= x

Blog

Início / Blog

Coworking vs Aluguel: mais economia para o seu negócio

empresa-coworking

Se você está em busca de mais economia para o seu negócio, vale a pena comparar os custos de coworking vs aluguel para encontrar a melhor opção. Afinal, com um orçamento mais enxuto é possível investir no crescimento da empresa e alavancar os resultados.

Nesta publicação iremos fazer uma comparação sobre os custos relacionados a um espaço de coworking e o aluguel de uma sala comercial para montar um escritório próprio. Siga a leitura e saiba qual opção é capaz de trazer mais economia sem prejudicar a qualidade.

Coworking vs Aluguel: comparativo de custo

Há alguns anos, os coworkings eram espaços mais procurados por profissionais autônomos, que têm liberdade para escolherem onde trabalhar. Mais recentemente, empresas também começaram a procurar esse serviço como forma de oferecer flexibilidade aos funcionários e cortar custos.

Confira alguns pontos comparativos entre as duas opções.

Número de funcionários

Ao alugar uma sala comercial, os custos serão os mesmos se a equipe tiver dez ou vinte pessoas. Já em um coworking, o contrato pode ser feito considerando o número de usuários, assim, os custos são otimizados.

Grandes empresas que estão aderindo a essa modalidade de trabalho contratam um número X de estações de trabalho. Então, dão aos seus funcionários a liberdade para revezar entre idas ao local e home office, modalidade conhecida como trabalho híbrido.

Localização

Mais um quesito importante a se comparar é a localização, que costuma ter um grande peso sobre o valor do aluguel. Uma sala localizada em uma área nobre da cidade terá um valor bem mais alto do que outra em uma região mais afastada.

Quando se trata de empresa, a localização é um fator relevante, tanto para os funcionários irem trabalhar com facilidade, quanto para clientes e fornecedores irem a reuniões. Dessa forma, alugar um espaço distante do centro comercial para economizar pode acabar gerando certos obstáculos.

Quando se trata de coworkings, esses escritórios costumam ficar localizados em áreas privilegiadas, como centros comerciais. Por se tratar de um serviço baseado em economia compartilhada, os valores são bem mais acessíveis do que manter um escritório próprio.

Estrutura

Os custos para manter um escritório próprio não se resumem ao aluguel. É preciso considerar as despesas com água, luz, internet, telefone, limpeza do espaço, além de equipamentos como geladeira, micro-ondas, ar condicionado, móveis e outros.

Em um coworking tudo está pronto, assim, os profissionais precisam apenas levar seu notebook e pronto, poderão se conectar à internet do espaço e começarem a trabalhar.

Trocar o aluguel de uma sala comercial por um coworking é, também, trocar diversos boletos por um só. Com isso, além de economia também se tem mais praticidade.

E as comodidades?

Não dá para falar apenas de custos sem citar as comodidades, afinal, quando pagamos por algo desejamos obter benefícios, certo? Então vamos a eles!

Preocupação com a estrutura

Quando se é proprietário de um escritório, qualquer problema relacionado à estrutura do local é sua responsabilidade. Assim, um entupimento, uma queda do sinal de internet, ar condicionado com defeito, tudo deve ser resolvido por você.

Esse tipo de situação, quando se torna frequente, pode atrapalhar um profissional em seu dia a dia de trabalho. Em vez de prospectar clientes, por exemplo, ou realizar outras tarefas do negócio, será necessário resolver essas situações que não estão relacionadas à sua atividade principal.

Em um coworking os profissionais não precisam ter nenhuma outra preocupação além do seu trabalho. Sua única obrigação é pagar o valor pelo uso do espaço e pronto. Qualquer eventualidade que aconteça é responsabilidade da gestão do local.

escritório-coworking

Recepção

Se você desejar ter uma recepção no seu escritório próprio terá que arcar com mais esse custo. Se o prédio contar com esse serviço, o atendimento poderá ser um pouco mais geral, sem aquela humanização importante para recepcionar bem clientes e parceiros de negócios.

Em um coworking, o pessoal responsável pela recepção é preparado para atender bem a todos os que forem encontrar algum profissional membro do espaço. Assim, se tem um toque mais pessoal e acolhedor que faz toda a diferença.

Networking

Na sua sala comercial, irão apenas você e seus funcionários. Mesmo que seja um prédio de escritórios, há poucas oportunidades para se fazer networking. Afinal, todos estão sempre com pressa, entrando e saindo do local.

Em um coworking são diversos profissionais e empresas dividindo o mesmo espaço. Mesmo aqueles que optam por salas individuais acabam tendo bastante contato com os demais.

Desses contatos podem surgir grandes parcerias de negócios, indicações, além do compartilhamento de ideias, ótimo para profissionais que estão em busca de crescimento.

Segurança

Mais uma vez, devemos lembrar que no seu espaço a responsabilidade é quase que totalmente sua. Mesmo que o proprietário do imóvel tenha suas obrigações, é você quem deve manter tudo funcionando corretamente e de forma segura.

Comparando aos coworkings, esses espaços já possuem seus próprios dispositivos de segurança. É realmente uma opção em que você pode focar totalmente no seu trabalho, sem precisar se ocupar de outras questões.

Área de convivência

Por fim, temos outra facilidade encontrada em um coworking, que é a área de convivência. Poder fazer pausas do trabalho para tomar um café e conversar com colegas da empresa e outros frequentadores do espaço poderá render bons momentos.

Esses intervalos são importantes para desopilar e poder voltar às atividades em seguida com as energias renovadas. Por mais que seja possível ter essa experiência em um escritório próprio, o fato de ter contato com pessoas diferentes a torna ainda mais interessante.

Coworking vs Aluguel: conclusão

Depois de toda essa comparação, podemos concluir que, além de economia, o coworking oferece muito mais comodidade e benefícios.

Você paga apenas uma conta em vez de várias, tem acesso a uma estrutura totalmente preparada e pensada para o trabalho, e pode se ocupar totalmente do seu negócio.

Isso mostra o porquê de os coworkings estarem se tornando cada vez mais a escolha de profissionais autônomos, startups e até grandes empresas. Esse modelo de escritório compartilhado vai de encontro a todas as tendências da atualidade, de otimização de custos à troca de experiências com outros profissionais. Assim, podemos afirmar que os coworkings representam o futuro do trabalho!