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Saiba a importância do bom relacionamento e comunicação com o cliente

Saiba a importância do bom relacionamento e comunicação com o cliente

Quando o assunto é relacionamento e comunicação com o cliente, que nota você atribui ao seu negócio? Saiba que pensar a respeito disso é fundamental para se tornar uma referência na sua área de atuação e conquistar seu espaço no mercado.

Empresas que se concentram apenas em prestar um bom serviço, mas não sabem comunicar isso ao cliente, perdem grandes oportunidades de crescimento. Afinal, embora você e sua equipe saibam exatamente o que está sendo feito, quem está de fora não sabe.

Na postagem de hoje vamos abordar a importância de se dedicar à construção de um relacionamento sólido com os clientes, além de dicas para aplicar no seu negócio. Então, vamos mergulhar nesse assunto e descobrir tudo o que ele pode oferecer?

Por que o bom relacionamento e a comunicação com o cliente são importantes?

Segundo o economista e especialista em marketing Philip Kotler, custa entre 5 a 7 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um atual. Esse dado, por si só, já nos mostra a importância de investir em um bom relacionamento com os clientes, mas não é a única motivação.

Além da questão relacionada ao custo, existe o fato que, quanto mais clientes fiéis, mais reconhecida uma empresa se torna. Isso significa que mais pessoas falarão sobre o empreendimento e poderão procurá-la espontaneamente.

Mais um motivo que mostra a necessidade de se investir em relacionamento é a concorrência. Atualmente, é difícil encontrar um setor que não tenha concorrentes e os clientes, obviamente, sempre darão preferência para as empresas que oferecerem o melhor atendimento.

Por todas essas razões, um empreendimento não pode ignorar o impacto do bom relacionamento e da comunicação com o cliente.

Dicas de relacionamento e comunicação com o cliente

Agora que você já sabe o quanto o relacionamento com o cliente é importante, confira dicas para aplicar na sua empresa!

Simplifique a linguagem

Quando você se comunica com os seus clientes, é importante lembrar que nem todos são especialistas na sua área. Por isso, evite termos técnicos complicados, optando por uma linguagem acessível.

Comunique-se de forma clara e direta, explicando conceitos complexos de maneira simples. Assim, todos poderão acompanhar e se sentirão mais confiantes em fazer negócios com a sua empresa.

Empatia em primeiro lugar

Coloque-se no lugar dos clientes e tente compreender suas preocupações, desafios e necessidades.

A empatia é a base para uma comunicação efetiva e permitirá o oferecimento de soluções adequadas para cada situação. Demonstre interesse genuíno, faça perguntas e mostre que está ali para ajudá-los em suas jornadas.

Seja proativo e ágil

Sabemos como o tempo é valioso para todos e com os clientes não é diferente. Portanto, ao se comunicar, é preciso ser rápido em responder e resolver as questões. Seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, mostre que sua empresa está sempre pronta para ajudar.

Celebre o sucesso do cliente

Quando um cliente alcança seus objetivos ou supera desafios, compartilhe a alegria com eles! Demonstre gratidão pela confiança no seu trabalho e reconheça suas conquistas.

Celebrar o sucesso do cliente cria uma conexão positiva e reforça o compromisso com seu progresso.

Ouça com atenção

A boa comunicação não envolve apenas saber falar, mas também ouvir atentamente. Dê espaço para os clientes expressarem suas opiniões, sugestões e preocupações. Através do diálogo aberto, você poderá aprimorar os serviços e fortalecer a relação com eles.

Aprenda com o feedback

Não tenha medo de solicitar feedbacks, pois essa é uma oportunidade valiosa para melhorar e crescer. Seja positivo e receptivo, independentemente do tipo de comentário que receber. Aprender com os erros e acertos é essencial para construir uma experiência ainda mais incrível para os clientes.

Como o coworking pode ajudar na construção de relacionamento e comunicação com o cliente?

A comunicação é um aspecto chave do relacionamento com o cliente. Ela pode acontecer através de diferentes meios, como: telefone, e-mail, mensagem de texto e presencialmente.

No entanto, nem todas as empresas possuem condições de ter um profissional disponível para esse tipo de atendimento, principalmente o telefônico. Além de, muitas vezes, não disporem de um espaço adequado para receber os clientes.

Neste ponto entra o coworking, fornecendo soluções para apoiar pequenos empreendimentos e ajudá-los a oferecer um atendimento de excelência. Saiba como o Club Coworking pode ajudar seu negócio nessa importante missão!

Atendimento telefônico

Nem todas empresas conseguem contratar uma secretária para garantir que todas as ligações sejam atendidas e os recados transmitidos. No Club Coworking, esse serviço se torna bem mais acessível, pois é parte dos planos de escritório virtual e locação de salas privativas.

Se o custo é reduzido, saiba que a qualidade é alta! Uma equipe de profissionais trilíngues fica responsável por atender as ligações feitas para o número exclusivo da sua empresa. Em seguida, os recados são transmitidos por e-mail em tempo real.

A cortesia no atendimento das ligações e a agilidade para transmitir recados e informações, contribuem para fortalecer o relacionamento com o cliente e causar uma boa impressão.

Salas de reunião

Embora hoje muitos serviços possam ser prestados à distância, em diversos casos é necessário realizar reuniões presenciais. Dessa forma, o benefício fica por conta das salas disponíveis para locação, com pagamento conforme o tempo de uso.

Ao reservar, você escolhe o espaço de acordo com o número de participantes da reunião. Assim, terá um local confortável e adequado para a atividade a ser realizada, equipado com:

  • Projetor;
  • Ar condicionado;
  • Isolamento acústico;
  • Serviço de estacionamento no local;
  • Suporte de TI;
  • Serviço de café.

Recepção

Mais uma forma que o coworking pode ajudar na construção de um bom relacionamento com o cliente é através da recepção. Assim que os convidados chegam no local para uma reunião, são recebidos e encaminhados para o local correto.

Esses detalhes não podem ser ignorados, pois também fazem parte do contato entre um negócio e seus clientes. Afinal, cada experiência conta.

Localização estratégica

Por fim, está a localização estratégica das unidades Club Coworking. Esse aspecto não apenas facilita o deslocamento dos clientes até o endereço, como também contribui para a construção de uma imagem de credibilidade. Lembrando que a confiança é um dos pilares do bom relacionamento com clientes.

Viu só quantos benefícios? Se deseja contar com o suporte do Club Coworking para construir um bom relacionamento com os seus clientes, entre em contato!