Os escritórios compartilhados são uma tendência que já se tornou forte há algum tempo. Entretanto, nem todos sabem exatamente como funciona o coworking e como profissionais de diferentes áreas trabalham nesses espaços.
Nesta publicação você irá descobrir como um coworking funciona e conhecer as vantagens de trabalhar nesse ambiente. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!
O que é coworking e como surgiu?
Um coworking é um espaço com toda estrutura de escritório que um profissional precisa para trabalhar. Sua diferença de locais tradicionais é que as pessoas pagam apenas uma assinatura em vez de arcarem com todos os custos relacionados.
Assim, é possível usar o espaço de acordo com o tipo de assinatura escolhido para trabalhar, fazer reuniões, entre outras atividades. Com isso, um mesmo coworking pode abrigar empresas e profissionais de diferentes áreas.
O conceito de escritórios físicos compartilhados surgiu nos Estados Unidos em 2005. Brad Neuberg, um programador americano, se uniu a dois outros empreendedores para a empreitada.
Eles se basearam em uma ideia já existente de espaço compartilhado entre profissionais, porém online. Percebendo a necessidade de algo assim no mundo real, adaptaram o que já vinha acontecendo em ambiente digital.
Como funciona um espaço de coworking?
Um espaço de coworking é uma empresa que oferece aos seus clientes serviços de escritório. Os responsáveis pelo local realizam toda a gestão da estrutura, então, tudo o que os usuários precisam fazer é realizar o pagamento de uma assinatura.
Geralmente, são oferecidas diferentes opções de planos para atender as necessidades de cada perfil de usuário. Há os planos mais básicos e individuais que dão acesso ao escritório em posição rotativa, outros para empresas e as salas exclusivas.
São oferecidas outras facilidades dependendo do plano escolhido, como: gestão de correspondência, uso de salas de reunião, atendimento telefônico, endereço comercial, entre outras. Falaremos mais sobre isso adiante.
Para quem é indicado?
Os coworkings são espaços bastante democráticos e prontos para receber profissionais de diferentes áreas. Basicamente, todos aqueles que poderiam atuar em home office têm no coworking uma ótima opção.
Alguns exemplos de profissionais que costumam trabalhar em escritórios compartilhados são:
- Advogados;
- Arquitetos;
- Coaches;
- Corretores de imóveis;
- Designers;
- Engenheiros;
- Profissionais de marketing;
- Profissionais de tecnologia.
Vale mencionar que não são apenas profissionais autônomos que podem se beneficiar dos espaços de coworking. Muitas empresas, especialmente startups, podem funcionar totalmente nesse tipo de escritório.
Além disso, companhias de maior porte também têm visto nos coworkings um benefício a oferecer aos colaboradores que atuam em home office. Assim, eles podem alternar entre trabalhar em casa e no escritório.
Qual a diferença entre coworking e escritório virtual?
É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a diferença entre coworking e escritório virtual.
Coworking é um espaço físico para trabalhar que conta com toda a estrutura necessária, como internet, água, luz, espaço para refeições, entre outras facilidades. Os usuários podem desfrutar disso tudo pagando uma taxa única.
Escritório virtual é uma modalidade um pouco diferente. Os usuários contam com serviços administrativos, além de endereço comercial e fiscal, gestão de correspondências e atendimento telefônico personalizado.
Eles podem escolher atuar em home office em alguns dias da semana e em outros no escritório físico ou ficarem totalmente em casa. O diferencial do escritório virtual está em contar com uma assessoria para lidar com atendimento e outras questões. Assim, se transmite mais credibilidade aos clientes.
Quais as facilidades oferecidas pelo coworking?
Um coworking pode oferecer uma série de facilidades aos seus usuários, comodidades que vão além de ter um espaço para trabalhar, acompanhe!
Estrutura de escritório
Um coworking conta com toda a estrutura de um escritório convencional, como internet, água, luz, telefone, impressoras etc. E com o benefício de não precisar se preocupar com nenhuma dessas questões.
Além da questão prática da estrutura, é válido falarmos da decoração do espaço, que contribui para estimular a criatividade e a motivação. Afinal, estar em um ambiente bonito e organizado faz toda a diferença.
Recepção
Se você marca uma reunião com um cliente, por exemplo, ele irá chegar, receber atendimento na recepção e ser direcionado para o local em que irá te encontrar. Isso transmite mais credibilidade e contribui para que a experiência seja positiva.
Atendimento telefônico
Assim como o atendimento na recepção é importante, o mesmo também vale para o telefone. Em um coworking você pode ter uma pessoa responsável por atender ligações, agendar reuniões e anotar recados.
Gestão de correspondência
Mais uma facilidade que um coworking pode oferecer é a gestão de correspondências. Um funcionário do espaço fica responsável por receber as cartas e entregá-las aos proprietários, evitando os riscos de extravio.
Sala para reuniões
Coworkings também contam com salas de reuniões que podem ser usadas por uma quantidade específica de horas por semana de acordo com o plano contratado.
Dessa maneira, é possível reunir colaboradores e receber clientes em um espaço privativo para tratar dos assuntos necessários com tranquilidade.
Auditório para eventos
Essa é uma facilidade que alguns espaços de coworking possuem. É interessante para empresas e profissionais que precisem reunir um maior número de pessoas.
Assim, não é necessário se preocupar em locar um espaço específico. Tudo o que terá que fazer é reservar e se ocupar totalmente do conteúdo que será apresentado.
Cozinha
Ao longo do dia é preciso fazer refeições e nem sempre dá para ir até o restaurante mais próximo. Por isso, os coworkings contam com cozinhas para facilitar o armazenamento e preparo de alimentos.
Área de convivência
Nem só de trabalho vive um profissional, não é mesmo? Poder fazer pausas para um café conversar com colegas ajuda a distrair e a recuperar as energias para voltar às atividades.
Para isso, os espaços de coworking contam com áreas de convivência para descanso e networking. Inclusive, um dos grandes diferenciais de trabalhar em um local como esse é poder fazer contatos, trocar indicações e até conquistar clientes e parceiros de negócios.
Concluindo
Agora que já sabe como funciona o coworking, pôde perceber que se trata de um espaço democrático, que estimula a criatividade, a produtividade, a motivação e a criação de uma poderosa rede de contatos.
Torne-se um coworker e desfrute de todos os benefícios que os escritórios compartilhados podem oferecer!