= x

Blog

Início / Blog

Economia local e espaços de coworking: entenda a relação

Economia local.

Você sabia que existe uma relação direta entre economia local e coworking? Os benefícios desses espaços de trabalho compartilhados para as empresas que neles se instalam são amplamente conhecidos. Contudo, há também contribuições significativas para o crescimento da economia local.

De maneira geral, as empresas de maior porte que possuem estrutura física própria ficam localizadas em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Essa localização facilita a aquisição de matérias-primas de fornecedores do mesmo porte com sede na mesma região.

Por outro lado, as companhias de menor porte que se instalam em espaços de trabalho compartilhados estão situadas em áreas mais urbanizadas e tendem a apostar em fornecedores locais.

Isso significa que o coworking cria um tipo de círculo virtuoso em que uma empresa inicia suas atividades e gera oportunidades de negócios para outras. Ao longo da publicação explicaremos com mais detalhes esse contexto, acompanhe!

Relação entre economia local e coworking

A principal característica dos espaços de coworking é reunir em um único local empresas de diferentes segmentos. Isso significa que nesses escritórios há um número considerável de profissionais, que também são consumidores.

Os estabelecimentos comerciais no entorno do coworking passarão a contar com mais clientes. Restaurantes, lojas, academias, salões de beleza, mercados, farmácias, entre outros, têm a sua clientela ampliada significativamente pelos coworkings.

Os coworkers que conhecem os estabelecimentos da região, podem se tornar seus divulgadores para familiares e amigos. Percebeu como a simples presença de um coworking em um local pode estimular a economia do entorno e contribuir para o seu crescimento?

E claro que não podemos deixar de mencionar as parcerias que podem ser firmadas entre os profissionais que atuam no coworking. A convivência e troca de experiências que acontece nesse espaço estimula o networking e o desenho de soluções inovadoras para ambos os envolvidos.

Potencial dos espaços de coworking para economia local

A rotina profissional atribulada demanda o máximo de praticidade no dia a dia e, dessa forma, é normal que as pessoas procurem fazer as suas compras em locais próximos do seu trabalho. Essa é uma ótima estratégia porque, assim, conseguem resolver suas questões pessoais no horário do almoço ou até naqueles 15 minutos de pausa. 

A vida das pessoas costuma estar centrada no entorno do seu trabalho e isso contribui para o crescimento da economia local. E, além dos empreendimentos de atendimento de demandas pessoais, não podemos nos esquecer dos fornecedores de matéria-prima para empresas.

Os fornecedores de menor porte situados mais próximos das áreas urbanas podem fechar negócios com as empresas dos espaços compartilhados.

Coworking e economia local: conheça melhor os impactos positivos

Compartilhamento se tornou uma das palavras mais relevantes no contexto atual e tem se mostrado a solução para empresas de diferentes segmentos. Os serviços colaborativos fazem parte do nosso dia a dia e oferecem mais dinamismo para podermos concluir todas as atividades em tempo hábil.

Por exemplo, quando você não tem tempo de preparar o jantar, o que faz? Provavelmente, muitas pessoas responderão que usam um aplicativo de delivery para pedir aquela pizza ou até um prato saudável. Independentemente de qual seja seu gosto pessoal para comida, o app de entregas atende. 

Os espaços de coworking, tal qual os apps de entrega, são exemplos de modelos de economia colaborativa. Afinal, sai bem mais em conta dividir um bom local de trabalho do que pagar sozinho por um espaço mais ou menos.

O fazer juntos permite que todos realizem seus objetivos e cresçam paralelamente. Confira a seguir quais são os principais impactos positivos que os coworkings podem ter na economia local em que estão inseridos.

1. Criação de uma rede de apoio de pequenas empresas

Uma pequena empresa que inicia suas atividades em um espaço compartilhado de coworking pode se tornar uma grande apoiadora e incentivadora local.

Por exemplo, imagine um contador que se instala em um coworking e logo começa a oferecer os seus serviços para pequenos empreendimentos do entorno. Talvez, esses negócios de pequeno porte nunca tenham tido acesso ao trabalho de contador profissional para colocar as suas contas em dia.

Esse é somente um exemplo, há diversas formas de criação de uma rede de apoio para pequenos negócios através de empreendimentos e profissionais instalados em coworking. A simples troca de experiências entre os usuários do espaço já é um fator impulsionador.

2. Potenciais parcerias

O networking proporcionado pelos espaços de coworking é um ponto que merece especial destaque. Os profissionais que se instalam nesses locais têm acesso a um horizonte muito mais amplo. E não é incomum que, em um momento casual, tomando aquele cafezinho na copa ou na área de convivência, surjam parcerias com grande potencial de sucesso.

Os espaços colaborativos estabelecem uma dinâmica onde a troca se torna natural, a partir dela são construídas conexões bastante sólidas. E, mesmo que não se feche um negócio diretamente com o colega de mesa, sempre é possível que ele tenha alguém para te indicar. 

Economia local e coworking

3. Estímulo ao empreendedorismo local

Ao se deparar com um coworking é possível que muitos moradores da região se sintam instigados a abrir seu próprio empreendimento. O fato de conhecer um espaço com essa configuração permite que o indivíduo identifique as suas facilidades. Os custos e a burocracia para dar início a uma empresa própria são bem menores, algo bastante relevante para ter seu próprio negócio.

Os coworkings fornecem endereço comercial (aquele que consta nos materiais de divulgação) e endereço fiscal (aquele utilizado para registro em órgãos públicos, como Junta Comercial e Receita Federal). Ter essas facilidades pode ser decisivo para que os empreendedores tirem seus sonhos do papel.

4. Geração de empregos

A abertura de diferentes empresas em um mesmo espaço proporciona a criação de vagas de trabalho. E, além dos empregos gerados diretamente, há aqueles gerados indiretamente.

Quando o movimento de um restaurante aumenta pela existência de um coworking próximo, é necessário contratar novos funcionários. Esse exemplo se aplica a diferentes empreendimentos. Só a existência do espaço de coworking já contribui para que a economia local se fortaleça.

Trabalho empreendedor gera mais trabalho empreendedor, por isso, os coworkings são muito positivos para a economia local!