talvez um dos mais conhecidos – é o Great Place to Work. O GPTW identifica as principais organizações que criam excelentes lugares para trabalhar em todo o mundo com a publicação da lista anual “World Best Workplaces”.

No Brasil, anualmente são publicados mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres). Empresas premiadas nacionalmente também são avaliadas para o ranking América Latina e classificadas em três categorias: Multinacionais, Grandes Empresas Nacionais ou Pequenas e Médias Empresas Nacionais.

A importância do ambiente de trabalho agradável

Para José Roberto Marques, referência em Desenvolvimento Humano e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), não é apenas a companhia que escolhe seu time num processo de seleção. Colaboradores de excelência escolhem a empresa onde trabalhar — ou permanecer trabalhando — a partir de uma série de atributos.

Então, quais seriam as características mais importantes para que uma empresa seja considerada um local bom para se trabalhar? Segundo Marques, 9 fatores são fundamentais para uma avaliação assertiva das empresas por parte dos colaboradores, como descreve no site do IBC:

  1. investimento no desenvolvimento de habilidades;
  2. cultura organizacional autêntica;
  3. flexibilidade nos processos;
  4. oportunidades claras de crescimento;
  5. feedbacks constantes;
  6. reconhecimento;
  7. relação de confiança;
  8. empresas inspiradoras;
  9. ambiente de trabalho saudável.

Segundo o especialista, profissionais avaliam se existe uma boa estrutura, inclusive com espaço de lazer e descompressão, entre outras características que contribuam para que os profissionais se sintam confortáveis e verdadeiramente à vontade.

“Toda empresa que se preze sabe que, para que seus colaboradores tenham um bom desempenho diariamente, precisa se empenhar para lhes oferecer conforto, não só físico, mas também emocional. E isso é possível através da forma como esta lhes proporciona um ambiente agradável e saudável para trabalharem”, afirma o coach de carreira.

Coworking melhora o clima organizacional

Na prática do dia a dia, um espaço de coworking contribui para que as organizações desenvolvam muitos desses atributos tão valorizados pelos funcionários, especialmente em relação ao ambiente de trabalho agradável e à cultura de inovação que é fomentada nestes espaços, impactando positivamente na produtividade.

Espaços de lazer também podem ser uma boa forma de atrair funcionários que precisem satisfazer momentos de descompressão e de melhorar as relações organizacionais. No Club Coworking, os profissionais encontram um ambiente acolhedor e descontraído, que ajuda a equilibrar a rotina em meio a jornadas que algumas vezes podem ser intensas.

Espaços de cocriação e colaboração como esse ajudam a transformar carreiras e reter talentos, proporcionando um ambiente ideal para estimular a cultura da inovação. Enquanto isso, as empresas podem apostar na obtenção de melhores resultados, com a tranquilidade de estarem sendo cada vez mais bem avaliadas por seus colaboradores. Quer conhecer o Club Coworking e experimentar um ótimo lugar para trabalhar? Entre no site e agende uma visita.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *