Já imaginou trabalhar em um escritório compartilhado? Essa é uma opção muito interessante por diversos motivos. Um deles é que gerenciar um negócio envolve uma série de obrigações, relacionadas tanto à atividade central da empresa quanto questões secundárias.
Optando por essa modalidade de escritório, é possível manter o foco apenas na primeira parte e terceirizar as demais atividades. Além disso, há a redução de custos que essa escolha proporciona. São tantas as vantagens que esse movimento está se tornando cada vez mais comum entre empreendedores e autônomos.
Um espaço compartilhado oferece muito mais do que mesas de trabalho. Trata-se de uma estrutura completa capaz de facilitar a rotina de trabalho. Assim, os usuários podem se concentrar totalmente em aspectos estratégicos, deixando detalhes referentes ao funcionamento do espaço aos gestores do local.
Vamos saber mais sobre escritórios compartilhados? Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre esse modelo de trabalho.
Entenda o que é um escritório compartilhado
Escritório compartilhado é a forma como também são conhecidos os coworkings. São locais que oferecem serviços de escritório para profissionais e empresas de diferentes áreas.
Há diversas mesas no mesmo ambiente, onde os coworkers podem realizar suas atividades profissionais. Para aqueles que preferem trabalhar em uma sala reseão locais que oferecem serviços de escritório para profissionais e empresas de diferentes áreas.rvada, existe a opção de escritório privativo.
Nesse segundo caso, o usuário tem sua privacidade garantida, ao mesmo tempo em que está dentro de um complexo com uma estrutura completa. Essa é uma escolha comum entre empresas, assim a equipe pode trabalhar em conjunto.
O termo “compartilhado” se refere tanto ao espaço da sala principal quanto à estrutura, que inclui recepção, salas de reunião, auditório, copa, área de convivência, além de serviços de escritório virtual, limpeza e manutenção.
Compartilhar espaços e serviços está tão em alta que existe um termo para isso: economia compartilhada. Essa tendência pode ser vista em serviços como: corridas de carro por aplicativo, plataformas de locação de imóveis por temporada e até mesmo de streaming.
Como um escritório compartilhado funciona?
Em um escritório tradicional, o responsável pela empresa precisa alugar ou adquirir um imóvel, mobiliá-lo e cuidar de todos os detalhes em relação ao seu funcionamento. Isso significa também arcar com todos esses custos individualmente.
No escritório compartilhado você contrata um plano adequado às suas necessidades. Então, usa o espaço de acordo com o que foi contratado, realizando as suas atividades profissionais, sem precisar se preocupar com outros detalhes estruturais, como agendar o dia da limpeza ou a manutenção do ar condicionado.
Confira a seguir mais detalhes sobre o funcionamento de um escritório compartilhado em cada um dos seus ambientes.
Recepção
Ao chegar em um escritório compartilhado, você irá se deparar com a recepção. Nesse local, há profissionais responsáveis pelo atendimento presencial e telefônico. Se, por exemplo, você agendar uma reunião com um cliente, são eles que irão recebê-lo e encaminhá-lo para a sala correta.
Em se tratando de atendimento telefônico, é possível incluí-lo no plano, com opções de número personalizado e atendimento em nome da sua empresa. Os serviços de recepção são interessantes porque trazem praticidade e conferem mais credibilidade aos profissionais e empresas.
Mesas rotativas
Quando os escritórios compartilhados foram criados, a ideia era que diversos profissionais dividissem o mesmo espaço. Assim, ainda que cada um fosse se dedicar às suas atividades, o fato de estarem juntos possibilitaria a troca de conhecimentos e o networking.
A ideia deu tão certo que foram criados milhares de locais com essa configuração ao redor do mundo. Funciona da seguinte maneira: os usuários que contratam essa opção chegam ao escritório e escolhem uma mesa, não há marcações.
Tudo o que eles precisam fazer é levar seu laptop e realizar suas atividades. As mesas são todas equipadas com tomadas e há sinal Wi-Fi de alta velocidade. Isso proporciona bastante mobilidade, sendo ótimo para profissionais de diferentes áreas.
Salas de reunião
Se você está se perguntando o que esses profissionais fazem quando precisam realizar reuniões presenciais, a resposta está nas salas de reunião. Nos melhores escritórios compartilhados há salas disponibilizadas mediante locação.
Elas são dotadas de toda a estrutura necessária para realizar reuniões, como mesa, cadeiras, projetor, ar condicionado, entre outros detalhes. É uma ótima opção para quem realiza reuniões, mas não com uma frequência que compense manter um local próprio.
Lembra-se que falamos sobre o conceito de economia compartilhada? Aqui ele é reforçado mais uma vez, pois os usuários pagam apenas quando usarem, o que pode ser por hora, diária ou período.
Cabines para ligações
Quando o usuário precisa de privacidade e silêncio para uma reunião na modalidade online, pode utilizar as cabines para ligações. Elas possuem isolamento acústico, assim, as calls podem ser feitas tranquilamente e sem interrupções.
Salas de escritório
Já explicamos que o conceito de escritório compartilhado surgiu com a sala dividida entre os usuários. Contudo, com o desenvolvimento desse formato de espaço, percebeu-se que alguns profissionais têm a necessidade de trabalhar em um ambiente privativo.
Para atender esse público, foram implantadas as salas de escritório. A experiência é parecida com a de uma sala comercial tradicional, com o diferencial de não haver investimento inicial e nem contratos de aluguel.
Ambiente para descanso
Nem só de espaços voltados para o trabalho vive um escritório compartilhado. Como se trata de um tipo de local moderno, alinhado com os valores fortalecidos no âmbito empresarial atualmente, há um ambiente voltado para o descanso.
Na chamada área para descompressão é possível encontrar sofás, jogos de tabuleiro, videogame, TV, mesa de jogos e local para fazer refeições. Assim, os residentes podem passar o dia trabalhando sem descuidar de questões relacionadas ao bem-estar.
Conclusão
O escritório compartilhado é um espaço moderno que oferece uma série de opções para profissionais que queiram manter uma rotina produtiva e equilibrada. Afinal, há toda a estrutura para trabalhar e realizar reuniões, mas sem esquecer das pausas, essenciais para manter a produtividade.
Além de todos os atrativos que mencionamos, está o fato de ser um serviço democrático. É uma oportunidade de trabalhar em uma região estratégica, próxima a diversos empreendimentos de sucesso, sem arcar com os altos custos de um aluguel convencional.
Quer conhecer um escritório completo e com tudo o que você precisa? Acesse o site do Club Coworking e saiba mais sobre os serviços e planos oferecidos!