= x

Blog

Início / Blog

Coworking e trabalho híbrido: por que faz sentido para sua empresa?

espaço-trabalho

A pandemia obrigou empresas e profissionais de todo o mundo a se adaptarem ao trabalho remoto. Com o avanço da vacinação e a retomada dos encontros presenciais, a junção de coworking e trabalho híbrido tornou-se uma tendência.

O mercado já vinha demonstrando a importância da flexibilidade nas companhias. Isso porque o antigo padrão de escritório das 8 às 18 já não comporta mais as necessidades de todos os profissionais.

Com isso, muitas empresas estão adotando o trabalho híbrido e os coworkings como forma de oferecer a flexibilidade que os profissionais buscam nesse retorno. Afinal, benefícios padrão, como plano de saúde e vale-alimentação, não são mais considerados diferenciais para reter talentos.

Continue a leitura para saber mais a respeito dessa tendência e descobrir os benefícios que pode oferecer para sua empresa.

Coworking e trabalho híbrido: entenda essa relação

O trabalho híbrido é uma modalidade em que o profissional tem liberdade para escolher onde irá trabalhar. Entre as opções estão: home office, as instalações da empresa, cafés, outras cidades e espaços de coworking.

Inclusive, existe um nome para essa tendência: anywhere office. Traduzindo para o português significa algo como “escritório em qualquer lugar”. A ideia é exatamente dar liberdade para cada profissional escolher seu local de trabalho.

A tecnologia possibilita que equipes trabalhem juntas mesmo com cada funcionário em um lugar. E todos ganham com isso, pois as empresas reduzem custos e os profissionais têm liberdade para fazer suas escolhas.

Dentro desse contexto, os coworkings têm sido a escolha de muitas empresas que se reformularam durante a pandemia. Em vez de manter seus escritórios próprios, elas estão fechando contratos com esses espaços para que seus colaboradores possam utilizá-los.

Dessa forma, os profissionais podem ir determinados dias para o coworking, alternando com o home office ou visitas à sede da empresa. O foco está em oferecer a possibilidade de cada um trabalhar da forma que achar mais produtiva e satisfatória.

Trabalho híbrido x remoto

Durante os meses em que a recomendação era de isolamento social, o trabalho remoto se mostrou a única opção possível para as empresas. E a grande maioria se saiu muito bem com seus funcionários em home office.

Acontece que esse modelo, embora tenha servido bem ao longo dos últimos meses, não é sustentável para muitos. Diversos profissionais sentem falta de contato com outras pessoas e não conseguem se manter tão produtivos assim em casa.

São muitas as questões capazes de comprometer a produtividade no home office. Além do isolamento que é difícil para certos perfis de pessoa, ainda há a questão do barulho gerado por familiares e da falta de estrutura em casa.

Por tudo isso, o trabalho remoto, que parecia ter se tornado definitivo, está dando espaço para o trabalho híbrido. Essa liberdade é muito bem-vinda em uma sociedade que está cada vez mais reconhecendo e respeitando as individualidades de todos.

Além da questão do espaço físico, o trabalho híbrido também possibilita a flexibilidade de horários. Inclusive, a tendência é que os coworkings ofereçam aos seus usuários acesso livre ao escritório, sem limite de dias e horários.

Benefícios proporcionados pelo coworking e trabalho híbrido

As empresas que adotam o trabalho híbrido e o coworking têm acesso a uma série de benefícios e muitos se estendem aos seus colaboradores, confira!

Redução de custos

Para as empresas, a adoção do trabalho híbrido e espaços de coworking, em vez de manter um escritório próprio, representa uma redução significativa de custos. E isso sem perdas em relação a quesitos como estrutura, localização e outras comodidades.

Por ser uma solução baseada no conceito de economia compartilhada, em um coworking os custos são divididos entre outros usuários, o que torna a opção bem mais econômica.

equipe-espaço

Foco total no core business

Uma empresa que possui sede própria precisa cuidar de detalhes relacionados à estrutura física do espaço, como internet, água, luz, telefone, encanamento e outros detalhes.

Em um coworking, todas essas questões ficam a cargo da gestão do espaço. Assim, a empresa pode focar totalmente no seu core business, ou seja, a sua atividade fim. Isso garante uma melhor utilização da equipe em tarefas estratégicas.

Aumento da satisfação e produtividade da equipe

Como falamos anteriormente, os profissionais estão cada vez mais em busca de liberdade. O trabalho híbrido oferece exatamente isso, a possibilidade de trabalhar em horários flexíveis, alternando o home office com o coworking e outros locais.

Essa experiência promove o aumento da satisfação da equipe e, consequentemente, da produtividade. Afinal de contas, colaboradores satisfeitos, que se sentem respeitados e valorizados pela organização, se dedicam e obtêm melhores resultados.

Socialização

A socialização é um fator que fez e faz falta para muitos no home office. Poder conversar com outras pessoas, tomar um café e até fazer amigos é mais um benefício do trabalho híbrido.

Em um coworking, além dos colegas de empresa, é possível criar conexões com outros profissionais. Isso é um grande estímulo para a motivação e até uma oportunidade de fazer networking e fechar boas parcerias para o negócio.

Os escritórios compartilhados contam com espaços de convivência exatamente voltados para a socialização. Dessa forma, é possível descansar, fazer refeições e trocar ideias com outras pessoas.

Estímulo à criatividade

A mente precisa ser estimulada para ter boas ideias, o que também era prejudicado no home office. Acordar, trabalhar, realizar outras atividades e dormir, tudo no mesmo espaço, não é muito estimulante.

Sair para ir a um local totalmente pensado para incentivar boas ideias, com uma decoração criativa, e dividir o espaço com outros profissionais será bastante positivo. É por isso que o coworking tem sido a escolha de muitas empresas.

Coworking e trabalho híbrido: tendências que vieram para ficar

Considerando tudo o que falamos até aqui, podemos concluir que o coworking e o trabalho híbrido não são tendências passageiras e vieram para ficar. Ambos os conceitos vão de encontro a tudo o que os profissionais e as organizações buscam, que é a flexibilidade e a otimização de recursos.

Por tudo isso, essa é uma opção que faz sentido para sua empresa se você tem como objetivo manter os custos enxutos, sem comprometer o desempenho da equipe. O que está esperando para dar esse passo?