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Vencendo os obstáculos na gestão de times remotos: estratégias eficazes

Superando Desafios em Gestão de Equipes Remotas: Estratégias para Sucesso"

A gestão de times remotos é tida como um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que atuam à distância. No entanto, hoje, com a popularização do trabalho remoto e o desenvolvimento da tecnologia, o que não faltam são recursos para superar os obstáculos.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 33% das empresas que adotaram o trabalho remoto na pandemia mantiveram a modalidade. Isso mostra que existem diversos benefícios nessa escolha e que, com as estratégias certas, é possível ter uma equipe coesa e engajada.

Continue a leitura para conhecer melhor os obstáculos na gestão de times remotos e conferir dicas para superá-los.

10 Desafios da gestão de times remotos e como superá-los

A gestão de times remotos tem como principal diferença a distância física entre o supervisor e os colaboradores. A partir dela surgem os desafios que iremos apresentar a seguir, acompanhe e veja também sugestões de estratégias para superá-los.

1. Problemas de comunicação

Quando se fala em obstáculos na gestão de times remotos, a comunicação é a principal queixa. Afinal, a distância física pode levar a falhas na comunicação, mal-entendidos e falta de clareza nas mensagens transmitidas, prejudicando a colaboração entre os profissionais.

Como resolver

Implemente ferramentas de comunicação eficientes, como plataformas de mensagens instantâneas e videoconferências.

Também é válido estabelecer horários regulares para reuniões virtuais, promovendo a transparência e a troca de informações continuamente.

Por fim, é importante utilizar sistemas de gerenciamento de projetos para registrar e centralizar as informações.

2. Dificuldade para acompanhar o desempenho do time

A ausência de interações presenciais dificulta a avaliação do desempenho individual e coletivo, tornando desafiador monitorar o progresso das tarefas e identificar oportunidades de melhoria.

Como resolver

Existem algumas estratégias capazes de resolver essa questão, como a implementação de ferramentas de gestão de projetos para acompanhar o andamento das tarefas.

Também é interessante promover reuniões individuais periódicas para abordar o desempenho de cada um e as metas a serem buscadas. Lembrando que é preciso utilizar métricas quantificáveis para avaliar a produtividade e a eficiência dos colaboradores objetivamente.

3. Isolamento dos profissionais

O trabalho remoto pode levar a um sentimento de isolamento, afetando a moral e a motivação dos profissionais, que podem sentir falta da interação social e do apoio do ambiente de trabalho tradicional.

Como resolver

Existem várias formas de superar a sensação de isolamento do trabalho remoto. A primeira delas envolve a promoção de atividades virtuais de integração e socialização, como happy hours e conversas informais, para fortalecer os laços entre os membros da equipe.

Outra possibilidade é realizar encontros presenciais periódicos, tanto para trabalhar quanto para socializar. O coworking é um ótimo local para isso, pois proporciona tudo o que a equipe precisa, sem gerar altos custos para a empresa.

No Club Coworking você encontra salas de escritório, ambientes coletivos, salas de reunião e até auditório para eventos. Uma estrutura completa para promover o engajamento do seu time! 

4. Dificuldade para solucionar conflitos

A resolução de conflitos pode ser desafiadora quando a comunicação é predominantemente virtual. Especialmente em conversas escritas, é difícil identificar exatamente o tom usado pela pessoa e, às vezes, uma escolha inadequada de palavras pode gerar interpretações equivocadas.

Como resolver

Para resolver a questão dos conflitos, primeiramente é preciso preveni-los através de uma comunicação objetiva. Para as situações que acontecerem, é válido optar pela conversa através de videoconferências para uma comunicação mais clara. 

Mais uma iniciativa interessante é a implementação de políticas de feedback para abordar problemas de maneira proativa.

5. Falta de clareza nas expectativas dos colaboradores

A distância pode resultar em mal-entendidos sobre as expectativas relacionadas ao trabalho, levando a entregas inconsistentes e frustração por parte dos líderes e liderados.

Como resolver

É necessário definir claramente as expectativas e metas de cada projeto. Para isso, é importante registrar as responsabilidades, metas e prazos, para todos terem acesso.

A melhor estratégia para superar esse obstáculo é promover uma comunicação aberta para esclarecer dúvidas e garantir que todos compreendam suas funções.

6. Gestão de horários

A flexibilidade de horários é um benefício que muitas empresas estão concedendo aos seus colaboradores. Afinal, trabalhando nos horários em que se sentem mais produtivos, as ideias fluem melhor, impactando diretamente nos resultados.

Por outro lado, com cada funcionário trabalhando em um horário diferente, pode ser mais difícil coordenar as atividades e a realização de reuniões.

Como resolver

Estabeleça horários de trabalho que se sobreponham durante algumas horas para facilitar a colaboração. Utilize ferramentas de planejamento de horários para coordenar reuniões e prazos. Assim, manterá a flexibilidade, mas de modo organizado.

7. Falta de entrosamento entre os membros do time

A ausência de interações presenciais pode resultar na falta de entrosamento e colaboração entre os membros da equipe remota.

Como resolver

Promova atividades sociais virtuais para fortalecer os laços entre os membros. Além disso, incentive a colaboração em projetos e, se possível, realize encontros presenciais periódicos.

8. Delegação de tarefas e acompanhamento

Delegar tarefas e garantir o acompanhamento eficaz pode ser desafiador quando não há supervisão presencial. Afinal de contas, conhecer os profissionais profundamente é importante para definir o que cada um irá fazer para alcançar o melhor desempenho.

Como resolver

Utilize as já mencionadas ferramentas de gestão de projetos para atribuir tarefas e monitorar o progresso. Estabeleça prazos claros e responsabilidades para cada membro da equipe. Lembre-se, também, de realizar reuniões regulares para se atualizar sobre os status das tarefas e esclarecer dúvidas.

9. Maior risco de procrastinação

A falta de supervisão direta pode aumentar o risco de procrastinação, prejudicando a produtividade da equipe. Essa é uma queixa comum de profissionais que atuam em home office, pois em casa estão cercados de distrações.

Como resolver

Para evitar a procrastinação, defina metas e prazos realistas, que mantenham a equipe focada. Implemente sistemas de recompensas para reconhecer e incentivar a conclusão das tarefas no prazo. Também é importante promover a responsabilidade individual e a autoavaliação.

10. Baixa produtividade

A falta de supervisão constante e a possibilidade de distrações em casa podem levar a uma queda na produtividade. Se isso ocorrer com vários colaboradores, os impactos negativos podem ser grandes para a empresa.

Como resolver

Para evitar a queda da produtividade, estabeleça metas claras e mensuráveis para a equipe. Implemente também políticas de gestão do tempo e incentive pausas regulares para evitar a fadiga.

Conhecer os obstáculos da gestão de times remotos é a melhor forma de se preparar para superá-los. Coloque as estratégias em prática e obtenha o melhor da sua equipe, independentemente da localização.

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