= x

Blog

Início / Blog

Espaços de coworking como estímulos à economia

dinheiro-trabalho

Os espaços de coworking permitem que diferentes empresas compartilhem uma mesma estrutura, oferecendo uma série de benefícios. Mas, você sabia que, além das vantagens já conhecidas, esses locais também podem servir como estímulos à economia?

Companhias de maior porte e que atuam em instalações próprias ficam geralmente localizadas em áreas empresariais, distantes de centros urbanos. Assim, os fornecedores de itens diversos acabam sendo empresas igualmente grandes.

Já os espaços de coworking ficam exatamente em locais com maior fluxo de pessoas, próximos a negócios dos mais variados portes. Com isso, os profissionais podem almoçar em pequenos restaurantes nas proximidades, além de consumirem outros tipos de produtos e atraírem clientes para os seus negócios.

Considerando tudo isso, podemos afirmar que os espaços compartilhados de trabalho podem funcionar como um estímulo à economia de determinadas regiões das cidades. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Espaços de coworking e estímulo à economia: entenda essa relação

Espaços de coworking reúnem empresas de diversos segmentos em um só lugar. Além de profissionais, as pessoas que irão até o local trabalhar também são consumidores. Dessa maneira, passarão a consumir em estabelecimentos próximos ao escritório colaborativo.

Ao se tornarem clientes de restaurantes, padarias, lojas, salões de beleza, academias e outros negócios da região, também poderão divulgar os seus serviços. E é exatamente nesse ponto que o estímulo à economia acontece, pois várias relações de consumo poderão surgir.

Também não podemos nos esquecer das parcerias empresariais que podem surgir tanto entre empresas vizinhas do espaço de coworking quanto com negócios que compartilham o escritório. Como se pode ver, são várias as possibilidades de estímulo à economia proporcionadas pelos espaços de coworking.

O potencial econômico dos espaços de coworking

As pessoas estão sempre em busca de mais praticidade para seu dia a dia. Com isso, acabam optando por fazer compras e contratar serviços em locais próximos ao trabalho. Assim, conseguem resolver suas demandas antes ou após o expediente, ou ainda na pausa para o almoço.

Imagine um profissional que atua em um espaço de coworking e ao longo do dia toma café da manhã na padaria, almoça em um restaurante e faz academia, além de ir ao salão de beleza uma vez na semana. Tudo isso nas proximidades do escritório compartilhado.

Multiplicando esses hábitos de consumo podemos perceber todo o potencial que um empreendimento desse tipo tem para estimular a economia local. O impacto é realmente muito significativo e o melhor de tudo é que todos podem crescer juntos, o que torna o fenômeno sustentável.

5 Impactos positivos dos espaços de coworking à economia local

Estamos vivendo uma época em que o compartilhamento é a palavra da vez. Não à toa, estamos cada vez mais nos locomovendo, recebendo nossos pedidos e trabalhando através de serviços colaborativos.

Se não entendeu, nós explicamos: aplicativos de mobilidade e de serviços de entrega de alimentos são exemplos de economia colaborativa, assim como os espaços de coworking. Essas são maneiras de facilitar o acesso a determinados tipos de estruturas.

Afinal de contas, manter o próprio carro e escritório ou ir pessoalmente buscar uma refeição em outra área da cidade é menos prático e envolve custos mais elevados. A colaboração veio exatamente para democratizar o acesso e trazer praticidade.

Confira os principais impactos positivos que os espaços de coworking podem proporcionar à economia de uma região.

1. Apoio mútuo a pequenas empresas

Um contador que atua em um espaço de coworking pode apoiar as empresas locais, que funcionem tanto no escritório quanto nas proximidades, tornando-se cliente delas. Da mesma maneira que esses empreendimentos, ao precisarem de serviços de contabilidade, poderão contratar os serviços do profissional.

Esse é apenas um exemplo do apoio mútuo que pode acontecer em escritórios compartilhados e na região em que estão localizados. Trata-se de uma modalidade de atuação que estimula essa troca e faz com que juntos os negócios cresçam e façam a economia local girar.

trabalhando-mulher

2. Facilidade para fazer networking

Quanto mais um profissional ou empresa fica conhecido no mercado, maiores são as chances de desenvolvimento. Os espaços de coworking facilitam o networking, que nada mais é do que a construção de conexões que podem se transformar em indicações ou parcerias futuras.

Um profissional que atua sozinho em casa não tem essa mesma facilidade. Afinal, a maior parte dos contatos é realizada no dia a dia, seja no elevador para chegar ao escritório, em um restaurante perto do trabalho, na pausa para o café e em outras situações.

3. Retenção de talentos na região

Bons profissionais independentes e empreendedores costumam buscar áreas com bom potencial econômico para se firmarem. Considerando todos os outros benefícios que os espaços de coworking oferecem, podemos concluir que eles também contribuem para a retenção de talentos na região.

4. Estímulo ao empreendedorismo

Abrir uma empresa envolve uma série de custos, isso todo mundo sabe. Agora, ter a possibilidade de economizar com a estrutura e ainda assim trabalhar em um local de grande potencial econômico e em uma área estratégica da cidade é muito interessante.

Esse estímulo ao empreendedorismo é mais uma prova dos benefícios econômicos que os coworkings oferecem. O mais interessante é que são locais bastante democráticos e preparados para receber empreendimentos dos mais diferentes segmentos.

5. Geração de empregos

Com mais empresas sendo abertas e se desenvolvendo, a geração de empregos acaba se tornando uma consequência natural. Especialmente em épocas de crise, esse é um benefício extremamente importante e crucial para estimular a economia.

Explore a região dos espaços de coworking

Se você já trabalha em um espaço de coworking ou pensa em fazer isso, vale seguir a dica de explorar a região. Pesquise os empreendimentos próximos e os prestigie sempre que possível. Nesses contatos, poderá fazer networking e também vender o seu peixe.

Ao fazer isso, além de estimular a economia local, terá mais praticidade e qualidade de vida. Afinal, quanto menos precisar ir de um ponto a outro da cidade para realizar suas tarefas pessoais e profissionais, mais tempo terá para usar da maneira que achar mais conveniente.

Você já tinha se dado conta de todo o potencial que os espaços de coworking têm para estimular a economia? Os benefícios são realmente bastante amplos e impressionantes!