= x

Blog

Início / Blog

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: saiba mais sobre a data

Empreendedorismo feminino

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Essa é uma data que não apenas reconhece as conquistas das mulheres nos negócios, mas também destaca a importância de abrir portas para um futuro mais igualitário e inclusivo.

Quando as mulheres têm a oportunidade de liderar e inovar, a sociedade como um todo se beneficia. E é exatamente isso o que vamos abordar ao longo desta publicação. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema tão relevante para todos!

A origem da data

Desde 2014 é comemorado em 19 de novembro o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A iniciativa partiu da empreendedora social e ativista Wendy Diamond, no ano anterior. Na época, ela atuava como voluntária em uma fundação que fornece microcrédito e capacitação para mulheres em Honduras, segundo país mais pobre da América Latina.

Assim, Wendy criou a WEDO (Women’s Entrepreneurship Day Organization), organização sem fins lucrativos voltada para apoiar mulheres ao redor do mundo e oferecer uma chance de saírem da pobreza através do empreendedorismo.

Em 2014 a ONU oficializou a data, recebendo apoio de diversas organizações e ativistas. Trata-se de um dia que simboliza o reconhecimento do potencial, da criatividade e da resiliência das mulheres empreendedoras ao redor do mundo. É um lembrete de que o empreendedorismo não tem gênero e que todos merecem igualdade de oportunidades para prosperar nos negócios.

Empreendedorismo feminino é destaque no Brasil

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com dados de 2022, 34,4% das empresas brasileiras foram fundadas e são comandadas por mulheres. Isso representa um universo de 10,3 milhões de empreendedoras.

Além do desejo de ter o próprio negócio, muitas mulheres optam pelo empreendedorismo motivadas pelo desejo de ter uma rotina mais flexível. Assim, conseguem conciliar o trabalho com os cuidados com os filhos e outras demandas.

Empreendedoras brasileiras de sucesso

A inspiração é um elemento poderoso para a motivação. Quando o assunto é empreendedorismo feminino, o Brasil possui nomes de peso para inspirar outras mulheres a abrirem o próprio negócio, acompanhe!

Cristina Junqueira – Nubank: co-fundadora do Nubank, começou sua carreira em bancos tradicionais. Em 2013, ela e seus colegas de trabalho decidiram inovar no setor bancário, dando origem ao Nubank.

Luciana Caletti – Love Mondays: fundadora da Love Mondays, plataforma que avalia empresas e auxilia profissionais na busca por empregos. Seu objetivo era ajudar as pessoas a tomarem decisões mais acertadas na carreira.

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza: começou a trabalhar na loja de seus tios aos 12 anos. Em 1991, assumiu a presidência da empresa, transformando o Magazine Luiza em uma gigante do varejo.

Nathalia Arcuri – Me Poupe!: criadora da finpactech (empresa de tecnologia financeira que visa gerar impacto social) “Me Poupe!”, voltada para a educação financeira. Começou sua jornada empreendedora com um blog sobre finanças pessoais.

Viviane Duarte – Plano Feminino: fundadora do Plano Feminino, uma plataforma que promove o empreendedorismo entre as mulheres, ajudando também a levar a diversidade para as empresas.

Zica Assis e Leila Velez – Beleza Natural: quando trabalhava como empregada doméstica, Zica decidiu fazer cursos para se tornar cabeleireira e também cuidar dos próprios cabelos. Ao lado da sócia, Leila, fundou o Beleza Natural, uma rede de salões de beleza especializada em cabelos crespos e cacheados.

Dicas para comemorar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Seja como empreendedor (a), empregador (a) ou cliente, todos podem contribuir para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino. Confira, a seguir, dicas para comemorar esta data tão importante!

1. Conecte-se com outras empreendedoras

A celebração é ainda mais especial quando compartilhamos experiências. Conecte-se com outras empreendedoras, participe de eventos locais ou virtuais e amplie sua rede de contatos. O apoio mútuo é fundamental para o crescimento de todas.

2. Realize um evento colaborativo

Que tal organizar um evento colaborativo com outras empreendedoras da sua comunidade? Seja um workshop, uma mesa redonda ou até mesmo um encontro virtual. A troca de ideias e experiências fortalece a comunidade empreendedora.

3. Inspire outras mulheres

Este é o momento perfeito para reconhecer e destacar suas conquistas como empreendedora. Compartilhe suas realizações nas redes sociais, inspire outras mulheres a perseguirem seus sonhos e leve o empreendedorismo feminino adiante.

4. Promova a diversidade na sua empresa

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, reflita sobre a importância da diversidade nos negócios. Como empreendedor (a), você tem o poder de promover a inclusão em seu ambiente de trabalho. Valorize as diferentes perspectivas e talentos que cada pessoa pode trazer.

5. Participe de iniciativas de apoio à causa

Muitas organizações promovem iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino. Aproveite este dia para descobrir programas, mentorias e cursos disponíveis. Você pode se tornar um mentor ou mentora, ou buscar a orientação de alguém que já trilhou esse caminho.

6. Invista no seu desenvolvimento pessoal

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino também é uma oportunidade para investir em si mesma. Considere participar de cursos, workshops ou palestras que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

É comum que diversas organizações promovam eventos e cursos em comemoração à data. Pesquise a respeito e aproveite! Lembre-se que a aprendizagem contínua é a chave para o sucesso.

7. Compre de empresas comandadas por mulheres

Como consumidor você também pode apoiar o empreendedorismo feminino, comprando de empresas comandadas por mulheres.

Como os dados do Sebrae mostraram, existem milhões de negócios criados por mulheres em todo o Brasil, nos mais diversos segmentos. Abra os olhos para isso e encontrará produtos e serviços incríveis!

8. Celebre o empreendedorismo feminino todos os dias

Por fim, lembre-se de que o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino não é apenas mais uma data comemorativa no calendário. Celebre e reconheça a importância do empreendedorismo feminino todos os dias, seja apoiando ou sendo uma agente da causa.

Nós do Club Coworking temos a honra de ter entre nossos residentes grandes empreendedoras. Desejamos a elas e a todas as mulheres que decidiram se tornar donas do próprio negócio, um feliz Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino! Conte conosco para apoiá-las em sua jornada!