= x

Blog

Início / Blog

Coworking: o futuro do trabalho chegou?

sala reunião

O que vem à sua mente quando o assunto é o passado e o futuro do trabalho? Há algumas décadas, o padrão dos escritórios era o layout com mesas separadas por divisórias em que os profissionais iam todos os dias para trabalhar.

Hoje, a situação está um pouco diferente por conta de uma transformação que já estava acontecendo e foi acelerada pela pandemia. Além das divisórias terem sido eliminadas em muitas companhias, há o fato de que os funcionários não precisam ir ao escritório todos os dias. Isso sem contar no aumento de profissionais autônomos.

Os coworkings, forma como são conhecidos os escritórios compartilhados, estão se tornando cada vez mais procurados por se encaixarem perfeitamente a essa nova realidade.

Quer entender melhor a relação entre o coworking e o futuro do trabalho? Siga a leitura e acompanhe a publicação para saber mais.

Por que o coworking é o futuro do trabalho?

Se pudéssemos resumir o passado do trabalho em uma palavra, ela seria padrão. Afinal, a maior parte dos profissionais atuava de modo padronizado, em locais parecidos, realizando tarefas semelhantes e cumprindo sempre o mesmo horário.

Já o presente e o futuro do trabalho combinam mais com a palavra flexibilidade. Hoje, cada vez mais os profissionais buscam adaptar o trabalho à sua vida pessoal e objetivos e não o contrário.

Como resultado, os escritórios padronizados estão sendo deixados de lado e os coworkings se tornando cada vez mais requisitados. O motivo é que os espaços compartilhados são flexíveis em aspectos relacionados tanto ao uso quanto aos custos.

Os coworkers podem ser funcionários de uma empresa ou autônomos. Além disso, têm a possibilidade de irem ao escritório todos os dias ou adotar um sistema híbrido, alternando essas idas ao local com o home office ou viagens profissionais, por exemplo.

Outras características que comprovam a flexibilidade dos coworkings são as opções de serviços. É possível reservar a sala de reuniões ou o auditório quando for necessário e pagar apenas pelo uso. Também dá para trabalhar em uma sala privativa ou mesa rotativa e desfrutar de uma série de serviços.

10 Pontos que mostram por que o coworking é o futuro do trabalho

Veja a seguir uma lista de tópicos que mostram o motivo pelo qual o coworking é o futuro do trabalho. Assim poderá conhecer melhor as vantagens que os escritórios compartilhados podem oferecer, acompanhe!

1. Serviço que se adapta às necessidades dos usuários

Tornar-se usuário de um coworking é ter um serviço que se adapta às suas necessidades. Você pode optar pela modalidade que mais fizer sentido para a sua rotina e atividade, sala privativa ou mesa rotativa, usar a sala de reunião e outros serviços de forma totalmente descomplicada.

2. Possibilidade de focar totalmente na atividade-fim do negócio

Empreendedores que optam pelo coworking não precisam se preocupar com tarefas secundárias, como alugar uma sala comercial, mobiliá-la e contratar serviços de limpeza e manutenção. Tudo é realizado pela gestão do espaço, assim, os coworkers podem focar totalmente no seu negócio e em realizar seu trabalho da melhor forma possível.

3. Otimização dos custos

Por se tratar de uma solução que se baseia no conceito de economia compartilhada, os custos são otimizados. Em vez de arcar com despesas relacionadas a aluguel, água, luz, internet, telefone e outras, você paga apenas o valor da assinatura mensal do plano. Como são várias pessoas usando o espaço, esse valor é mais baixo do que em um espaço particular.

4. É mais sustentável do que um escritório próprio

O coworking é o futuro do trabalho porque facilita a vida dos profissionais e também beneficia o meio ambiente. Como várias pessoas desfrutam do mesmo espaço, recursos como a água e a energia elétrica são otimizados. Se cada coworker tivesse seu próprio escritório o consumo seria muito mais alto.

5. Formação de uma comunidade entre os coworkers

Especialmente na retomada pós pandemia, as pessoas estão sentindo a necessidade de se aproximar umas das outras. Então, essa que já era uma característica marcante do ser humano foi fortalecida.

No coworking você tem a oportunidade de se tornar parte de uma comunidade. Isso significa poder compartilhar conhecimento, dúvidas, inseguranças e construir laços que tornarão a rotina mais leve e produtiva.

trabalho equipe

Os coworkers podem ser funcionários de uma empresa ou autônomos.

6. Facilidade no acesso a serviços que beneficiam o negócio

Existem detalhes capazes de fazer a diferença em um negócio, proporcionando praticidade e transmitindo mais credibilidade aos clientes. São exemplos disso serviços como: recepção, atendimento telefônico, gestão de correspondências, sala de reunião, cabine com isolamento acústico para call, entre outras facilidades.

7. Flexibilidade de horários

Os horários flexíveis são muito interessantes para empreendedores que têm liberdade para definir sua rotina. Além disso, essa tem sido uma aposta das empresas para manter seus colaboradores motivados e reter talentos.

Diferentemente de escritórios tradicionais, em coworkings os usuários decidem seus horários. No Club Coworking o uso do espaço é livre, pois o acesso fica disponível 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

8. Possibilidade de expandir o negócio de forma simplificada

Quando se abre um negócio, geralmente ele começa pequeno, com poucos funcionários ou até mesmo nenhum, contando apenas com o empreendedor. No entanto, a intenção é que a demanda cresça com o passar do tempo, sendo necessário realizar mais contratações.

No coworking expandir o espaço do escritório é extremamente simples. Se o plano incluir mesas rotativas, basta incluir novas posições. Se for uma sala privativa, é possível reposicionar as divisórias ou migrar para uma sala maior.

9. Ambiente saudável que contribui para o bem-estar

Não dá para falar sobre o futuro do trabalho sem citar a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos profissionais. Coworkings são espaços pensados para impulsionar a produtividade, mas também para estimular o equilíbrio, as pausas para o descanso e o bom relacionamento entre os usuários.

10. Contratos objetivos e sem amarras

Por último, mas não menos importante, está o fato de que os contratos do coworking são muito mais simples do que costumam ser os tradicionais para alugar salas comerciais. Afinal de contas, a ideia é que os coworkers fiquem por conta dos benefícios e não por estarem presos a cláusulas contratuais.

Se deseja fazer parte do futuro do trabalho e desfrutar de todas as vantagens envolvidas, venha se tornar membro do Club Coworking!