Se existe uma área em alta é a de programação e desenvolvimento de sistemas. Esses profissionais podem ser contratados por empresas ou trabalharem como freelancers. Você já ouviu falar sobre as vantagens do coworking para programadores?
Carreiras que possuem uma forte relação com a tecnologia pedem um ambiente de trabalho inovador, funcional e flexível. O coworking oferece tudo isso aos seus usuários, portanto, é uma excelente escolha para profissionais de TI.
Vamos saber mais sobre o funcionamento de um espaço compartilhado para programadores?
Coworking para programadores: uma combinação perfeita
O primeiro coworking foi criado em 2005, em São Francisco, na Califórnia, por um programador chamado Brad Neuberg. A ideia dele era oferecer um espaço de trabalho para profissionais da tecnologia, uma área de grande destaque na região.
Conforme os anos foram passando, novos coworkings surgiram em outros lugares do mundo, ampliando também o leque de usuários. Hoje, profissionais de diversas áreas utilizam esses espaços para trabalhar, no entanto, aqueles que lidam diretamente com a tecnologia acabam se destacando por formarem uma combinação perfeita.
Coworkings e programadores combinam porque se relacionam muito bem. Os primeiros proporcionam aos segundos ambientes modernos, funcionais, confortáveis, flexíveis e que possibilitam o contato com outros profissionais, formando uma comunidade.
Inclusive, o desejo de criar uma comunidade foi o que motivou Neuberg em 2005 a investir na abertura do Coworking Space. Mesmo que nesses quase 20 anos esses locais tenham se transformado e ganhado novas características, esse espírito segue vivo.
Dia a dia do coworking para programadores
O funcionamento do coworking para programadores é semelhante ao uso por qualquer outro profissional. Primeiramente, é preciso escolher entre mesa rotativa ou sala de escritório, contratar o plano e começar a usar.
Esse processo inicial é extremamente simples e não há contratos que prendem os usuários, como costuma ocorrer com o aluguel de salas comerciais tradicionais. Isso facilita, por exemplo, a adaptação de startups de tecnologia, empresas formadas majoritariamente por programadores, em várias etapas do seu crescimento.
No dia a dia, os profissionais poderão desfrutar não apenas da mesa ou sala de escritório contratada, mas também de todas as áreas comuns. Isso significa usar a sala de reunião, as cabines com isolamento acústico para videoconferências, a área de descanso, a copa, entre outras facilidades.
Quais são as vantagens do coworking para programadores?
Como foi possível ver, o funcionamento do coworking para programadores é igual para profissionais de outras áreas. Agora, confira as vantagens oferecidas para quem trabalha por várias horas combinando códigos.
Dedicação total à atividade de programação
A atividade de um programador requer muita atenção. Já imaginou ter que se dividir entre essa tarefa e pensar na limpeza do escritório ou outras questões? Além de atrapalhar o foco, isso acaba tomando um tempo que poderia ser usado para dedicar ao trabalho.
Os programadores que optam pelo coworking estão livres para focar apenas na sua atividade principal. Afinal, toda a gestão e manutenção do espaço fazem parte do plano contratado. Assim, é possível ter um ambiente limpo e organizado sem ter que se preocupar com isso.
Internet estável e de alta velocidade
Não dá para falar em programação sem considerar a internet, ela é fundamental para essa atividade. Mais uma vantagem do coworking para programadores é a certeza de contar com um sinal estável e de alta velocidade, algo que não se encontra em qualquer lugar.
Ambiente agradável que estimula a produtividade
O ambiente é um fator que exerce um grande impacto sobre o desempenho de qualquer profissional. No caso dos programadores, em especial, por precisarem de um alto nível de concentração, um local inadequado pode ter efeitos ainda mais negativos.
No coworking tudo está sempre limpo e organizado, além disso, a própria decoração contribui para uma atmosfera agradável. Em um espaço assim, as ideias fluem de modo mais ordenado, contribuindo para uma rotina produtiva.
Estímulo para uma rotina equilibrada
Por falar em rotina, é sempre importante buscar o equilíbrio entre o trabalho e o descanso. Muitos profissionais freelancers ou que atuam em home office têm dificuldade de equilibrar suas tarefas.
Contar com um local específico para trabalhar, como o coworking, auxilia nessa busca. Embora haja total flexibilidade para a definição de horários, a mudança de ambiente contribui para mais organização na divisão do tempo de trabalho, descanso e outras atividades.
Área para descompressão
Além de facilitar a separação entre o local de trabalho e a casa, o coworking oferece um espaço dedicado ao descanso. Para alguém que passa horas programando, poder fazer pausas em um ambiente agradável e relaxante é muito positivo.
Sem esses pequenos intervalos, as ideias começam a se embaralhar, tornando a atividade exaustiva. O descanso funciona como um momento para recuperar a energia e voltar com foco total.
Liberdade para definir os horários de trabalho
Anteriormente falamos sobre a importância de uma rotina equilibrada e vale fazer uma observação sobre as preferências de cada profissional. Há aqueles que se sentem mais produtivos pela manhã, enquanto outros preferem iniciar o trabalho à tarde ou à noite.
Aqueles que gostam dessa liberdade para definir seu horário de trabalho devem buscar um coworking com funcionamento 24/7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Manter uma rotina adequada às suas preferências contribui para um aumento da motivação e do desempenho.
Networking e acesso a mais oportunidades
Assim como outros profissionais, programadores devem fazer networking, pois assim podem ter acesso a mais oportunidades. Em um coworking, conhecer e se conectar a pessoas é algo natural que faz parte da convivência do ambiente. Isso é ótimo para aqueles que têm mais dificuldade de interagir e tomar a iniciativa em eventos, por exemplo.
Happy hour para relaxar ao final da semana
Por fim, há uma vantagem que pode funcionar como um estímulo para trabalhar ao longo da semana: o happy hour ao final dela. Essa é uma tradição presente nos principais coworkings, um momento de relaxar e confraternizar com os colegas.
Viu só como coworking para programadores é uma excelente ideia? Venha para o Club Coworking e desfrute de todas essas vantagens!