= x

Blog

Início / Blog

Brainstorming para equipes em coworkings

Como funciona o brainstorming para equipes

Você já ouviu falar a respeito dos benefícios do brainstorming para equipes? Essa é uma técnica com grande potencial para estimular a inovação e a solução de problemas em empresas de diferentes segmentos.

Mas como fazer uma reunião de brainstorming em um coworking? Existe alguma estratégia para aplicar o método nesse tipo de escritório? Continue a leitura, pois vamos responder a todos esses questionamentos e dar várias dicas para você obter bons resultados na sua empresa. Vamos começar?

Como funciona o brainstorming para equipes?

O brainstorming é uma técnica criada especificamente para a aplicação em equipes. Na década de 1950, nos Estados Unidos, o publicitário Alex Osborn desenvolveu esse método após notar certa dificuldade no desenvolvimento de ideias entre os funcionários da sua agência.

A tradução das palavras que formam o termo brainstorming transmite o sentido de chuva de ideias. Essa é uma metáfora bastante interessante que explica um pouco sobre como o processo é realizado.

Basicamente, é realizada uma reunião com um grupo de pessoas. Logo no início, um objetivo é anunciado, pode ser nomear algo, criar um produto ou serviço, ou até mesmo resolver algum problema. Então, os participantes começam a falar suas ideias, sem qualquer julgamento.

O grande diferencial do brainstorming é o alto volume de ideias. Mesmo que a maior parte não seja aproveitada, uma ou duas podem ser o início da criação de algo incrível. Além disso, é uma forma de o time criar junto, complementando as visões uns dos outros.

Como o ambiente de coworking beneficia o brainstorming?

Se a sua empresa está baseada em um coworking, saiba que o local poderá até contribuir para o estímulo das ideias. Isso porque se trata de um ambiente moderno que promove a convivência com várias pessoas, com experiências e pensamentos diferentes.

Veja quais são os principais benefícios envolvidos.

  • Facilidade para locação de um sala para realização da reunião;
  • Ambiente equipado com projetor para apresentação de imagens de inspiração;
  • Dia a dia que estimula a inovação através de uma decoração moderna e do contato com os demais coworkers;
  • A comunidade do coworking é formada por indivíduos com ideias semelhantes, mas visão únicas, o que é altamente estimulante para a mente;
  • Como não é preciso se preocupar com questões estruturais do escritório, o foco de todos estará direcionado ao desenvolvimento de ideias.

Técnicas de brainstorming para equipes

Baseando-se na ideia central, é possível aplicar a técnica de brainstorming de diferentes maneiras. Veja quatro formas a seguir e escolha aquela que fizer mais sentido, considerando o seu objetivo e o perfil da sua equipe.

Ideação rápida

Como o nome sugere, o brainstorming do tipo ideação rápida é realizado de modo bastante dinâmico. Você deverá pedir à sua equipe para anotar todas as ideias que tiverem sobre determinado em um período predefinido, que poderá ser de cinco minutos.

Ao final do tempo, recolha as anotações e classifique as ideias para destacar as que parecerem melhores. Essa é uma técnica indicada para quem precisa fazer um brainstorming sozinho, pois facilita a organização dos pensamentos após registrados.

Interpretação de papéis

A interpretação de papéis é uma técnica de brainstorming que usa a atuação como forma de estimular as ideias. Um dos participantes irá interpretar o papel de um cliente, fornecedor ou outro indivíduo que tenha relação com o problema a ser solucionado. Enquanto isso, os demais membros deverão dar ideias para resolver a questão.

Mapeamento mental

O mapeamento mental é uma técnica em que se cria um mapa de pensamentos para estimular o desenvolvimento de ideias. Sua aplicação pode ser individual ou em grupo, no segundo caso é preciso contar com uma ferramenta para fazer os desenhos, de modo que fique visível para todos.

No centro da imagem deve estar o objetivo do brainstorming e os tópicos relacionados serão ligados a eles, como os galhos de uma árvore. Ao registrar os tópicos que possuem relação com o objetivo central, diversas conexões surpreendentes poderão ser feitas.

Técnica da escada

Para aplicar a técnica da escada é necessário contar com uma sala reservada em que os participantes irão entrar em etapas. Começa com duas pessoas conversando sobre o tema, reservadamente, por cerca de cinco minutos.

Em seguida, o terceiro convidado se junta a eles e dá as suas ideias antes de ouvir o que a dupla inicial tem a dizer. Então os três prosseguem, com mais cinco minutos de conversa. Assim, o processo continua, até que todos tenham se juntado ao grupo.

Essa é uma técnica interessante porque todos podem expressar as suas ideias sem interferência externa e, consequentemente, sem comparações ou julgamentos internos. É uma maneira de todos construírem uma ideia gradativamente, realizando acordos entre si.

Brainstorming para equipes: como aplicar isso em coworkings

Dicas para realizar brainstorming para equipes em coworkings?

Acompanhe as dicas que preparamos para realizar reuniões de brainstorming para equipes em coworkings.

1. Escolher os participantes da reunião

Primeiramente, é preciso escolher os profissionais que farão parte da reunião de brainstorming. De acordo com especialistas na técnica, o ideal é formar um grupo com cinco a oito membros.

2. Definir o local

Em coworkings, as empresas podem optar pelas mesas rotativas ou pelas salas de escritório. As alocadas na segunda opção podem realizar a reunião na própria sala. No entanto, reservar o ambiente específico para reuniões pode facilitar a apresentação de imagens, gráficos e outros materiais.

3. Enviar um briefing com as principais informações

Antes da reunião, envie um briefing aos participantes contendo as informações mais importantes. Desse modo, eles terão tempo para pensar no assunto e chegar no encontro com os pensamentos direcionados.

4. Deixar todos à vontade para contribuir

Uma reunião de brainstorming para equipes apenas será bem-sucedida se todos se sentirem totalmente à vontade para contribuir. Portanto, tome cuidado para não fazer nenhuma demonstração de julgamento e nem permita que outra pessoa faça.

5. Realizar a mediação da reunião

Um elemento muito importante da reunião é o mediador. Ele irá direcionar o grupo para a aplicação da técnica e poderá até fazer perguntas para estimular os participantes.

Realizar reuniões de brainstorming para equipes em coworkings é uma ótima maneira de obter ideias fantásticas para a sua empresa!