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Feedback: quais são os tipos e como devem ser aplicados?

Feedback: quais são os tipos e como devem ser aplicados?Ter uma cultura de feedback é fundamental para o desenvolvimento da equipe de uma empresa. Afinal, se os funcionários tiverem dúvidas sobre estarem ou não no caminho certo, dificilmente se sentirão motivados para evoluir.

Embora o termo feedback seja bastante conhecido, nem todos os líderes sabem como esse retorno deve ser dado. Não se trata simplesmente de apontar comportamentos positivos e negativos e sim de usar uma linguagem adequada, transmitindo a mensagem de forma incentivadora, na hora certa.

Nesta postagem você irá entender a importância da cultura de feedback na empresa, as formas de abordar os colaboradores e mais dicas para obter excelentes resultados. Vamos lá?

O que é feedback?

O termo feedback é composto por feed (que tem sentido de manter, alimentar) e back (retorno). Logo, é um retorno dado com o objetivo de incentivo. Trata-se de um processo de comunicação no qual uma pessoa fornece informações a outra sobre seu desempenho, comportamento ou resultados alcançados. 

Esse tipo de comentário é feito para ajudar a pessoa a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Para isso, são fornecidas informações específicas, construtivas e relevantes sobre sua conduta.

Um feedback pode ser positivo (quando enfatiza os pontos fortes da pessoa) ou negativo (quando aponta áreas que precisam de melhoria). Essa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de ser fundamental em processos de gestão e liderança nas empresas.

Quais são os tipos de feedback?

Existem vários tipos de feedback, cada um tem um propósito específico e pode ser usado de diferentes maneiras para ajudar a pessoa a se desenvolver. Conheça os principais a seguir.

Feedback positivo

O feedback positivo destaca os pontos fortes e as realizações da pessoa, proporcionando reconhecimento e encorajamento. Seu objetivo é reforçar a atitude e estimular o profissional a continuar.

Quando dar: sempre que um colaborador estiver apresentando um bom desempenho, alinhado com os objetivos da empresa.

Feedback construtivo

Existem situações em que o colaborador tem um bom desempenho, mas existem aspectos em que pode melhorar. Nesse caso, o feedback construtivo é a opção mais indicada, pois aponta áreas de melhoria e sugere mudanças para ajudar a pessoa a se desenvolver e trabalhar o que for necessário.

Quando dar: sempre que for identificado algum colaborador que tenha um potencial maior do que aquele que está entregando.

Feedback corretivo

Quando um funcionário comete um erro, é importante que o seu supervisor converse com ele a respeito. Lembrando que o feedback corretivo não é simplesmente uma bronca, e sim uma conversa onde os pontos são apresentados de forma clara e respeitosa.

Quando dar: sempre que um funcionário cometer um erro.

Feedback avaliativo

O feedback avaliativo tem caráter mais formal do que uma simples conversa, por isso é adequado para situações específicas, com foco em avaliação. 

Quando dar: em processos seletivos para contratação, testes para promover colaboradores a cargos mais elevados ou qualquer outra situação que peça uma avaliação com critérios objetivos.

Feedback 360 graus

A expressão “360 graus” se refere à amplitude deste tipo de feedback, que é coletado de várias fontes, incluindo supervisores, colegas de trabalho e subordinados. O objetivo é fornecer uma visão holística do desempenho do profissional avaliado.

Quando dar: em situações que a empresa julgar oportunas, como para oferecer uma promoção a um funcionário ou melhorar o desempenho dos líderes, por exemplo.

Feedback informal

Nem sempre o feedback precisa ser dado com hora marcada e pode perfeitamente ser espontâneo. Os líderes devem se manter atentos para reforçar atitudes positivas dos seus colaboradores em situações cotidianas. Essa é uma forma simples de estimular os profissionais continuamente.

Quando dar: sempre que os líderes perceberem um comportamento digno de ser elogiado.

Quais as principais características do feedback?

Independentemente do tipo, ao transmitir a mensagem aos funcionários é importante considerar as principais características do feedback efetivo, observe:

  • Específico e focado em comportamentos ou ações concretas, em vez de generalizações vagas;
  • Oferecer sugestões ou soluções para melhorar o desempenho ou comportamento;
  • Deve ser dado assim que o comportamento é identificado, para que a pessoa possa agir rapidamente e fazer as mudanças necessárias;
  • Equilibrado, sem exageros nos aspectos positivos ou negativos;
  • Objetivo e baseado em fatos ou observações concretas, em vez de opiniões;
  • Direto e claro, sem rodeios ou ambiguidades;
  • Respeitoso, considerando os sentimentos da pessoa;
  • Focado no comportamento ou ação, e não na pessoa em si;
  • Orientado para ação, ou seja, deve fornecer informações úteis para ajudar o profissional a melhorar seu desempenho ou comportamento.

A importância de uma cultura de feedback nas empresas

Uma cultura de feedback nas empresas é fundamental para criar um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e de crescimento contínuo. Confira algumas das razões pelas quais essas iniciativas são importantes:

  • Promove a melhoria do desempenho geral;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Comunicação clara, direta e respeitosa;
  • Fortalecimento das equipes;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Redução de conflitos;
  • Incentivo à inovação.

Como construir uma cultura de feedback?

Até aqui já sabemos o quanto o feedback é importante em uma empresa. Mas como construir uma cultura de feedback e torná-lo parte da rotina da companhia? Veja como a seguir!

Estabeleça um ambiente seguro

As pessoas precisam se sentir confortáveis para fornecer e receber feedback. Portanto, é importante estabelecer um ambiente seguro, onde a honestidade e a transparência sejam valorizadas.

Forneça treinamento aos líderes

Muitos profissionais que ocupam cargos de liderança não sabem como dar feedbacks de forma eficaz. Em alguns casos são objetivos demais, em outros de menos, gerando dúvidas entre os colaboradores.

Para evitar problemas de comunicação, é importante oferecer treinamentos focados em feedback. Isso inclui o momento certo de abordar o profissional, quais palavras utilizar, como sugerir melhorias e assim por diante.

Incentive o feedback em todas as direções

O feedback não deve ser limitado a uma única direção, com apenas líderes fornecendo aos seus subordinados. Todos devem ser incentivados a avaliar uns aos outros. Assim, se evita a rotatividade, porque os problemas são debatidos e não escondidos.

Conclusão

Construir uma cultura de feedback requer tempo, comprometimento e esforço, mas pode trazer muitos benefícios para a empresa. Por isso, vale a pena investir nessa missão e tornar essa estratégia de comunicação parte das políticas da companhia.

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