Homem jovem trabalhando feliz na frente do computador | Club Coworking

Ergonomia, infraestrutura adequada e decoração: saiba como esses três fatores ajudam no bom desempenho profissional e empresarial

Seja no home office ou na empresa, são inúmeros os fatores que podem afetar sua produtividade sem que você ao menos perceba. O ambiente de trabalho, em si,  é um deles, por isso é importante entender quais são os detalhes que realmente fazem a diferença.

Claro que a qualidade dos relacionamentos interpessoais e o clima organizacional da sua empresa são imprescindíveis para o bom desempenho dos times, mas, tão importante quanto, são os fatores físicos e concretos, como mobiliário, decoração e qualidade dos recursos tecnológicos. Acredite, um ambiente de trabalho humanizado e confortável tem o poder de motivar e engajar as pessoas, além de destravar a criatividade.

Veja nossas dicas para você montar seu home office, escritório ou contratar um espaço de coworking que ofereça a qualidade de vida no trabalho necessária para melhores índices de eficiência da sua equipe.

Ergonomia: a saúde do trabalhador em primeiro lugar 

Disponibilizar móveis ergonômicos para os trabalhadores é mais do que uma boa prática das empresas, é uma norma técnica do Ministério do Trabalho. A NR-17 foi criada para “estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente”.

Veja as principais recomendações da norma para quem trabalha em escritório: 

Mobiliário

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) são dois dos maiores perigos ao negligenciar as normas de ergonomia. No caso de escritórios, especificamente, é fundamental disponibilizar mesas e cadeiras confortáveis e ajustáveis à altura do profissional, de forma a protegê-lo contra dores na coluna e outros danos ortopédicos. Um apoio de pés pode ser um excelente recurso para ajudar na postura ereta e na boa circulação sanguínea.

Iluminação

O conforto visual também é muito importante para um bom match entre produtividade e qualidade de vida. O ideal é investir em um sistema de iluminação que contenha entre 300 e 500 lúmens e que mantenha a luminosidade uniformemente distribuída e difusa. O melhor posicionamento das lâmpadas é por cima das mesas. Luzes muito brilhantes devem estar fora do nosso campo visual para evitar o ofuscamento.

Climatização

De acordo com estudos que fundamentaram a NR-17, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes é recomendado que o índice de temperatura efetiva seja entre 20°C  e 23°C, a velocidade do ar não superior a 0,75m/ e a umidade relativa do ar não inferior a 40%.

Infraestrutura tecnológica

Com as relações de trabalho cada vez mais digitalizadas, um bom equipamento de informática associado a uma estrutura de internet de alta velocidade é o mínimo que um profissional precisa para desempenhar suas tarefas sem morosidade e interrupções.

Conexões falhas e computadores lentos são fatores de estresse e que podem comprometer os prazos das entregas. Tecnologia é artigo de primeira necessidade, não hesite em investir em melhorias.

Decoração: beleza também é importante!

Empresas modernas e inovadoras sabem que um ambiente de trabalho decorado com bom gosto é muito mais acolhedor e motivador. As agências de publicidade, por exemplo, sempre apostaram em ambientes mais descolados. Não é à toa. Usar cores de uma forma equilibrada e decorar com objetos e imagens inspiradoras ativam a criatividade dos profissionais e deixa o local de trabalho mais leve e divertido.

Certamente há segmentos do mercado que pedem um ambiente mais sóbrio e menos colorido, mas isso não quer dizer que dispensam um bom planejamento de design de ambientes. Afinal, a apresentação do  escritório faz parte de uma boa estratégia de branding , pois transmite aos clientes qualidade e credibilidade.

Home office e qualidade de vida

Ao lado das incríveis vantagens de se trabalhar em casa, alguns fatores são extremamente negativos para quem opera no home office. O problema é que nem sempre é possível dispor no ambiente doméstico dos recursos ergonômicos, climáticos e de outros detalhes que ajudam na produtividade e na qualidade de vida laboral.

Em tempos de pandemia do Covid-19, muitos trabalhadores impactaram sua saúde mental pela dificuldade de separar tarefas e problemas domésticos dos profissionais, além de desenvolverem problemas ortopédicos por causa da falta de uma infraestrutura ergonômica adequada.

Outro grande impasse é a ausência de momentos de socialização entre as pessoas, como aquela pausa para o cafezinho acompanhada de uma boa jogada de conversa fora, que tanto ajuda a desopilar, relaxar e a recuperar o foco no trabalho.

Neste contexto, cada vez mais empresas e profissionais independentes estão buscando espaços de coworking para migrarem do home office novamente para trabalho presencial, ou ainda para adotar um modelo híbrido, que varia a rotina do trabalho remoto com o presencial. 

As vantagens são excelentes, pois um coworking pode oferecer todos esses recursos citados acima com um custo-benefício excepcional. 

As unidades do Club Coworking Paulista e Faria Lima, por exemplo, foram construídas sob o comando de uma equipe de arquitetos e designers focados na missão de promover bem estar para os clientes, de forma a colaborar com o crescimento de negócios e com a credibilidade de empresas e startups. Venha experimentar um dia de trabalho nas nossas instalações de forma totalmente gratuita. Será uma alegria ter você ou sua empresa na nossa comunidade de profissionais felizes e produtivos.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *