= x

Blog

Início / Blog

Espaços de coworking: 5 dicas para você ser realmente produtivo

trabalho-escrevendo

Trabalhar em um coworking é uma experiência bastante interessante do ponto de vista de networking e de trocas de conhecimento. Além disso, esse sistema oferece a possibilidade de ter acesso a uma estrutura com recursos que custariam muito mais se fossem efetivamente adquiridos pela empresa. 

Nesse contexto, é bastante vantajoso manter o empreendimento alocado num espaço compartilhado. Com tantas vantagens, é importante saber como potencializar as ferramentas que se tem, aumentando assim a produtividade.

Quer conferir dicas para que a experiência no coworking seja melhor aproveitada? Siga a leitura e confira!

Dicas para ser produtivo nos espaços de coworking

O estilo de vida moderno nos coloca em uma espiral de notificações de redes sociais no celular e distrações. Ser produtivo, em um contexto repleto de estímulos à sua volta, não é exatamente uma tarefa fácil.

Em espaços de coworking, os profissionais têm acesso a uma série de recursos para facilitar a rotina de trabalho. Contudo, ainda assim pode ser complicado conseguir manter o foco.

Se você sente que não está sendo plenamente produtivo durante sua jornada de trabalho, saiba que não está sozinho. Considerando as principais dificuldades que os profissionais enfrentam para manter o foco nas suas atividades, listamos 5 dicas preciosas.

Acredite, a mudança de pequenas atitudes contribui para chegar a um ritmo realmente produtivo. Entenda melhor a seguir.

1. Tenha uma lista de tarefas

Geralmente, por trás da baixa produtividade há certo caos na organização das tarefas. Ter uma lista, estilo checklist, é uma boa forma de encadear todas as atividades que precisam ser realizadas. A dica é, além de listar tudo o que precisa ser feito ao longo do dia, determinar prazos para a conclusão de cada item. 

Mais do que uma lista, é interessante fazer um cronograma, em que cada tarefa aparece em um determinado horário. Estabelecer prazos para fazer cada tarefa te ajuda a dimensionar o uso do seu tempo. O segredo para não se estressar é deixar sempre uma margem de tempo para o caso de não conseguir cumprir os prazos previamente definidos. 

O mais interessante é que você pode utilizar uma lista de papel ou ainda um aplicativo de agenda. Escolha a opção que se encaixa melhor na sua rotina e no seu estilo. Visualizar tudo o que precisa ser feito ajuda a reduzir a ansiedade e também a realizar as tarefas com melhor desempenho.

2. Tenha um tempo para as distrações

Como mencionamos no começo do post, vivemos em um contexto em que há várias distrações à nossa volta. Mensagens pessoais em aplicativos de redes sociais, conversas com os colegas de trabalho no cafezinho e até vídeos engraçados são distrações que fazem parte da rotina e podem desviar um pouco sua atenção. 

Não é necessário eliminar por completo essas distrações para ser realmente produtivo. O segredo está em definir horários para esses conteúdos. O grande problema surge quando as distrações deixam de ser exceção e se transformam na regra do dia. Então, sugerimos que você insira no seu cronograma um tempo para responder e-mails, mensagens pessoais e para trocar experiências com os colegas.

Os intervalos de almoço e cafezinho são perfeitos para resolver questões da vida pessoal. Procure ter também um tempo para conversar com colegas do coworking. Nesse caso, não se trata de uma distração, mas sim de potencial networking. Quando cada coisa tem seu tempo, não atrapalha o resultado.

3. Seja organizado

Ser produtivo em um ambiente desorganizado não é uma tarefa fácil, pois se perde muito tempo para encontrar aquilo de que se precisa e também há distração do foco. Como se concentrar em uma tarefa quando sua mesa está um caos e até um grampeador é difícil de localizar? 

A solução para esse problema é desenvolver um sistema prático de organização. O primeiro passo é deixar sobre sua mesa apenas o que é realmente necessário. Documentos e itens que usa diariamente devem permanecer no seu campo de visão e ao alcance da mão.

Já os itens que não têm uso recorrente, podem e devem ser guardados em gavetas ou armários. Para encontrar esses itens com facilidade quando precisar deles, é interessante usar organizadores. Podem ser caixas organizadoras transparentes, nichos para gavetas, cestas, entre outros acessórios.

O uso de etiquetas de identificação facilita para que seus colegas possam encontrar as coisas com facilidade também. O ambiente organizado estimula positivamente a produtividade. 

mesa-organizada

Ser produtivo, em um contexto repleto de estímulos à sua volta, não é exatamente uma tarefa fácil.

4. Identifique seu período mais criativo

Uma das principais vantagens de trabalhar em um espaço de coworking é ter flexibilidade de horários. Cada vez mais se fala a respeito da importância de identificar e apostar no seu período mais criativo.

Algumas pessoas se mostram mais criativas à tarde ou começo da noite. Organize a sua rotina, na medida do possível, para estar focado no trabalho no período em que consegue fazer entregas mais consistentes.

Ao fazer isso, você não só aumenta a sua produção em quantidade como também em qualidade. Também é válido distribuir as tarefas de acordo com o seu nível de produtividade. Por exemplo, as atividades mais simples devem ser realizadas nos períodos de menor foco e concentração. Reserve seus melhores horários de criatividade para atividades que exigem mais do seu desempenho. 

5. Invista no coworking ideal

Por fim, encerramos nossa lista de dicas de produtividade ressaltando a relevância de investir em uma boa estrutura de coworking. Opções com salas privativas e isolamento acústico se destacam por combinar o melhor de dois mundos, a privacidade de um espaço próprio e a possibilidade de networking. 

Trocar experiências com profissionais de outras empresas agrega consideravelmente os conhecimentos de cada indivíduo. Além disso, você pode escolher entre as posições rotativas ou as salas privativas. A segunda opção chegou exatamente para resolver essa possível dificuldade de concentração em um ambiente com mais pessoas. 

Quando estiver prospectando espaços de coworking, considere a infraestrutura como um ponto diferencial para a sua decisão. A produtividade é potencializada tanto pela criatividade estimulada pelo ambiente quanto pela possibilidade de foco e atenção às suas tarefas. 

Siga essas dicas e se torne mais produtivo no seu dia a dia. E se deseja ser membro de um espaço referência no setor, venha para o Club Coworking!