Um coworking é um espaço que profissionais independentes ou funcionários de empresas compartilham para trabalhar. Uma dúvida que algumas pessoas têm está relacionada ao barulho no espaço de coworking, se é algo que incomoda e atrapalha.
Bom, em um escritório convencional, em que um grupo de pessoas trabalha em conjunto, há ruídos naturais. Alguém falando ao telefone, digitando ou até conversando com os colegas.
No coworking não é diferente, afinal, também é um ambiente em que há pessoas trabalhando e convivendo, o que naturalmente gera ruídos. No entanto, é comum que em escritórios compartilhados as pessoas acabem tomando certos cuidados que não são tão comuns em empresas.
Muito provavelmente, pelo fato de serem profissionais autônomos ou de diferentes empresas dividindo o espaço, costuma haver uma maior consciência quanto ao respeito aos demais nesse sentido. Acaba sendo criado um código de etiqueta quanto ao barulho, ação motivada pelo espírito de coletividade.
Quer saber mais sobre como é o barulho no espaço de coworking? Continue a leitura e confira também dicas para contribuir para um ambiente agradável para todos. Vamos começar?
Barulho no espaço de coworking: como fica?
Se o barulho é uma preocupação sua e te impede de migrar para um coworking, é importante lembrarmos que ruídos são naturais em qualquer ambiente em que há várias pessoas. Como mencionamos, as atividades profissionais em si, fazem certo barulho e o diálogo entre colegas também é natural.
Em casos especiais, como uma pessoa que fala alto demais ao telefone, basta comunicar à gestão do espaço ou mesmo pedir cordialmente para ela reduzir o volume. Acredite, essas questões de barulho e convivência podem ser mais simples na prática do que parecem na teoria.
Caso a sua dúvida seja se o barulho no espaço de coworking é algo insuportável, já adiantamos que não. É claro que tudo varia de acordo com o local e os seus membros. Contudo, de modo geral, não é comum que um coworking seja extremamente barulhento e fuja do que já é normal em qualquer escritório.
Soluções que ajudam a evitar o barulho no coworking
Se a questão do barulho é um ponto extremamente importante para você, vale a pena buscar um espaço que ofereça soluções que ajudem a evitá-lo. Veja a seguir três soluções presentes nas unidades Club Coworking que contribuem para um local mais silencioso.
Cabines para call
As chamadas calls, que são videoconferências, são bastante comuns na vida de grande parte dos profissionais. A fim de proporcionar conforto para quem está realizando a reunião virtual e para os demais coworkers, no Club Coworking há cabines de call.
Trata-se de um espaço reservado e com isolamento acústico em que você pode realizar as suas reuniões com toda a privacidade e conforto. Desse modo, não tem sua atenção desfocada por causa dos ruídos externos e nem atrapalha os outros. Incrível, não é mesmo?
Sala privativa
Se você deseja desfrutar de todas as facilidades do coworking, mas precisa de um ambiente reservado para trabalhar, a sala privativa é uma ótima alternativa. Além de o espaço vir todo mobiliado e ser separado dos demais membros do espaço, possibilita que tenha acesso a todas as facilidades do local.
A sala privativa é uma opção bastante comum entre empresas que vão levar toda a equipe para o coworking, profissionais que irão receber clientes com frequência ou até autônomos que preferem um local individual para trabalhar.
Sala de reunião
As salas de reunião são espaços que podem ser reservados e pagos por hora. São uma ótima opção para quem precisa receber clientes e parceiros de negócios ou mesmo se reunir com a própria equipe de trabalho reservadamente e sem barulhos paralelos.
5 Dicas para lidar com o barulho no espaço de coworking
Se você decidiu migrar para um coworking ou já faz parte de um, confira dicas de como lidar com o barulho e evitá-lo no ambiente. Lembre-se que quando você faz a sua parte, se torna um espelho para os demais.
1. Use fones de ouvido
Os fones de ouvido são um grande aliado para reduzir o barulho do coworking e empresas em geral, tanto como forma de minimizar os seus ruídos quanto do ambiente. Utilizando esse acessório em suas chamadas você poupa os demais de ouvir as vozes dos seus interlocutores, restando apenas a sua.
Por outro lado, os fones são ótimos para os momentos em que precisa de foco, isolando os ruídos externos. Basta colocar para tocar faixas próprias para concentração, como lofi beats, sons da natureza, ruído branco, música clássica, jazz, entre outras opções.
2. Atente-se ao seu tom de voz ao telefone
Sempre que precisar falar ao telefone, atente-se ao seu tom de voz. Afinal, às vezes, pode ser que fique tão concentrado à ligação que possa não perceber que o volume está alto e incomodando os colegas. Se achar necessário, peça feedbacks para outros coworkers.
3. Converse com os colegas em voz baixa
Seja em uma empresa ou no espaço de coworking, as conversas fazem parte. É através delas que o conhecimento é compartilhado e as conexões são construídas. Porém, dá para fazer isso sem incomodar os demais, mantendo um tom baixo em que apenas a pessoa com quem está falando possa ouvir.
4. Informe-se sobre as regras do espaço
Todo espaço em que várias pessoas convivem precisa ter regras para manter o ambiente agradável para todos. Então, ao se tornar membro de um coworking, procure se informar sobre as regras. Assim, saberá exatamente o que precisa fazer para contribuir com uma convivência positiva e harmoniosa.
5. Resolva questões de barulho com diplomacia
Se um colega estiver fazendo muito barulho de forma que te incomode, resolva com diplomacia. Dá para comunicar à direção do espaço e aguardar uma providência ou falar educadamente com a pessoa. Essas são as maneiras mais simples e eficazes de lidar com a questão sem que se torne um grande problema.
Deseja se tornar membro de um coworking em que 91% dos residentes afirmam não trocar o espaço por um escritório próprio? Venha para o Club Coworking e torne-se parte de uma comunidade diversa e do tamanho certo!