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Community manager: tem relação com coworkings?

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As empresas estão cada vez mais cientes da importância de criar uma comunidade em vez de simplesmente comercializar produtos ou serviços. Community manager é o nome de uma função que surgiu através dessa necessidade e está sendo aderida por diversas companhias.

Mas o que é community manager? Qual o papel desse profissional em uma empresa? Esse cargo tem relação com coworkings? A resposta para esses e outros questionamentos você confere ao longo da publicação. Vamos lá?

O que é community manager?

Para explicar o que é community manager devemos começar pela tradução do nome, que é gerente de comunidade. Seu papel é atuar como uma ponte entre uma empresa e a comunidade que ela pretende criar.

Dentro desse contexto, comunidade significa um grupo de clientes fiéis que, mais do que efetuarem compras, são grandes fãs de uma marca. Podemos citar como exemplo a comunidade formada pelos consumidores dos produtos da Apple. Eles estão sempre comentando sobre os produtos e aguardam ansiosamente os lançamentos.

A função do community manager é atuar como um embaixador da marca, alguém que vai se aproximar dos clientes em potencial e fortalecer a conexão com os já existentes. Esse profissional também avalia os sentimentos do público em relação à empresa, utilizando ferramentas específicas para monitorar as interações.

Existe diferença entre community manager e social media?

Após observar a definição de community manager, talvez você esteja se perguntando se não é a mesma coisa que social media. Entretanto, por mais que as funções se encontrem em alguns aspectos por conta da relação com o público e as redes sociais, existem diferenças importantes entre elas.

O social media se concentra em criar e publicar conteúdo, ou seja, gerenciar um cronograma de conteúdos, publicá-los e analisar os resultados. Já o community manager atua focado em estabelecer as características da comunidade que estará sendo criada, facilitando e moderando a conversa entre os membros.

Ambos podem usar as redes sociais, mas com objetivos distintos. O gerente de mídia social pode criar postagens para envolver os clientes na conversa, medindo os resultados pela quantidade de comentários e curtidas.

O community manager, por sua vez, fará o post com o objetivo de promover conversas entre os seguidores/consumidores. Dessa maneira, sua análise irá se basear no nível de interação entre os membros da comunidade.

Considerando todas essas informações, podemos resumir da seguinte forma as funções de cada um:

Social media – Atrair a atenção do público para uma marca, mantendo-a relevante nas redes sociais.

Community manager – Promover diálogos entre os seguidores/consumidores da marca, transformando essa relação em uma comunidade, ou seja, um grupo de pessoas com interesses em comum.

3 Habilidades fundamentais do community manager

Como foi possível perceber, a função do community manager é bastante específica e tem relação direta com o público. Então, para realizar um trabalho de excelência esse profissional precisa ter três habilidades fundamentais, veja quais são elas.

1. Saber ouvir

A comunicação é uma habilidade indispensável para um community manager. No entanto, aqui daremos destaque à capacidade de saber ouvir, pois é assim que ele irá conhecer o público e definir as estratégias para se comunicar, criar e fortalecer a comunidade.

Mais do que fazer posts e responder comentários, esse profissional irá acolher o que as pessoas estão dizendo. Dessa maneira, saberá como se relacionar com elas, de modo a tornar a conversa mais interessante e estimular o diálogo entre os consumidores.

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A função do community manager é atuar como um embaixador da marca.

2. Amplo conhecimento sobre a empresa

Um community manager pode ter todos os conhecimentos técnicos necessários, mas se ele não conhecer e acreditar na empresa para a qual trabalha, as estratégias poderão ser prejudicadas. O profissional deve transmitir verdade em suas ações, sejam elas eventos ou interações nas redes sociais.

Não é incomum que empresas deleguem a função de gestor de comunidade a um dos seus colaboradores. Assim, poderão treiná-lo em relação aos aspectos técnicos da atividade e aproveitar o benefício de já conhecerem o negócio profundamente.

3. Capacidade de análise de dados

Embora o community manager lide muito com o público e precise considerar aspectos emocionais e comportamentais em relação à marca, ele deve ter boa capacidade de análise de dados.

Como grande parte das ações são realizadas em ambiente digital, os dados fornecem informações valiosas sobre o desempenho das estratégias empregadas. Ao analisá-los é possível identificar o que tem mais ou menos aceitação junto ao público e realizar ajustes conforme se mostrar necessário.

Qual a relação do community manager com coworkings?

Assim como empresas de segmentos em geral, coworkings também podem se beneficiar do community manager. Ele irá atuar realizando o trabalho que explicamos ao longo da publicação, tendo como foco os membros atuais e os usuários em potencial.

Como os coworkings já possuem naturalmente o poder de criação de comunidade, o que o profissional irá fazer é estimular essa conexão entre as pessoas. Além disso, as empresas fixadas em espaços compartilhados poderão aproveitar isso para se inspirar e aplicar as estratégias nas suas marcas.

Benefícios do community manager

Mas quais são as vantagens que o community manager pode proporcionar para um negócio? Veja quais são os principais benefícios a seguir!

Aumento do envolvimento entre os clientes e a marca: o trabalho do community manager é aproximar os consumidores e a empresa. É a partir dessa conexão que os demais benefícios irão surgir.

Redução dos custos com atendimento ao cliente e problemas relacionados: quando há proximidade entre clientes e marcas, dúvidas e outras questões que possam surgir são rapidamente resolvidas, descongestionando os canais de atendimento.

Clientes trocando informações entre si sobre os produtos e formas de usá-los: a formação de uma comunidade estimula o diálogo entre as pessoas que fazem parte dela. Essa troca é muito vantajosa para a empresa porque fortalece a fidelização e otimiza o acesso às informações.

Melhora na experiência dos clientes: todos os benefícios citados até aqui tornam a experiência dos clientes mais agradável e prazerosa.

Transformar os clientes em entusiastas da marca: por fim, é atingido o objetivo de fazer dos clientes grandes fãs da marca, que irão comentar sobre ela, indicar aos amigos e, assim, fortalecê-la no imaginário das pessoas.

Agora você já sabe o que é community manager e a importância desse profissional para empresas e coworkings!