Notícias, notícias, notícias… Em tempos de coronavírus, informar-se sobre precauções e medidas é fundamental, mas, se nos mantemos ligados aos noticiários por muito tempo, esse hábito pode trazer sérias consequências à nossa saúde mental, causando a “infoxicação”.

O excesso de notícias traz ansiedade, incomoda e pode até prejudicar nossa concentração no dia a dia. Outros sintomas muito relatados são insônia, pesadelos, depressão e tantos outros.

Controlar o acesso à informação é fundamental para manter a saúde mental em dia. Por isso, a seguir, veja como se livrar disso.

Como controlar a ansiedade frente à pandemia do coronavírus?

Para não se contaminarem com o vírus, muitas pessoas acabam se contaminando com notícias. São mensagens por redes sociais, televisão e tantas outras vias que nos prejudicam e causam ansiedade.

Por isso, para controlar essa ansiedade, é essencial não confiar em todos os “especialistas” que encontramos. Isso porque informações conflitantes trazem muito prejuízo às nossas mentes e causam insegurança.

Naturalmente, o ser humano já tende a ir para o lado negativo. A própria imprensa nos convoca a ir por esse caminho, porém, quando sentimos medo, nos desesperamos de alguma forma.

Uma forma de se evitar isso é buscar canais oficiais e de confiança para obter informação, além de restringir as fontes, filtrando melhor o que você recebe.

Há muitas pessoas tão impactadas por essas notícias de pandemia que entram em diversas paranoias, passando a acreditar em teorias da conspiração. Reações neuróticas também são comuns, visto que tudo passa a ser visto como ameaça à vida.

Como se livrar do excesso de notícias para dormir bem

São muitas as queixas de pessoas que não conseguem dormir bem diante das notícias de coronavírus, isolamento e repercussão do problema no mundo.

Para evitar que surjam pesadelos e outras perturbações, o ideal é conseguir manter o equilíbrio durante o dia, para manter esse padrão à noite. Se você passou por um dia ansioso e com angústia permanente, sua noite provavelmente será turbulenta.

Atividades físicas em casa ajudam muito a minimizar essas sensações. Todos tiveram que se readaptar e se reinventar. Portanto, encare essa fase como uma oportunidade de repensar hábitos – o que inclui o home office.

Outra medida para dormir bem em tempos de coronavírus é buscar conteúdos que sejam positivos. Que tal ver um filme ou documentário bem leve antes de ir se deitar? Deixe celular e redes sociais de lado e tente se distrair com algo positivo.

Lembre-se: o cérebro se impressiona com as últimas informações que recebe antes de dormir. Então, que tal impressioná-lo com coisas boas e positivas?

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