O termo compliance é bastante mencionado em notícias sobre grandes corporações. Mas se você acha que esse conceito se aplica apenas a esse tipo de negócio, saiba que não, pois mesmo sem ser mencionado está presente em empresas menores também. Ou pelo menos deveria estar.
Nesta postagem vamos explicar o conceito de compliance, como foi criado, sua importância nos negócios, vantagens e dicas para aplicar na sua empresa. Acompanhe e saiba mais!
O que é compliance e qual a sua importância?
O termo compliance vem de “to comply with” que, em português, significa algo como: estar em conformidade. Basicamente, a ideia é que a empresa funcione de acordo com regras preestabelecidas por ela e pelo governo, incluindo questões fiscais, trabalhistas, de relacionamento, entre outros setores.
Apesar de parecer óbvio que uma organização possua regras e siga as leis, quando se tem um programa de compliance há um acompanhamento. Isso significa que existem profissionais dedicados a essa função, verificando continuamente se as atividades estão sendo realizadas em conformidade com as normas da companhia.
Ter um programa de compliance na empresa é importante porque é uma maneira de garantir que os valores do empreendimento sejam fortalecidos e as leis cumpridas. Através dele, o negócio se solidifica, proporcionando aos colaboradores uma cultura forte e um ambiente de trabalho saudável.
Como surgiu o conceito de compliance?
O conceito de compliance nas empresas foi desenvolvido com base em leis americanas contra a corrupção, criadas entre 1950 e 1977. No Brasil, temos a Lei 12.846, de 2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que se refere à responsabilidade das empresas em relação a atos que possam lesar o governo.
A lei brasileira, assim como a americana e de outros países, define punições de acordo com o ato ilícito praticado, com multas que podem chegar a até 20% do faturamento. Essas normas são usadas como base para a criação de programas de compliance nas organizações.
Como funciona um programa de compliance?
Primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre a Lei Anticorrupção e criar também normas internas. A partir disso, deve-se definir qual será a política da empresa, que será a base para todo o funcionamento do negócio, incluindo a postura dos gestores, supervisores e toda a equipe.
No entanto, para um programa de compliance efetivo, não basta criá-lo, é necessário contar com uma fiscalização constante. Isso significa que a política da empresa será conhecida por todos e que valores éticos serão continuamente fortalecidos.
Uma parte essencial do compliance são as denúncias. Afinal, por mais que haja fiscalização, certas ações podem não ser descobertas. Nesse caso, é importante que os colaboradores sejam encorajados a denunciar qualquer irregularidade de forma segura, sem o risco de sofrerem represálias.
Benefícios do compliance para os negócios
Como foi possível perceber até aqui, é preciso dedicação para criar um programa de compliance nas empresas. Contudo, o esforço é recompensado através de diversos benefícios, veja quais são eles a seguir.
Fortalecimento dos valores da empresa
Os valores de uma empresa possuem uma grande importância para o seu sucesso. São eles que determinam como o negócio irá operar e os caminhos que serão trilhados. O papel do compliance nesse contexto é fazer com que eles sejam cumpridos, deixando de ser apenas frases escritas em materiais de divulgação.
Melhora na moral da equipe
Quando a empresa se relaciona com os seus colaboradores de maneira ética, isso impacta diretamente na moral deles. Afinal, o time se sentirá tratado de maneira justa, incluindo direitos trabalhistas e o clima da organização, pautado pelo respeito.
Redução da rotatividade de funcionários
Reter talentos é essencial em uma empresa e o compliance também é importante nesse sentido. Além de oferecer salários e benefícios condizentes com o mercado, é necessário proporcionar um ambiente saudável e ético. Afinal de contas, hoje o bem-estar é valorizado por grande parte dos profissionais tanto quanto a remuneração.
Redução dos riscos de enfrentar problemas com a justiça
Empresas que não cumprem as leis podem ser levadas à justiça e punidas. Investir em um programa para se manter em conformidade com a legislação ajuda a reduzir esse tipo de risco de maneira significativa.
Negócio com reputação positiva no mercado
Um empreendimento que tem valores sólidos, lida eticamente com os seus funcionários e não enfrenta problemas na justiça, conquista uma reputação positiva no mercado. Como consequência, é visto como um bom empregador, além de ser melhor avaliado por investidores.
Aumento da confiança dos clientes
A confiança é um fator crucial para ampliar a carteira de clientes. Todos os benefícios citados anteriormente contribuem para que os consumidores confiem na empresa. Assim, cada vez mais, a companhia se solidifica e associa sua marca a valores como credibilidade e ética.
Como implantar um programa de compliance?
Mas como aplicar esse conceito em uma empresa? Veja a seguir algumas ações importantes para implantar um programa de compliance no seu negócio.
- Documentar a política da empresa: é preciso definir as regras internas e registrar também as leis que se aplicam ao negócio.
- Comunicar a política a todos os membros da empresa: para seguir as regras, as pessoas precisam conhecê-las. Então, é necessário que tudo seja comunicado e os funcionários possam consultar um manual quando tiverem dúvidas.
- Realização de treinamentos: não basta explicar as regras uma vez, todos devem dominá-las. Para isso, os treinamentos podem ser muito interessantes nesse sentido, levando as pessoas a entenderem profundamente a política da organização e os procedimentos que devem ser realizados em cada situação.
- Definir processos para denúncias: os funcionários devem saber como agir ao identificarem ações que vão contra o compliance. É importante ter um meio para denúncias que seja seguro.
- Revisar as políticas da empresa continuamente: as leis podem passar por mudanças ao longo do tempo. Logo, as políticas da empresa devem ser revistas para garantir que estejam sempre atualizadas.
- Realizar auditorias: uma forma de verificar se tudo está sendo realizado de acordo com o compliance é através de auditorias. Esse tipo de processo também ajuda a identificar pontos que precisam ser revistos e melhorados.
Agora que você já sabe o que é compliance pode aplicar o conceito na sua empresa, adaptando às necessidades do negócio. Para conferir mais conteúdos como este, acesse outras postagens do blog Club Coworking!