Você investe em ações voltadas para o relacionamento da sua empresa com clientes, fornecedores e o mercado de modo geral? Estratégias de relações públicas são importantes porque influenciam significativamente o desempenho do negócio.
Para profissionais autônomos, startups e outras empresas residentes em coworkings, essas ações podem ganhar um impulso extra. Quer saber mais a respeito e conferir dicas para aplicar no seu empreendimento? Continue a leitura!
O que é relações públicas?
É chamada de Relações Públicas (RP) a área voltada para a criação e manutenção de relacionamento entre empresas e clientes, funcionários, investidores e a sociedade em geral.
Em muitas situações, o setor caminha ao lado da equipe de marketing. Confira alguns exemplos de ações que são responsabilidade dos profissionais de RP:
- Planejamento e execução de campanhas de comunicação para lançamento de produtos ou serviços;
- Fortalecimento da comunicação interna, para garantir que os funcionários estejam informados e engajados com as metas e objetivos da empresa;
- Organização de eventos voltados para os públicos-alvo (clientes, parceiros de negócios, fornecedores, imprensa etc.);
- Gerenciamento de crise para evitar e resolver questões que possam prejudicar a reputação da organização;
- Realização de ações com a comunidade local, a fim de promover a imagem positiva da empresa e construir relacionamentos de confiança;
- Monitoramento e análise da percepção pública sobre a empresa, garantindo que a estratégia de comunicação esteja alinhada com os objetivos traçados;
- Planejamento e execução de campanhas publicitárias;
- Estabelecimento de relações com jornalistas e outros profissionais da mídia, para garantir uma cobertura positiva sobre o negócio.
Grandes companhias costumam ter profissionais responsáveis por todo o planejamento relacionado ao setor. Entretanto, isso não significa que apenas negócios de grande porte precisam ter essa preocupação.
Empreendimentos menores podem e devem investir em ações com foco nas relações públicas, mesmo que não tenham um profissional específico para isso. Assim, podem construir relacionamentos positivos para se destacar entre clientes, atrair talentos e firmar parcerias com outros negócios.
Por que adotar estratégias de relações públicas?
Como foi possível perceber até aqui, a área de relações públicas é bastante ampla, pois se refere aos diversos públicos com os quais uma empresa se relaciona. Veja quais são os principais impactos que a adoção de estratégias com esse foco podem gerar.
Imagem
A imagem que o público em geral faz de uma empresa é muito importante, afinal, impacta diretamente nos resultados das vendas. O grande objetivo das estratégias de relações públicas é contribuir para que essa imagem seja positiva.
Para uma organização, ser bem vista é importante para:
- Atrair e fidelizar clientes;
- Tornar-se referência na sua área de atuação;
- Fortalecer a marca empregadora e atrair talentos;
- Proporcionar um ambiente de trabalho agradável e motivador aos colaboradores;
- Manter bons relacionamentos com as empresas parceiras.
Reputação
A reputação de uma empresa está diretamente ligada com o nível de confiança por parte de clientes, funcionários e organizações parceiras. O setor de RP trabalha na identificação e gerenciamento de potenciais riscos nesse sentido, agindo rapidamente para evitar danos.
Assim como há o trabalho preventivo, também existem ações emergenciais, para o caso de crises inesperadas. Desse modo, é traçado um plano para reduzir os prejuízos à imagem do empreendimento e restabelecer a confiança do público.
Comunicação
Relacionamento e comunicação caminham lado a lado. Através de estratégias de relações públicas é possível garantir que a mensagem e a imagem da empresa sejam transmitidas de forma consistente e eficaz para todos os seus públicos-alvo.
Mídia
Estar na mídia é importante, pois assim informações sobre a empresa serão transmitidas para públicos maiores. Faz parte das ações de RP manter contato com veículos de imprensa, além de usar canais digitais de comunicação, como as redes sociais institucionais, para construir relacionamento.
Diferenciação dos concorrentes
Hoje, dificilmente uma empresa não possui concorrentes. Para se destacar, é importante investir em aspectos que promovam a diferenciação. Mais uma vez, as estratégias de relações públicas se mostram importantes porque ajudam a realizar esse trabalho. Dessa forma, o negócio passa a ser visto de maneira diferente pelo público, ganhando sua preferência.
Estratégias relações públicas: 6 dicas para empresas em coworkings
Agora que você já conhece o papel da área de relações públicas, confira estratégias para aplicar no coworking, aproveitando a estrutura e a comunidade existentes nesse tipo de local.
1. Crie a imagem que deseja transmitir do negócio
Antes de começar a investir em ações para a construção de relacionamento, é preciso ter clareza sobre a imagem da empresa que deseja transmitir. Pense nas características do negócio em relação a:
- Valores;
- Missão;
- Visão;
- Público-alvo;
- Objetivos.
A partir desses pontos será mais fácil direcionar as demais estratégias para a construção de relacionamentos consistentes.
2. Promova a sua empresa entre os coworkers
Estar em um coworking é uma ótima oportunidade para construir relacionamentos. Então, comece a aplicar as estratégias no próprio espaço, conversando com colegas, apresentando sua empresa, distribuindo brindes, entre outras ações.
3 Utilize a estrutura do espaço para realizar eventos
Estar em um bom coworking significa ter acesso a uma estrutura completa, que inclui até mesmo auditório para eventos. Aproveite essa facilidade para realizar eventos e promover a sua empresa.
Alguns exemplos de eventos com o objetivo de construir relacionamentos incluem:
- Lançamento de produtos e serviços;
- Palestra sobre temas relacionados ao segmento da empresa;
- Confraternização para clientes e parceiros de negócios.
4. Participe dos eventos de colegas no coworking
Além de promover eventos, prestigie os colegas que realizarem confraternizações, palestras e outros formatos no coworking. Tenha sempre em mente o objetivo da construção de relacionamentos, o que envolve troca. Assim, poderá construir conexões positivas e importantes para a sua empresa e o seu desenvolvimento.
5. Compartilhe a rotina dos colaboradores no coworking através das redes sociais
Ao longo da publicação falamos sobre o papel das estratégias de relações públicas quanto à atração e retenção de talentos. Nesse sentido, compartilhar conteúdo sobre o dia a dia da equipe no coworking através das redes sociais pode ser bastante interessante.
Mostre a estrutura do local e como isso impacta para o bem-estar e a motivação dos funcionários da empresa. Aspectos como esse são muito valorizados por profissionais atualmente, tanto quanto o salário e os benefícios.
6. Aproveite as oportunidades de networking
Coworking é sinônimo de comunidade, então, existem muitas oportunidades de conhecer pessoas, fazer contato e até selar parcerias de sucesso. Mantenha-se atento às chances de fazer networking, seja em eventos ou mesmo em uma conversa descontraída durante a pausa para um café.
Não há melhor lugar para iniciar a aplicação de estratégias de relações públicas do que um coworking. Aproveite essa oportunidade para construir relacionamentos positivos e duradouros para o seu negócio.
Quer fazer parte de um coworking que oferece uma estrutura completa para as suas estratégias de relações públicas? Venha para o Club Coworking! Acesse o site para saber mais e conhecer as opções de planos disponíveis.