= x

Blog

Início / Blog

Domicílio fiscal: saiba o que é e como o coworking pode ajudar

Endereço para receber correspondências

Existem termos desconhecidos pelas pessoas em geral e podem causar surpresa na hora de abrir um negócio. Na publicação de hoje falaremos sobre um deles, o domicílio fiscal. Você sabe o que isso significa?

Continue a leitura para entender o significado desse termo, sua importância na abertura de um negócio e descobrir como o coworking pode ajudar. Já adiantamos que é muito mais simples do que o nome formal faz parecer. Vamos lá?

O que é domicílio fiscal?

Um dos dados solicitados pelos órgãos responsáveis para abrir uma empresa é um endereço para o envio de correspondências com fins de tributação. Por isso, precisa ser um local seguro, para ter a garantia de que os boletos de impostos e outras notificações chegarão corretamente.

O domicílio fiscal pode ou não ser no mesmo local em que são realizadas as atividades da empresa. Hoje, com a facilidade de gerir negócios à distância, é comum que os endereços sejam diferentes.

Como o domicílio fiscal envolve obrigações relacionadas a tributos, alterá-lo pode ser um pouco burocrático. Então, o ideal é informar um endereço em que não haja o risco de troca, lembrando que geralmente não é permitido usar o endereço residencial. Mais adiante explicaremos como o coworking pode ajudar nessa questão.

Qual a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial?

O endereço comercial é aquele que representa uma empresa comercialmente. Isso significa ser o local que será indicado em materiais de divulgação do negócio, nas redes sociais e site institucional.

Embora seja bastante importante do ponto de vista dos negócios, não envolve questões oficiais como o domicílio fiscal. Então, nesse caso, o foco está em uma localização que transmita confiança e uma imagem positiva aos clientes.

Pode não parecer, mas o local em que uma empresa está baseada pode gerar efeitos positivos ou negativos. Se você vai contratar os serviços de um advogado e o escritório fica em um prédio bem localizado e moderno, já se cria uma primeira impressão positiva. Esse é o papel do endereço comercial.

Voltando ao domicílio fiscal, a função é mais burocrática e o foco é ser um local onde as correspondências possam chegar e ficar seguras, sem o risco de extravios. O mesmo endereço pode ser usado para as duas funções, mas por uma questão de mobilidade do empreendimento, talvez essa não seja a opção mais prática.

Como o coworking pode ajudar com o domicílio fiscal?

Como deu para perceber até aqui, o domicílio fiscal não precisa, necessariamente, ser o endereço onde as atividades da empresa são realizadas. Isso proporciona mais praticidade aos empreendedores, que têm mais liberdade para administrar o seu negócio.

O coworking pode ajudar através do serviço de escritório virtual. Ao contratá-lo, você pode usar o endereço do espaço para fins comerciais e fiscais. Assim, as correspondências relacionadas às questões fiscais chegarão em um local seguro e serão prontamente direcionadas a você.

Se você tem uma empresa onde a equipe atua remotamente ou mesmo é um profissional freelancer e precisa viajar com frequência, essa é a solução perfeita! Afinal, poderá se ausentar tranquilamente ou até mudar a localização do empreendimento, sem a necessidade de alteração do domicílio fiscal.

Para usar basta realizar a contratação do escritório virtual, que poderá ser parte de um pacote com outros serviços. Com isso, você terá acesso a opções, como: administração de correspondências, número de telefone exclusivo, atendimento personalizado, transmissão de recados, dias de uso do escritório, entre outras.

Vantagens do domicílio fiscal no coworking

Entre pessoas que ainda não conhecem as facilidades do coworking, é comum surgir a seguinte dúvida: não é mais simples alugar um espaço para ser a sede da empresa e usar seu endereço para fins comerciais e fiscais?

A verdade é que a locação de um imóvel para uma sede própria envolve custos altos, especialmente se estivermos falando de uma região nobre, próximo a empreendimentos de sucesso.

Além disso, o negócio pode passar por mudanças, precisando aumentar ou reduzir o espaço. Uma mudança pode envolver multa por rescisão de contrato antes do prazo, burocracias para alteração de domicílio fiscal, desperdício de materiais impressos com o endereço comercial, entre outros.

Por tudo isso, o coworking se apresenta como uma solução econômica, prática, segura e capaz de proporcionar diversas vantagens. Veja quais são as principais a seguir.

Endereço sólido

É importante que o domicílio fiscal informado ao abrir um negócio seja sólido, ou seja, não precise ser alterado tão cedo. Ao contratar o serviço em um coworking sério, você terá a tranquilidade de não precisar lidar com os processos de alteração.

Domicílio fiscal, saiba mais.

União de domicílio fiscal e endereço comercial

Anteriormente explicamos que o domicílio fiscal não precisa ser o mesmo para fins comerciais. No entanto, se for possível, é mais uma facilidade que você terá. A contratação do escritório virtual dá direito ao uso do endereço para as duas finalidades.

Redução de custos

Alugar um espaço para montar um escritório próprio e usar o endereço como domicílio fiscal envolve uma série de custos. Além do aluguel, é preciso investir em mobiliário e pagar mensalmente despesas, como telefone, internet, energia, água etc. No coworking esses custos são reduzidos por ser um espaço compartilhado. 

Segurança

Se você contratar o serviço de escritório virtual de um coworking sério e com anos de história, poderá ficar tranquilo, pois não precisará realizar alterações no registro da empresa. 

Mobilidade

Se faz parte da sua rotina profissional viajar ou mesmo pensa em se tornar um nômade digital, ter o domicílio fiscal em um coworking irá proporcionar a segurança que precisa para seguir com esses planos. Afinal, saberá que as correspondências serão recebidas e encaminhadas a você.

Possibilidade de desfrutar da estrutura física do coworking

Por fim, há a possibilidade de desfrutar também da estrutura física do coworking. Dessa maneira, terá acesso a:

  • Espaço confortável para trabalhar;
  • Sala de reunião para receber clientes;
  • Facilidade para fazer networking com colegas;
  • Transmitir credibilidade aos clientes através da localização e da estrutura da sua empresa.

Quer obter todos esses benefícios? Conheça os planos de escritório virtual do Club Coworking e conte com um domicílio fiscal sólido!