Os espaços compartilhados vêm se tornando uma importante tendência nos últimos anos. Novas empresas e até as que já estão consolidadas no mercado descobriram as facilidades que os coworkings oferecem, especialmente em relação ao processo de crescimento do negócio.
Os coworkings, além de oferecerem potencial economia em comparação com aluguéis convencionais, permitem ampliar ou até reduzir os espaços corporativos. Se houver a necessidade de ter mais colaboradores no escritório, não há dificuldades para instalá-los.
Vamos entender melhor como os espaços compartilhados acompanham o crescimento de uma empresa?
O que são espaços compartilhados?
O conceito de economia compartilhada ganhou grande relevância no meio corporativo por permitir alinhar as atividades empresariais ao cenário atual. O serviço oferecido pelos espaços compartilhados para empresas se baseia nessa ideia.
Nesse sistema, ao invés de cada empresário alugar uma sala comercial exclusiva, há o compartilhamento de um espaço. Essa união permite fazer uma grande economia e ter acesso a uma série de facilidades. Isso sem contar a possibilidade de trocar experiências e ampliar a rede de contatos.
Em alguns espaços coletivos, os usuários compartilham o mesmo espaço, sem paredes, com cada um em sua estação de trabalho. Há também opções de escritórios compartilhados com salas privativas. Dessa forma, se tem a mesma experiência de trabalho de um escritório convencional, mas com as vantagens do compartilhamento da estrutura.
Para muitos empresários, é impossível arcar com os custos de água, luz, telefone, internet, aluguel, entre outros, de um escritório individual. Então, os espaços compartilhados surgem como uma alternativa viável e que, geralmente, ainda tem o bônus de uma localização estratégica.
Espaços compartilhados: como acompanham o crescimento da sua empresa?
Quando um empresário aluga um escritório convencional, normalmente, não tem perspectivas de ampliar ou reduzir o espaço. Se existe a possibilidade de ampliação, essa envolve uma série de custos e investimentos que acabam sendo empregados em um espaço que não é propriedade da companhia.
Obviamente, quando um empreendedor inicia um negócio, deseja que ele prospere e cresça. Contudo, esse crescimento e seu ritmo podem não ser tão facilmente previstos. Então, pode acontecer de rapidamente ser necessário ter um espaço maior para mais colaboradores.
Pular de aluguel em aluguel não é prático e pode gerar multas por quebra de contrato, dependendo do tempo em que isso ocorre. E ainda tem a parte burocrática de alterar o endereço fiscal do empreendimento a cada mudança.
Por essas questões, os espaços compartilhados no coworking estão se tornando uma alternativa tão valorizada pelas empresas, inclusive as que já estão consolidadas. É um espaço versátil em que é possível alocar mais colaboradores se for necessário, sem nenhum tipo de transtorno.
Continue lendo para entender mais sobre como essas vantagens acompanham o crescimento do negócio.
1. Sala privativa
Como explicamos ao longo da postagem, os espaços compartilhados oferecem opções de mesas rotativas e salas privativas. As mesas rotativas são estações de trabalho onde os usuários trabalham lado a lado. Já as salas privativas são espaços exclusivos, salas particulares, dentro do escritório compartilhado.
Para as empresas, a sala privativa é uma excelente alternativa, uma vez que facilita o eventual crescimento do empreendimento. O mais interessante é que o empresário pode adequar o seu plano conforme o crescimento do negócio. Ou seja, enquanto não precisa de tantos recursos ou espaço, paga menos.
Se for necessário ampliar o espaço da empresa para receber mais colaboradores, isso pode ser facilmente resolvido. As salas dos espaços compartilhados foram pensadas para atender as necessidades dos usuários e, dessa forma, são modulares e flexíveis. As divisórias podem ser reposicionadas, permitindo receber mais pessoas.
Também é possível trocar de sala sem transtornos, pois os escritórios são devidamente mobiliados e estão prontos para receber os usuários. Apenas as pessoas mudam de sala, não existe a necessidade de desmontar móveis e nem transferir nada.
2. Sala de reuniões
O crescimento de uma empresa pode gerar a necessidade de fazer reuniões com clientes e fornecedores. Esse é mais um ponto em que os espaços compartilhados acompanham tal evolução, pois contam com salas de reunião equipadas para esses encontros.
Essas salas podem ser alugadas por preços bem mais em conta para os usuários dos escritórios compartilhados. O mais interessante é o fato de pagar apenas pelo tempo de uso. Do ponto de vista financeiro, é bem mais interessante.
A manutenção de uma sala de reunião em um aluguel tradicional gera uma série de custos e nem sempre oferece o retorno desejado, afinal não é sempre que seu uso é necessário. Porém, não ter um espaço adequado e com a devida infraestrutura, pode comprometer o relacionamento com os clientes.
3. Serviço de recepção
Outra vantagem dos espaços compartilhados é a possibilidade de contar com um serviço de recepção. Há profissionais devidamente capacitados para direcionar os clientes e fornecedores da sua empresa. Esse é um elemento que não só acompanha o crescimento, como também contribui para ele.
O atendimento de recepção e telefônico (que pode ser contratado) oferece mais seriedade para a imagem corporativa do seu empreendimento. O fato de as pessoas ligarem para o número da sua empresa e serem atendidas de forma personalizada agrega valor ao trabalho da companhia.
4. Economia que impulsiona a empresa
A redução de custos é mais um benefício que, além de acompanhar, contribui para o crescimento da sua empresa. Como já mencionamos, no modelo de escritório compartilhado há a divisão de custos entre os usuários do espaço, com tudo incluído na assinatura.
Esse compartilhamento dos custos gera uma significativa economia. Em médio e longo prazo, os valores economizados podem se tornar a base para investimentos que levarão ao crescimento do empreendimento.
5. Localização estratégica
Também é importante reconhecer que ter um endereço comercial bem localizado impacta na boa imagem da sua empresa. Certamente, é um fator que ajuda a impulsionar novos negócios e o estabelecimento de boas relações no mercado.
Quanto mais a sua companhia for bem vista pelos clientes e fornecedores, mais chances terá de fechar bons negócios. É um círculo virtuoso que resulta em crescimento, elevando a empresa ao próximo nível.
Os espaços compartilhados do Club Coworking são excelentes alternativas para empresas em todos os estágios no mercado! Aproveite para conferir outras postagens do blog Club Coworking sobre empreendedorismo, negócios e muito mais.