Quando o assunto é relacionamento e comunicação com o cliente, que nota você atribui ao seu negócio? Saiba que pensar a respeito disso é fundamental para se tornar uma referência na sua área de atuação e conquistar seu espaço no mercado.
Empresas que se concentram apenas em prestar um bom serviço, mas não sabem comunicar isso ao cliente, perdem grandes oportunidades de crescimento. Afinal, embora você e sua equipe saibam exatamente o que está sendo feito, quem está de fora não sabe.
Na postagem de hoje vamos abordar a importância de se dedicar à construção de um relacionamento sólido com os clientes, além de dicas para aplicar no seu negócio. Então, vamos mergulhar nesse assunto e descobrir tudo o que ele pode oferecer?
Por que o bom relacionamento e a comunicação com o cliente são importantes?
Segundo o economista e especialista em marketing Philip Kotler, custa entre 5 a 7 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um atual. Esse dado, por si só, já nos mostra a importância de investir em um bom relacionamento com os clientes, mas não é a única motivação.
Além da questão relacionada ao custo, existe o fato que, quanto mais clientes fiéis, mais reconhecida uma empresa se torna. Isso significa que mais pessoas falarão sobre o empreendimento e poderão procurá-la espontaneamente.
Mais um motivo que mostra a necessidade de se investir em relacionamento é a concorrência. Atualmente, é difícil encontrar um setor que não tenha concorrentes e os clientes, obviamente, sempre darão preferência para as empresas que oferecerem o melhor atendimento.
Por todas essas razões, um empreendimento não pode ignorar o impacto do bom relacionamento e da comunicação com o cliente.
Dicas de relacionamento e comunicação com o cliente
Agora que você já sabe o quanto o relacionamento com o cliente é importante, confira dicas para aplicar na sua empresa!
Simplifique a linguagem
Quando você se comunica com os seus clientes, é importante lembrar que nem todos são especialistas na sua área. Por isso, evite termos técnicos complicados, optando por uma linguagem acessível.
Comunique-se de forma clara e direta, explicando conceitos complexos de maneira simples. Assim, todos poderão acompanhar e se sentirão mais confiantes em fazer negócios com a sua empresa.
Empatia em primeiro lugar
Coloque-se no lugar dos clientes e tente compreender suas preocupações, desafios e necessidades.
A empatia é a base para uma comunicação efetiva e permitirá o oferecimento de soluções adequadas para cada situação. Demonstre interesse genuíno, faça perguntas e mostre que está ali para ajudá-los em suas jornadas.
Seja proativo e ágil
Sabemos como o tempo é valioso para todos e com os clientes não é diferente. Portanto, ao se comunicar, é preciso ser rápido em responder e resolver as questões. Seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, mostre que sua empresa está sempre pronta para ajudar.
Celebre o sucesso do cliente
Quando um cliente alcança seus objetivos ou supera desafios, compartilhe a alegria com eles! Demonstre gratidão pela confiança no seu trabalho e reconheça suas conquistas.
Celebrar o sucesso do cliente cria uma conexão positiva e reforça o compromisso com seu progresso.
Ouça com atenção
A boa comunicação não envolve apenas saber falar, mas também ouvir atentamente. Dê espaço para os clientes expressarem suas opiniões, sugestões e preocupações. Através do diálogo aberto, você poderá aprimorar os serviços e fortalecer a relação com eles.
Aprenda com o feedback
Não tenha medo de solicitar feedbacks, pois essa é uma oportunidade valiosa para melhorar e crescer. Seja positivo e receptivo, independentemente do tipo de comentário que receber. Aprender com os erros e acertos é essencial para construir uma experiência ainda mais incrível para os clientes.
Como o coworking pode ajudar na construção de relacionamento e comunicação com o cliente?
A comunicação é um aspecto chave do relacionamento com o cliente. Ela pode acontecer através de diferentes meios, como: telefone, e-mail, mensagem de texto e presencialmente.
No entanto, nem todas as empresas possuem condições de ter um profissional disponível para esse tipo de atendimento, principalmente o telefônico. Além de, muitas vezes, não disporem de um espaço adequado para receber os clientes.
Neste ponto entra o coworking, fornecendo soluções para apoiar pequenos empreendimentos e ajudá-los a oferecer um atendimento de excelência. Saiba como o Club Coworking pode ajudar seu negócio nessa importante missão!
Atendimento telefônico
Nem todas empresas conseguem contratar uma secretária para garantir que todas as ligações sejam atendidas e os recados transmitidos. No Club Coworking, esse serviço se torna bem mais acessível, pois é parte dos planos de escritório virtual e locação de salas privativas.
Se o custo é reduzido, saiba que a qualidade é alta! Uma equipe de profissionais trilíngues fica responsável por atender as ligações feitas para o número exclusivo da sua empresa. Em seguida, os recados são transmitidos por e-mail em tempo real.
A cortesia no atendimento das ligações e a agilidade para transmitir recados e informações, contribuem para fortalecer o relacionamento com o cliente e causar uma boa impressão.
Salas de reunião
Embora hoje muitos serviços possam ser prestados à distância, em diversos casos é necessário realizar reuniões presenciais. Dessa forma, o benefício fica por conta das salas disponíveis para locação, com pagamento conforme o tempo de uso.
Ao reservar, você escolhe o espaço de acordo com o número de participantes da reunião. Assim, terá um local confortável e adequado para a atividade a ser realizada, equipado com:
- Projetor;
- Ar condicionado;
- Isolamento acústico;
- Serviço de estacionamento no local;
- Suporte de TI;
- Serviço de café.
Recepção
Mais uma forma que o coworking pode ajudar na construção de um bom relacionamento com o cliente é através da recepção. Assim que os convidados chegam no local para uma reunião, são recebidos e encaminhados para o local correto.
Esses detalhes não podem ser ignorados, pois também fazem parte do contato entre um negócio e seus clientes. Afinal, cada experiência conta.
Localização estratégica
Por fim, está a localização estratégica das unidades Club Coworking. Esse aspecto não apenas facilita o deslocamento dos clientes até o endereço, como também contribui para a construção de uma imagem de credibilidade. Lembrando que a confiança é um dos pilares do bom relacionamento com clientes.
Viu só quantos benefícios? Se deseja contar com o suporte do Club Coworking para construir um bom relacionamento com os seus clientes, entre em contato!