O coworking é uma tendência que já se tornou forte há algum tempo. Entretanto, nem todos sabem exatamente como funciona e como profissionais de diferentes áreas podem trabalhar nesses espaços.
Nesta publicação você irá descobrir o que é e como um coworking funciona, para quem é indicado, facilidades oferecidas, principais tipos, diferença em relação ao escritório virtual e mais! Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
O que é coworking?
Coworking é um espaço de trabalho de uso compartilhado por pessoas de diferentes empresas e áreas de atuação. O termo é formado a partir do prefiro “co”, relacionado à colaboração, e “work”, trabalho.
Esses espaços são projetados para proporcionar uma estrutura completa de escritório, incluindo internet de alta velocidade, salas de reunião, áreas de convivência e até serviços administrativos, como atendimento telefônico e gestão de correspondências.
A principal ideia por trás do coworking é oferecer uma alternativa flexível e econômica ao escritório tradicional. Assim, permite que profissionais independentes, freelancers, além de grandes e pequenas empresas, possam desenvolver suas atividades em um ambiente profissional sem arcar com os altos custos de aluguel.
Além de oferecer infraestrutura completa, os espaços de coworking promovem uma atmosfera de colaboração e networking. Ao trabalhar próximos a outros profissionais, os usuários têm a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, o que pode levar a parcerias e novas oportunidades de negócio.
Como funciona um espaço de coworking?
Um espaço de coworking oferece aos seus usuários uma estrutura completa de escritório, compartilhada por profissionais de diversas áreas.
O funcionamento é simples e prático: você paga uma taxa de assinatura, que pode variar conforme o plano escolhido, e tem acesso a um ambiente profissional com todas as comodidades necessárias para trabalhar.
Os coworkings oferecem diferentes opções de planos para atender às necessidades de cada usuário. Existem planos básicos que dão acesso a mesas em áreas comuns, onde você pode trabalhar de maneira flexível, e planos mais avançados que incluem salas privativas.
Diferentemente de um escritório tradicional, você não precisa se preocupar com questões estruturais, pois tudo é gerenciado pela equipe do local. Assim, seu foco pode ficar totalmente direcionado ao seu negócio e atividades profissionais.
Para quem o coworking é indicado?
Os coworkings são espaços bastante democráticos e prontos para receber profissionais de diferentes áreas. Basicamente, todos aqueles que poderiam atuar em home office têm no coworking uma ótima opção.
Alguns exemplos de profissionais que costumam trabalhar em escritórios compartilhados são:
- Advogados;
- Arquitetos;
- Coaches;
- Corretores de imóveis;
- Designers;
- Engenheiros;
- Profissionais de marketing;
- Profissionais de tecnologia;
- Redatores;
- Tradutores.
Vale mencionar que não são apenas profissionais autônomos que podem se beneficiar dos espaços de coworking. Muitas empresas, especialmente startups, podem funcionar totalmente nesse tipo de escritório.
Além disso, companhias de maior porte também têm visto nos coworkings um benefício a oferecer aos colaboradores que atuam em home office. Assim, eles podem alternar entre trabalhar em casa e no escritório, ajudando a manter uma rotina equilibrada.
Qual a diferença entre coworking e escritório virtual?
É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a diferença entre coworking e escritório virtual. Entenda melhor a seguir e veja como essas soluções podem ser soluções complementares.
Coworking
Coworking é um espaço físico para trabalhar que conta com toda a estrutura necessária, como internet, água, luz, copa para refeições, salas de reunião, entre outras facilidades.
É possível escolher entre sala privativa ou mesa rotativa em ambiente compartilhado, opções para diferentes perfis de profissionais e empresas.
Os usuários podem desfrutar disso tudo pagando uma taxa única, que varia conforme o plano contratado e os serviços inclusos.
Escritório Virtual
Enquanto o coworking é um espaço físico, o escritório virtual é serviço oferecido pelos coworkings. Trata-se de um pacote de soluções que inclui: endereço comercial e fiscal, gestão de correspondências e atendimento telefônico personalizado.
Ao contratar o serviço de escritório virtual, o usuário pode trabalhar de qualquer lugar, realizar viagens, além da opção de contratar uma sala privativa ou mesa rotativa no próprio coworking para trabalhar todos os dias ou em alguns dias da semana.
Trata-se de um serviço que proporciona uma base em um endereço estratégico para os negócios, proporcionando mobilidade para o profissional estar em diferentes lugares, sem perder ligações e correspondências.
Quais as facilidades oferecidas pelo coworking?
Um coworking pode oferecer uma série de facilidades aos seus usuários, comodidades que vão além de ter um espaço para trabalhar, acompanhe!
Estrutura de escritório
Um coworking conta com toda a estrutura de um escritório convencional, como internet, água, luz, telefone, impressoras etc. E com o benefício de não precisar se preocupar com a manutenção de nenhuma dessas questões.
Além da questão prática da estrutura, é válido falarmos da decoração do espaço, que contribui para estimular a criatividade e a motivação. Afinal, estar em um ambiente bonito e organizado faz toda a diferença.
Recepção
Se você marca uma reunião com um cliente, por exemplo, ele irá chegar, ser atendido na recepção e, em seguida, direcionado para o local onde irá te encontrar. Isso transmite mais credibilidade e contribui para a experiência ser positiva.
Atendimento telefônico
Assim como o atendimento na recepção é importante, o mesmo vale para o telefone. Em um coworking você pode ter uma pessoa responsável por atender ligações, agendar reuniões e anotar recados.
