O home office já é uma realidade para muitas empresas. São várias as organizações que flexibilizam a rotina de seus funcionários, permitindo que eles trabalhem de casa. Entretanto, diante de medidas de isolamento social, essa modalidade de trabalho às vezes pode se transformar em uma armadilha.
A ideia de que trabalhar em casa é algo incrível e que só tem benefícios não é verdadeira. Se o profissional não tiver uma rotina disciplinada e organização, os resultados não saem.
A seguir, descubra como melhorar sua produtividade no home office. Vale a pena seguir essas recomendações!
1. Planeje as tarefas que fará durante o dia
É preciso que você saiba exatamente o que vai fazer durante o dia. É claro que haverá imprevistos, reuniões de última hora ou problemas para resolver. Entretanto, você deve ter uma agenda ou cronograma de atividades para se nortear. O ideal é fazer um checklist e eliminar as tarefas assim que elas forem concluídas.
2. Monte um ambiente propício para o trabalho
Nem pense em trabalhar na cama com o computador no colo ou – pior ainda – de pijama! Escolha um cantinho de casa em que você tenha tranquilidade e conforto para trabalhar. Se não tiver um escritório, vale improvisar até na mesa de jantar, desde que ela esteja o mais livre possível de interferências externas.
3. Determine horários de trabalho
A flexibilização de horários é uma das maiores vantagens do home office. Entretanto, isso não significa trabalhar sem parar ou poucas horas por dia. É fundamental que haja equilíbrio entre essas tarefas e lazer, atividades físicas, tarefas domésticas, etc. Vale organizar seu dia com base nisso e não ultrapassar horários, ok?
4. Estabeleça metas e programe intervalos
Crie metas diárias para elevar a produtividade. Vale estabelecer tarefas a curto, médio e longo prazo para sair da zona de conforto. Estimule-se a fazer mais em pouco tempo e dê-se uma recompensa caso consiga atingir esses objetivos. Intervalos de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia, ajudam a elevar a produtividade e obter melhores resultados.
5. Mantenha a casa e sua mesa organizadas
A bagunça prejudica o rendimento e a concentração. Por isso, é fundamental que você mantenha sua casa organizada antes de começar a trabalhar. Arrume a cama, lave as louças e evite deixar roupas e outros itens espalhados. Quando mais organização, melhores os resultados no trabalho.
Além de todas essas dicas, é fundamental investir em uma boa alimentação e se manter hidratado quando estiver trabalhando em casa, ok?
Capriche na organização e melhore como profissional mesmo em tempos desafiadores!