= x

Blog

Início / Blog

Entenda as diferenças entre coworking e escritório compartilhado

Coworking: Reunião de trabalho

Você tem dúvidas sobre as diferenças entre coworking e escritório compartilhado? Embora, às vezes, as duas expressões sejam usadas como sinônimas, podem representar modalidades diferentes de locais para trabalhar.

Apesar de não haver consenso sobre o significado dos termos, cada um passa uma ideia diferente. O coworking representa mais do que um espaço físico, pois é também uma comunidade. Já o escritório compartilhado é formado por salas alugadas em que os usuários desfrutam da mesma estrutura.

São serviços baseados no mesmo conceito de economia compartilhada, em que bens de maior valor são usados por várias pessoas e, por isso, são mais acessíveis. No entanto, a forma como são oferecidos possui diferenças.

Vamos entender melhor o que é coworking e escritório compartilhado? Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é coworking?

Coworking é o nome de um espaço voltado para o trabalho compartilhado por vários profissionais. Pode contar com mesas localizadas em um mesmo ambiente, sem divisórias, e ter também opções de salas privativas.

É um serviço que oferece praticidade, economia, flexibilidade e oportunidades de networking aos seus usuários. Afinal, mais do que compartilharem o local, os membros podem trocar contatos, indicações e até firmar parcerias.

O ambiente do coworking é moderno, criativo e acolhedor, pois a intenção é mesmo criar uma comunidade. É um local que pode reunir desde profissionais iniciantes, até os mais experientes e empresas consolidadas. 

Além das áreas voltadas para o trabalho, o coworking conta com espaço para descompressão. São locais com sofás e pufes, jogos e outras opções de diversão, tudo no melhor estilo das startups de tecnologia que surgiram no Vale do Silício.

Em se tratando de serviços que agregam ao trabalho, há salas de reunião que podem ser reservadas de acordo com a necessidade, com pagamento equivalente ao uso. Além disso, o espaço conta com recepção e atendimento telefônico para facilitar a rotina e transmitir credibilidade aos clientes.

O que é escritório compartilhado?

O escritório compartilhado parte da mesma ideia de oferecer espaços para o trabalho. No entanto, conta apenas com salas privativas, sem a opção de divisão do ambiente por diferentes profissionais, como no coworking.

Cada empresa ou profissional autônomo aluga a sala de acordo com as suas necessidades. Assim, pode usá-la para realizar suas atividades, receber clientes e, ao final do dia, fecha e leva a chave para casa.

A experiência é bastante semelhante com um escritório próprio, mas com a diferença de ter acesso à estrutura do local. A copa, por exemplo, é dividida entre os usuários, e também há serviços de limpeza, manutenção, recepção e sala de reuniões.

Semelhanças entre coworking e escritório compartilhado

Através da descrição dos dois serviços fica claro quais são as diferenças. Contudo, também é possível identificar semelhanças, como:

  • Ambos são serviços que promovem a otimização de custos;
  • Limpeza, manutenção, recepção e outros serviços incluídos no valor do plano;
  • Sala de reunião para reservar quando necessário, pagando apenas pelo uso;
  • Foco total no trabalho, sem precisar se preocupar com questões estruturais e secundárias;
  • Estrutura de atendimento para causar uma boa impressão nos clientes;
  • Oferecimento de serviço de escritório virtual, podendo usar o endereço para fins comerciais e fiscais.

Coworking ou escritório compartilhado: qual escolher?

Agora que já explicamos o que é coworking e escritório compartilhado, talvez você esteja em dúvida sobre qual escolher. Confira a seguir os perfis mais comuns de usuários de cada espaço.

Coworking

Indicado para profissionais e empresas que desejam otimizar seus custos sem qualquer prejuízo à qualidade e se tornarem parte de uma comunidade. Aliás, em muitos casos há até um ganho por conta das vantagens que o serviço oferece.

A verdade é que o coworking é capaz de atender bem diferentes perfis de profissionais por oferecer tanto as mesas rotativas quanto as salas de escritório. Assim, cada um pode optar pela modalidade que melhor atender suas preferências e necessidades.

Em se tratando da comunidade do coworking, esse valor é fortalecido através dos ambientes voltados para a interação e dos tradicionais happy hours semanais. Para aqueles que estão em busca de um local para fazer networking e criar conexões verdadeiras, é uma excelente opção! 

Escritório compartilhado

O escritório compartilhado, conforme explicamos, oferece a opção de sala privativa, ideal para quem prefere trabalhar individualmente ou recebe clientes com frequência. Terapeutas e advogados são bons exemplos disso, porque lidam com questões que devem ser tratadas reservadamente.

É um serviço que se assemelha ao coworking em certos aspectos, como o acesso a uma estrutura de serviços, mas se diferencia na questão da comunidade. Portanto, pode fazer mais sentido para quem está apenas em busca de um bom local para trabalhar, sem a questão do networking e relacionamentos.

Coworking: Veja as vantagens

Vantagens do coworking

Vantagens oferecidas pelo coworking e escritório compartilhado

Deixando um pouco de lado a questão das diferenças e semelhanças entre coworking e escritório compartilhado, uma coisa é fato: ambos são serviços que oferecem muitas vantagens. Veja quais são as mais marcantes!

Dedicação total ao trabalho

Já imaginou perder horas de trabalho procurando um técnico para consertar o ar condicionado do escritório? Ou indo atrás de uma empresa de limpeza de última hora porque a pessoa contratada faltou no dia combinado?

Essas pequenas situações podem gerar grandes transtornos e comprometer a realização de atividades estratégicas de um negócio. No coworking e escritório compartilhado não há esse problema, pois toda a manutenção e funcionamento da estrutura são responsabilidades da gestão do espaço.

Custos otimizados

Toda empresa deve otimizar ao máximo os seus custos para aplicar recursos de modo inteligente. As duas opções de serviço oferecem sala de reunião em que se paga pelo uso. Além disso, não possuem custo inicial e nem contratos longos com multas.

Flexibilidade

Empreendimentos podem passar por mudanças que irão impactar em ter uma equipe maior ou reduzida. Seja no coworking ou no escritório compartilhado é possível adaptar o plano conforme a necessidade do usuário, sempre de modo descomplicado.

Conclusão

Independentemente de qual seja a sua escolha, lembre-se de buscar um local estruturado, organizado e com expertise no setor. Assim, terá tranquilidade para focar totalmente no trabalho e deixar as demais atividades em boas mãos.