Gestão de correspondência
Mais uma facilidade que o coworking pode oferecer é a gestão de correspondências. Um funcionário do espaço fica responsável por receber as cartas e entregá-las aos proprietários, evitando os riscos de extravio.
Sala para reuniões
Os melhores coworkings também contam com salas de reunião que podem ser usadas mediante locação com pagamento por hora. Dessa maneira, é possível reunir colaboradores e receber clientes em um espaço privativo e estruturado para tratar dos assuntos necessários com tranquilidade.
Auditório para eventos
Essa é uma facilidade que alguns espaços de coworking possuem. É interessante para empresas e profissionais que precisem reunir um maior número de pessoas.
Assim, não é necessário se preocupar em alugar um espaço específico. Tudo o que terá que fazer é reservar e se ocupar totalmente do conteúdo que será apresentado.
Copa
Ao longo do dia de trabalho é preciso fazer refeições e nem sempre dá para ir até a cafeteria mais próxima. Por isso, os coworkings contam com copa para facilitar o armazenamento e preparo de alimentos rápidos.
Salas privativas
Se você precisa de mais privacidade para realizar suas atividades, muitos coworkings oferecem salas privativas. Elas são ideais para profissionais que necessitam de um ambiente mais silencioso e reservado, proporcionando a mesma experiência de um escritório próprio.
Internet de qualidade
Um dos pontos cruciais para qualquer trabalho é uma conexão de internet estável e rápida. Os melhores coworkings oferecem internet estável de alta qualidade para que você possa realizar suas atividades e videochamadas sem interrupções.
Área de convivência
Nem só de trabalho vive um profissional, não é mesmo? Poder fazer pausas para um café conversar com colegas ajuda a distrair e a recuperar as energias para voltar às atividades.
Para isso, os espaços de coworking contam com áreas de convivência para descanso e networking. Inclusive, um dos grandes diferenciais de trabalhar em um local como esse é poder fazer contatos, trocar indicações e até conquistar clientes e parceiros de negócios.
Quais os principais tipos de coworking?
Desde que o conceito foi desenvolvido, passou por diversas adaptações para atender profissionais com perfis e necessidades diferentes. Confira os principais tipos de coworking.
Ambiente compartilhado: espaços amplos com mesas onde diversos profissionais trabalham juntos sem divisão por paredes.
Salas privativas: local com diversas salas privativas, onde cada profissional ou empresa permanece em seu espaço reservado, compartilhando áreas comuns, como copa e local de descanso.
Coworking temático: um tipo de local voltado para profissionais de áreas específicas, como advogados, médicos, dentistas, psicólogos etc.
Vale mencionar que existem locais que reúnem mais de um tipo de coworking, como aqueles que oferecem tanto as mesas em ambiente compartilhado quanto as salas privativas.
5 Vantagens de usar um coworking
Os espaços de coworking têm se tornado cada vez mais populares devido às suas inúmeras vantagens. Se você está considerando essa opção, veja 5 benefícios que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia profissional.
1. Redução de gastos
Uma das principais vantagens de optar pelo coworking é a redução de custos. Afinal, essa opção elimina a necessidade de pagar por um escritório próprio, que envolve despesas como aluguel, contas de serviços como água, luz e internet, além de manutenção e limpeza.
No coworking, todos esses custos são divididos entre os usuários através dos planos contratados, resultando em uma economia significativa.
2. Localização
Coworkings geralmente estão situados em áreas centrais e de fácil acesso, facilitando o deslocamento diário e tornando seu negócio mais visível e acessível.
Trabalhar em uma localização privilegiada não só melhora a sua imagem profissional, mas também pode atrair mais clientes e parceiros de negócios.
A conveniência de estar perto de diferentes transportes públicos, restaurantes, cafés e outros serviços também contribui para um dia a dia mais prático e eficiente.
3. Maior produtividade
Trabalhar em um ambiente estruturado e profissional pode aumentar significativamente sua produtividade. Os espaços de coworking são projetados para oferecer um ambiente propício ao trabalho, com todas as facilidades necessárias para que você se concentre em suas tarefas.
Além disso, a separação entre o ambiente de trabalho e o doméstico ajuda a manter uma rotina mais organizada e a evitar as distrações comuns ao home office.
4. Ter um endereço comercial
Ter um endereço comercial em uma localização de prestígio passa mais credibilidade e profissionalismo para seus clientes e parceiros de negócios. Pode parecer um simples detalhe nos materiais de divulgação da empresa, mas causa um impacto significativo.
5. Aumentar o networking
Um dos grandes diferenciais de trabalhar em um coworking é a oportunidade de aumentar sua rede de contatos. Ao compartilhar o espaço com profissionais de diversas áreas, você tem a chance de conhecer pessoas, trocar experiências e até fechar negócios.
O ambiente colaborativo favorece a criação de parcerias e colaborações que podem impulsionar seu crescimento profissional. Eventos e atividades promovidos pelo coworking também são ótimas oportunidades para fazer networking de maneira natural e descontraída.
Venha desfrutar dessas e outras vantagens no Club Coworking! Temos três unidades nas principais regiões de São Paulo para os negócios. Acesse nosso site para saber mais e torne-se parte da nossa comunidade!
Concluindo
Agora que já sabe como funciona o coworking, pôde perceber que se trata de um espaço democrático, que estimula a criatividade, a produtividade, a motivação e a criação de uma poderosa rede de contatos.
Torne-se um coworker e desfrute de todos os benefícios que os escritórios compartilhados podem oferecer!