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Dicas para lidar com a concorrência

Dicas para lidar com a concorrência

Empreender é uma atividade marcada por diversos desafios e um deles é lidar com a concorrência. Afinal de contas, em mercados aquecidos há diversas empresas competindo pela preferência dos clientes, isso faz parte do jogo.

Se você tem dúvidas sobre como lidar com as companhias que atuam no mesmo segmento que o seu, acessou a postagem certa. Se não tem dúvidas também poderá se beneficiar das informações e estratégias que iremos compartilhar. Vamos começar?

A concorrência é positiva!

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a concorrência é positiva. Muitos empresários acham que não ter concorrentes é um diferencial. No entanto, toda boa ideia sempre terá que competir por espaço, mesmo as consideradas disruptivas.

Vamos usar como exemplo a Uber, que revolucionou a mobilidade urbana mundial. O fato de pessoas comuns poderem usar seus veículos para prestar serviços de transporte e obter renda foi mesmo inovador. Contudo, há a concorrência dos táxis e os demais meios de transporte coletivos.

Nem sempre a concorrência se dará entre empresas que oferecem produtos ou serviços exatamente com as mesmas características. Mas, de uma maneira ou outra, o consumidor terá que escolher entre as opções disponíveis. Logo, os negócios que desejam sair na frente precisam ser estratégicos.

Lembrando que isso não significa que a escolha de uma área para empreender deva ignorar o volume de concorrentes. Apenas que a competição é natural, sendo praticamente impossível navegar sozinho em um segmento, por isso é necessário aprender a estar em um mar com outros barcos ao redor.

10 Estratégias para lidar com a concorrência

Agora que você já sabe que ter concorrentes é natural e até positivo, confira uma sequência de dicas que poderão ajudar a lidar com as empresas que atuam no mesmo segmento que o seu.

1. Estude profundamente o mercado

Antes de pensar em como lidar com a concorrência, estude profundamente o mercado em que está inserido. Lista as principais empresas, os problemas que elas solucionam, a trajetória, entre outras informações.

Antes de navegar é preciso conhecer o mar para evitar se deparar com surpresas no meio da rota. Então, dedique-se a esta etapa e esteja preparado para os passos seguintes.

2. Conheça os concorrentes do presente e passado

Quando se fala em lidar com a concorrência, logo vêm à mente as empresas da atualidade. Embora o foco esteja nelas, é sempre válido pensar em concorrentes do passado.

Isso significa pesquisar sobre os erros cometidos por negócios do mesmo segmento. Olhar para trás poderá te poupar de erros e prejuízos, portanto, não ignore o histórico do mercado.

3. Identifique os diferenciais competitivos do seu negócio

Um erro comum que alguns empresários cometem é focar demais na concorrência e deixar de olhar para a sua própria companhia. Se a intenção é se destacar, procure identificar os diferenciais do seu negócio.

Por que os clientes devem escolher os seus produtos ou serviços em vez dos concorrentes? Pense nisso!

4. Acompanhe a concorrência, mas sem excessos

É necessário saber o que está acontecendo no mercado, mas sem excessos. Jamais dedique toda a sua energia para o externo, pois isso pode te levar a desfocar do seu próprio negócio.

5. Mantenha um relacionamento cordial com os concorrentes

Concorrente não precisa ser sinônimo de inimigo. Nesse sentido, se houver algum tipo de proximidade, seja em eventos ou no coworking, por exemplo, mantenha um relacionamento cordial e respeitoso.

É claro que nenhum dos lados irá compartilhar segredos estratégicos do negócio. Entretanto, certas informações podem ser transmitidas. Nunca se sabe o que o futuro reserva, de repente, um dia vocês podem se unir em uma parceria, então é bom buscar construir laços positivos.

6. Reforce os valores do seu negócio

Os valores de uma empresa são a sua identidade e esse pode ser um grande diferencial. Podemos usar como exemplo as chamadas empresas verdes, que possuem preocupação ambiental. Muitos consumidores escolhem consumir produtos delas por terem esses mesmos valores.

7. Ofereça um atendimento de excelência

O atendimento é mais um fator que tem sido cada vez mais valorizado, sendo considerado com a mesma importância do que a qualidade dos produtos e serviços. Seja por telefone, redes sociais, mensagem ou outros meios, procure oferecer o melhor atendimento possível.

Para empresas alocadas em coworkings há a possibilidade de contratar o serviço de escritório virtual com atendimento personalizado. Assim, os clientes serão atendidos por uma equipe treinada e as mensagens transmitidas em tempo real.

8. Tenha presença digital

Ter presença digital não é mais um diferencial para as empresas e sim um requisito básico. Entretanto, é possível se destacar através da publicação de conteúdos de qualidade nas redes sociais e da interação com o público.

9. Utilize a estratégia da prova social

Antes de consumir um produto ou serviço, os consumidores atuais procuram comentários de outros clientes na internet. Dessa maneira, conseguem obter a visão sincera de outras pessoas. É fácil obter esse tipo de informação, até mesmo o Google conta com espaço para os chamados reviews de clientes.

A sua empresa pode utilizar esses comentários de clientes para conquistar novos, utilizando a estratégia conhecida como prova social. Eles podem ser exibidos no site e nas redes sociais do negócio.

Dependendo do ramo de atuação da empresa, é válido investir em um tipo mais recente de divulgação, através dos chamados influenciadores digitais. Eles são pessoas comuns que possuem um grande público formado por seus seguidores.

As dicas são parte do conteúdo compartilhado pelos influencers e, se bem planejadas, podem trazer excelentes resultados. Vale a pena considerar contratar uma dessas figuras públicas que fale para o mesmo público que a sua empresa.

Dois pontos importantes são:

  • Não analise apenas o número de seguidores e sim o engajamento. Em muitos casos, os chamados microinfluenciadores trazem resultados mais positivos do que os que possuem números na casa do milhão.
  • Os anúncios devem ser devidamente sinalizados por uma questão de ética e também para respeitar as determinações do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

10. Invista na construção de uma imagem de autoridade

Quando o assunto é smartphone, qual marca vem à sua mente em primeiro lugar? Provavelmente respondeu a Apple, pois a companhia se tornou uma autoridade no segmento. Procure fazer o mesmo no seu ramo de atuação. O objetivo deve fazer com que as pessoas associem o seu produto ou serviço à sua marca.

Quando se trata de lidar com a concorrência, cada detalhe conta. Portanto, esteja atento ao que o público diz e procure sempre oferecer o melhor em qualidade, atendimento e agilidade.