Você costuma considerar a experiência do colaborador na sua empresa? Saiba que essa é uma questão fundamental para reter talentos e, consequentemente, ter uma equipe que realize um trabalho de excelência.
Hoje, as empresas que mais se destacam são aquelas que estimulam os seus funcionários e dão a eles motivos para permanecerem. Afinal, há muitas oportunidades para bons profissionais no mercado.
Mas como proporcionar uma experiência diferenciada para os funcionários? Continue lendo e confira diferentes formas de fazer isso, além de entender o quanto a satisfação deles é importante. Vamos lá?
Entenda a importância da experiência do colaborador
Quando uma pessoa está satisfeita com o seu trabalho e se sente valorizada, isso irá se refletir em mais produtividade e qualidade nas atividades realizadas. Por outro lado, se há insatisfação e o sentimento de desvalorização, as ações do indivíduo serão um reflexo disso.
É por isso que muitas empresas possuem uma fama de atendimento ruim. Companhias que remuneram mal seus colaboradores e não possuem uma cultura de valorização da equipe, dificilmente irão oferecer um atendimento de qualidade.
Ter como objetivo melhorar a experiência do colaborador é essencial para companhias que desejam se destacar positivamente. Além disso, ações com essa finalidade fortalecem a marca empregadora, tornando a companhia um local em que as pessoas irão desejar trabalhar.
Com uma marca empregadora forte não será difícil preencher vagas com os melhores profissionais. Inclusive, a necessidade de realizar processos seletivos também será reduzida, pois os contratados dificilmente deixarão seus cargos para irem para outra empresa.
É sempre importante lembrar que a alta rotatividade de profissionais é extremamente prejudicial para um negócio. Além de serem processos com altos custos, a mudança constante de colaboradores prejudica o entrosamento do time e a produtividade.
7 Ações para melhorar a experiência do colaborador e reter talentos
Pagar salários compatíveis com o mercado é o mínimo que uma empresa pode fazer para reter talentos. Conheça algumas ações capazes de contribuir para o fortalecimento da marca empregadora do seu empreendimento e atração dos melhores profissionais.
1. Entender a visão atual dos colaboradores sobre a empresa
A primeira atitude para melhorar a experiência dos colaboradores é entender como eles enxergam a empresa. Entender pontos como a satisfação deles sobre salário e a carreira de maneira geral é fundamental.
Para obter informações totalmente sinceras, é válido realizar uma pesquisa para ser respondida anonimamente. Assim, eles receberão o link com o questionário e poderão responder sem se identificar.
Mesmo que a companhia esteja totalmente aberta a acolher críticas, muitas vezes as pessoas se sentem inseguras para se expressar. Então, a pesquisa anônima ajuda a quebrar essa barreira.
2. Proporcionar uma rotina flexível
O trabalho híbrido é uma tendência que surgiu na retomada pós-pandemia e está sendo adotada por muitas empresas. Consiste em liberar os funcionários para trabalharem de forma alternada no escritório e em casa.
Geralmente, as idas ao escritório vão de uma a três vezes por semana, dependendo das necessidades de cada cargo. Assim, os profissionais podem ter uma rotina mais leve, sem a necessidade de enfrentar o trânsito diariamente e, ao mesmo tempo, mantendo a proximidade com os colegas.
3. Contar com um escritório moderno e estruturado
A estrutura do escritório também tem um grande impacto na experiência do colaborador. Um espaço moderno, iluminado e bem decorado pode influenciar na satisfação e desempenho da equipe.
Outra tendência aliada ao trabalho híbrido que muitos empreendimentos vêm adotando é a migração para um coworking. Assim, nos dias de expediente presencial, os funcionários irão até o espaço e terão acesso a uma série de facilidades, como:
- Escritório com localização privilegiada e de fácil acesso;
- Área para descanso, com sofás e jogos;
- Cabines para fazer reuniões por vídeo reservadamente;
- Copa para fazer refeições;
- Contato com pessoas diferentes;
- Sala de reunião, entre outras.
Vale destacar que essa ação gera outro benefício para as empresas, a redução de custos. Como coworkings são espaços compartilhados, os valores são mais baixos do que manter um escritório próprio.
4. Oferecer benefícios além dos tradicionais
Os benefícios são complementos do salário oferecidos pela empresa aos funcionários. Há aqueles previstos em lei, dependendo do número de colaboradores, como: vale-transporte e plano de saúde.
Já outros são usados estrategicamente para melhorar a experiência do colaborador. É interessante investir nos benefícios desse segundo tipo, que devem estar voltados para a promoção da saúde e bem-estar (inclusive mental) da equipe.
Confira alguns exemplos:
- Folgas mensais;
- Voucher em academias de ginástica;
- Planos de previdência privada;
- Custeio de cursos;
- Vale-alimentação com valores atrativos.
5. Criar um plano de carreira
Um fator que costuma ajudar de forma significativa a retenção de talentos é a criação de um plano de carreira. Afinal, isso traz clareza para os profissionais em relação ao caminho que poderão percorrer ao se dedicarem. Dessa forma, se sentirão seguros no emprego e não ficarão sempre em busca de uma oportunidade melhor.
6. Realizar reuniões individuais periodicamente
No primeiro tópico mencionamos a importância da pesquisa de satisfação para entender o cenário atual e saber como melhorar a experiência do colaborador. Entretanto, isso não deve parar por aí, é preciso sempre questionar a visão deles sobre a empresa.
As reuniões individuais periódicas são uma ótima forma de manter essa conexão. Cada supervisor pode agendar essas conversas com os membros da sua equipe. Essa atenção sobre a opinião deles demonstra a preocupação da organização e faz com que se sintam valorizados.
7. Incentivar o desenvolvimento dos profissionais
Por fim, é válido que a empresa sempre incentive o desenvolvimento dos seus colaboradores. Existem companhias que não oferecem cursos, pois temem que, em seguida, os funcionários procurem outra oportunidade.
Esse é um pensamento bastante limitador, pois a ideia é exatamente dar motivos para que os profissionais fiquem e contribuam para o crescimento da organização. Então, não tenha medo de incentivar e investir no crescimento dos seus funcionários.
Quanto mais valorizados e felizes os colaboradores de uma empresa se sentem, mais motivos terão para ficar. Invista em proporcionar uma experiência positiva e certamente irá obter resultados fantásticos!