Você sabia que hoje é celebrado o Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação? Também chamado de Girls in ICT Day, é uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) voltada para a tecnologia e comunicação.
Vamos saber mais sobre o significado deste dia e como as empresas podem contribuir com a causa? Continue a leitura!
27 de abril: Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação
O Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem origem em uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Tudo começou em 2010, quando a UIT lançou a campanha “Girls in ICT” (Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação). O objetivo era aumentar a participação feminina na indústria de tecnologia e incentivar mais meninas a considerarem carreiras em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Através da campanha foi criado o Dia Internacional das Meninas em TICs, em 2011. Desde então, a data é celebrada na quarta quinta-feira de abril em vários países do mundo, levando seu propósito cada vez mais longe.
São realizadas atividades e programas para incentivar meninas a seguirem carreiras na tecnologia e aumentar a diversidade de gênero no setor. O objetivo é criar um futuro onde as mulheres possam exercer todo o seu potencial nas áreas relacionadas, contribuindo para a inovação e o progresso tecnológico.
Importância da participação feminina na tecnologia
Iniciativas como essa são importantes porque muitas meninas não têm acesso a oportunidades e recursos para desenvolver habilidades em tecnologia. Muitas vezes, elas enfrentam barreiras culturais e estereótipos de gênero que as desencorajam a buscar carreiras na área.
O Dia das Meninas nas TIC visa mudar essa realidade, encorajando meninas e mulheres a seguirem seus sonhos e descobrir todo o potencial que têm para oferecer ao mundo da tecnologia.
Vale mencionar que não são apenas as mulheres que ganham com isso e sim toda a sociedade. Segundo relatório da McKinsey, empresas que valorizam a diversidade alcançam os seguintes benefícios:
- Desempenho superior;
- Recrutamento de talentos mais qualificados;
- Profissionais mais comprometidos;
- Retenção de funcionários mais efetiva do que equipes que não priorizam a diversidade e a inclusão.
Isso sem contar nos prejuízos financeiros. A ONU Mulheres, através do relatório UN Women’s Gender Snapshot de 2022, revelou as consequências da falta de mulheres no universo tecnológico.
Considerando apenas os últimos dez anos, países de baixa e média renda deixaram de ter seu produto interno bruto aumentado em 1 trilhão de dólares. Se nada for feito até 2025, a estimativa é que essa perda aumente para 1,5 trilhão.
Por que existem poucas mulheres na tecnologia?
Existem várias razões pelas quais existem poucas mulheres na tecnologia. Confira a seguir algumas possíveis explicações.
Estereótipos de gênero
A tecnologia é frequentemente vista como um campo dominado por homens, levando as mulheres a sentirem que não pertencem aos setores relacionados. Assim, muitas meninas que poderiam construir carreiras brilhantes, sequer chegam a cogitar a área.
Falta de representatividade
Quando as meninas não veem outras mulheres trabalhando na tecnologia, acreditam que esse tipo de carreira não é para elas. Isso pode ser agravado pelo fato de que, em diversos países, existem empresas do setor com uma cultura que não é receptiva para mulheres, levando a um ambiente de trabalho hostil.
Viés inconsciente na contratação
Você já ouviu falar em viés inconsciente? São preconceitos ou estereótipos que podem afetar nossas decisões e ações de forma inconsciente. Esses preconceitos são muitas vezes baseados em nossa experiência, cultura e valores, sendo difíceis de reconhecer e combater.
Dessa forma, os empregadores não percebem que estão favorecendo homens durante o processo de contratação. Eles podem impensadamente valorizar habilidades que são mais comumente associadas ao gênero masculino, ignorando currículos de candidatas altamente qualificadas.
Desigualdade salarial
As mulheres geralmente ganham menos do que os homens em cargos de tecnologia, o que pode tornar a carreira menos atraente. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a diferença salarial entre homens e mulheres no Brasil chegou a 22%.
Como as empresas podem apoiar a causa?
Existem várias ações que as empresas podem realizar para apoiar a causa de mais mulheres na tecnologia. Confira algumas possíveis estratégias!
Estabelecer metas de diversidade
As empresas podem definir metas para aumentar a diversidade de gênero em suas equipes de tecnologia. Para isso, é válido definir objetivos para a contratação de mulheres, bem como metas para o desenvolvimento e promoção das profissionais para cargos de liderança.
Rever os processos de contratação
Mais um tipo de ação relevante envolve revisar processos de contratação. É preciso garantir não haver preconceitos inconscientes que impeçam mulheres de serem contratadas para cargos de tecnologia, utilizando critérios de seleção objetivos e padronizados.
Conclusão
O Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação é uma oportunidade para destacar a importância da igualdade de gênero e da diversidade nas áreas de tecnologia.
O Club Coworking apoia essa ideia e tem orgulho de ter entre os residentes e colaboradores das nossas unidades, mulheres brilhantes!