Com a facilidade do trabalho remoto, muitas empresas e profissionais se perguntam se devem optar pelo coworking ou home office. Em ambos os casos é preciso considerar dois pontos principais: a produtividade e o bem-estar.
Afinal, embora o home office represente um custo quase nulo, para muitas pessoas resulta em uma queda no ânimo e na produtividade. Então, é necessário analisar todo o contexto para tomar a melhor decisão.
Continue a leitura para saber mais sobre as duas possibilidades e verificar qual é a mais interessante para você e sua empresa. Vamos lá?
Coworking ou home office: conheça as particularidades de cada um
No passado, a única opção existente era ir todos os dias até a empresa, cumprindo um horário predefinido. Com o surgimento da internet e de equipamentos sem fio, tornou-se possível fazer diversos tipos de atividades remotamente.
Hoje, diversas funções podem ser realizadas à distância, até mesmo algumas de atendimento ao público, como de secretaria e portaria, por exemplo. Então, não há limitações para que um profissional trabalhe em outro local que não seja o escritório.
Quando se fala em trabalho remoto, o lugar mais comum que muitos pensam é em casa, na modalidade conhecida como home office. Contudo, nem todos conseguem se manter produtivos dessa forma e é neste ponto que entra o coworking.
Os coworkings são espaços voltados para profissionais de diferentes áreas. Eles contam com áreas com diversas estações de trabalho, salas de escritório, de reunião, auditório, cozinha e área de convivência. Para usar, basta escolher um plano e pagar uma assinatura mensal.
Profissionais freelancers já eram presença garantida em coworkings. Mas, nos últimos anos, diversas empresas também começaram a migrar para esse tipo de escritório, especialmente na retomada pós-pandemia. Assim, proporcionam um local organizado e confortável para a equipe sem arcar com todos os custos.
Desafios do home office
Não precisar se deslocar e trabalhar em casa se mostra bastante prático, principalmente para quem mora em grandes cidades. Contudo, a longo prazo essa rotina pode se tornar exaustiva mentalmente.
Para quem vive com outras pessoas e tem filhos pequenos, conseguir se concentrar no trabalho pode ser bastante desafiador. Afinal de contas, nem sempre os familiares compreendem que não podem interromper a todo o momento ou fazer barulho.
Se não houver controle, pequenas interrupções ao longo do dia, somadas, são capazes de representar horas de produtividade perdidas. Então, ao final do expediente a pessoa se vê exausta sem ter conseguido realizar tudo o que precisava.
Até aqui pode parecer que, para quem mora sozinho, é mais simples manter uma rotina de home office. Mas a verdade é que depende, pois há indivíduos que ficam tranquilos sem companhia, enquanto outros não se relacionam bem com a solidão.
Assim, podemos resumir em dois pontos os principais desafios do home office: conseguir manter o ambiente tranquilo para se concentrar e lidar bem com esse silêncio. Para cada perfil de profissional um lado pesa mais e, claro, há aqueles que conseguem trabalhar tranquilamente, sem prejuízos ao seu bem-estar emocional e produtividade.
Vantagens do coworking
Os profissionais que encontram desafios para se adaptar ao home office podem recorrer ao coworking. Embora seja necessário se deslocar e arcar com os custos do serviço, são oferecidas facilidades que compensam o esforço e o investimento.
Veja quais são as principais vantagens que o coworking oferece que não existem no home office.
Ter um local limpo e organizado para trabalhar
Trabalhar em um ambiente bagunçado não é nada agradável e nem estimulante. Mesmo que você consiga se sentar na mesa e fazer suas atividades no computador, ter objetos espalhados e um chão sujo atrapalha o foco.
No coworking o ambiente é frequentemente limpo e os usuários não precisam ter nenhuma preocupação quanto a isso. A gestão do local é a responsável por cuidar desses detalhes, permitindo aos residentes foco total em suas atividades.
Conseguir se concentrar sem interrupções dos familiares
Para quem tem dificuldade de trabalhar em casa sem ser interrompido pelos familiares, o coworking é a salvação. Afinal, você chega no local e pode deixar o celular desligado para direcionar todo o foco às atividades profissionais.
Quem precisa estar em um ambiente restrito para manter a concentração pode optar pela sala de escritório privativa. Assim, tem seu espaço reservado sem estar isolado, pois pode conviver com os demais nas áreas de uso comum.
Espaços para a realização de reuniões presenciais e online
Profissionais que costumam realizar reuniões podem receber os convidados no coworking e usar uma sala específica para essa finalidade. Quem atua no home office, quando precisa se reunir com alguém acaba recorrendo às chamadas de vídeo ou tem que se deslocar.
Nos casos em que uma videochamada for suficiente, dá para usar as cabines de call. São espaços com isolamento acústico para fazer reuniões virtuais reservadamente, sem interrupções geradas por ruídos externos.
Interagir com outras pessoas
Enquanto no home office falta interação, no coworking isso acontece naturalmente e em várias situações. Poder fazer uma pausa para um café e conversar com colegas é uma forma de aliviar o cansaço após horas trabalhando.
Vale mencionar que a interação também é estimulada no tradicional happy hour semanal. Para quem se sente só trabalhando em casa, ser um coworker é uma oportunidade para se tornar parte de uma comunidade.
Ambiente que estimula a produtividade
Em casa, há distrações por todos os lados, já o coworking é um ambiente que estimula a produtividade. Olhar para os lados e ver pessoas trabalhando gera um estímulo para fazer a mesma coisa.
Trabalho híbrido: opção que reúne coworking e home office
Existem pessoas de diferentes perfis, por isso, há quem se adapte bem ao home office e outros que encontram desafios que tornam essa rotina complicada. Uma opção que muitas empresas estão adotando é o trabalho híbrido e o coworking é um ótimo local para realizar esse revezamento.
Nessa modalidade, os profissionais alternam idas ao escritório com outros dias trabalhando em casa. Então, a necessidade de deslocamento é reduzida, mas sem prejudicar o contato com outras pessoas.
Ao optar pelo coworking, escolha um local com experiência no ramo que ofereça um serviço de excelência, como o Club Coworking!