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Como lidar com colegas de trabalho agressivos?

Como lidar com colegas de trabalho agressivos?

Como é a sua relação com colegas de trabalho? Relacionar-se com outras pessoas é, por vezes, desafiador, especialmente no ambiente profissional, em que não escolhemos com quem vamos conviver.

Em casos específicos, como quando um desses colegas demonstra agressividade, por exemplo, é preciso ter cautela para evitar embates desnecessários. Por outro lado, é importante impor limites e comunicar a gestão da empresa, caso as coisas comecem a afetar seu desempenho.

Se interessou pelo assunto e deseja saber como lidar com colegas de trabalho agressivos? Continue a leitura para conferir o conteúdo que preparamos sobre o tema.

Comportamentos comuns de colegas de trabalho agressivos

Primeiramente, é importante entendermos os tipos de comportamento que podem demonstrar agressividade no ambiente de trabalho. Observe os exemplos a seguir e veja se os associa a algum colega da empresa.

  • A fala da pessoa é marcada por um tom incisivo e palavras que beiram a grosseria;
  • As discussões são frequentes no ambiente de trabalho e têm o colega agressivo envolvido na maioria das vezes;
  • O colega usa o recurso do humor para ofender os demais, dando a desculpa de que está apenas brincando;
  • Uma pergunta simples é respondida agressivamente;
  • A pessoa está constantemente irritada;
  • Quando comete um erro, nunca assume sua responsabilidade e sempre dá um jeito de culpar um terceiro ou uma situação;
  • Costuma falar de forma sarcástica e irônica com frequência;
  • Não demonstra empatia pelos demais.

E então, conseguiu se lembrar de algum colega de trabalho? Lembrando que a agressividade pode ser demonstrada de diferentes maneiras, as que citamos são as mais comuns.

Dicas para lidar com colegas de trabalho agressivos

Agora que você já sabe como identificar colegas de trabalho agressivos, veja dicas de como lidar com eles. A ideia é evitar ao máximo os atritos para manter uma convivência cordial. No entanto, se o nível de agressividade se elevar, é importante saber identificar a hora certa para tomar medidas mais drásticas, acompanhe!

1. Verificar se há motivos para o comportamento dele

Faça uma reflexão considerando o seu comportamento em relação ao colega. Verifique se não é a forma com a qual o trata que está gerando essa reação agressiva.

A autocrítica é importante, não para se culpar e sim para entender sua responsabilidade dentro do contexto. Pode ser que conclua se tratar de um problema do colega mesmo. De qualquer modo, é sempre válido analisar o todo para identificar a necessidade de mudar a forma com a qual lida com o outro.

2. Não leve para o pessoal

Quando o colega falar de forma ríspida contigo, entenda que esse comportamento pertence a ele e não a você. Não se sinta menosprezado, porque nada do que ele disser poderá resumir quem você é.

Não levar para o pessoal esse tipo de situação costuma ser bastante desafiador. Entretanto, é algo importante que precisa ser visto como uma prioridade na evolução pessoal. Quanto mais confiar em si mesmo e se conhecer, menos irá tomar para si o comportamento de terceiros.

3. Seja assertivo

Muitas pessoas confundem o termo assertividade como sendo algo relacionado a fazer algo corretamente. No entanto, o sentido é um pouco diferente. Ser assertivo significa ser firme e direto ao dizer algo, demonstrando confiança em relação ao que fala.

Essa é uma postura importante no ambiente de trabalho, especialmente para lidar com colegas agressivos. Quando você é assertivo, dá menos espaço para um indivíduo assim se sobressair. Além disso, evita ruídos de comunicação, garantindo que as informações sejam passadas da forma correta.

4. Identifique os seus limites

Os limites são essenciais em qualquer relação, especialmente quando há algum tipo de abuso da outra parte. Nesse sentido, é importante que você saiba quais são os seus. Isso significa entender até que ponto a agressividade do outro pode ser relevada e começa se tornar prejudicial para o seu equilíbrio emocional.

Para isso, é preciso aprender a se observar e buscar entender o que sente a partir das atitudes do colega. É como manter uma conversa consigo mesmo, dando nomes para os sentimentos e compreendendo como o outro te afeta.

5. Evite compartilhar questões pessoais

Em um ambiente de trabalho leve, é natural que os colaboradores conversem nos momentos de intervalo e compartilhem coisas sobre a vida pessoal. Isso é ótimo para manter o clima agradável e criar laços com os colegas.

No entanto, quando há um colega agressivo, o melhor é não falar sobre vida pessoal perto dele. Se a pessoa tem um comportamento hostil, poderá usar essas informações para fazer piadas e comentários maldosos. Então, o ideal é dar menos material possível para esse tipo de ação.

6. Seja empático

Você sabe o que significa ser empático? Embora essa palavra seja muito falada, nem todos conhecem a grandeza do seu sentido. Ter empatia por alguém significa se imaginar no lugar da outra pessoa, vivendo aquela mesma situação.

Experimente se colocar no lugar do colega, assim, poderá obter uma visão diferente sobre ele. Mas, claro, a empatia não deve ser usada como argumento para aguentar ofensas gratuitas. Combine-a sempre com os seus limites pessoais para entender até onde vai sua compreensão.

7. Ignore as provocações

Pessoas podem se mostrar agressivas por muitos motivos e, às vezes, esse comportamento é motivado por uma necessidade de chamar atenção. Assim, é comum que o indivíduo faça provocações exatamente para desestabilizar os colegas.

Mesmo que pareça difícil, se esforce para não ceder e ignore. Vale muito mais a pena respirar profundamente, contar até 10 e se segurar, do que entrar nesse ciclo de atritos. Com o tempo, o colega irá cansar e parar.

8. Comunique a gestão da empresa

Após as dicas anteriores, chegamos à última, que é também a última atitude a se ter com colegas de trabalho agressivos. Se você tentou de tudo e ainda assim as falas e atitudes agressivas não pararam, comunique a gestão da empresa.

Você pode falar com o supervisor do setor em que trabalha ou o responsável pelos recursos humanos. Dependendo da situação, reúna-se com outros colegas que estejam incomodados e guarde também provas, como mensagens, por exemplo.

Lidar com colegas de trabalho agressivos pode ser bastante desafiador, mas adotando uma postura assertiva poderá contornar a situação e impor limites.

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