= x

Blog

Início / Blog

Home office funciona para todas as empresas?

Home office funciona para todas as empresas?

Se há alguns anos o termo home office era conhecido apenas entre um grupo restrito, hoje grande parte das pessoas sabe do que se trata. Afinal, trabalhar em casa se tornou natural durante a pandemia, impactando os profissionais e suas famílias.

Após longos meses, algumas empresas retornaram ao presencial, outras mantiveram a modalidade remota e há aquelas que optaram pelo sistema híbrido. Esse leque de possibilidades acaba gerando dúvidas em muitos empresários, pois cada modelo tem as suas particularidades.

Na postagem de hoje vamos trazer respostas para um questionamento recorrente: será que o home office funciona para todas as empresas? Continue a leitura para conhecer todos os aspectos envolvidos.

Problemas comuns do home office

À primeira vista, poder trabalhar em casa parece algo incrível, uma vida desejada por muitos profissionais. No entanto, aqueles que pensam assim se esquecem de um detalhe: embora se passe o dia todo em casa, é preciso trabalhar como se estivesse no escritório.

Parece óbvio dizer isso, mas a verdade é que muitos não se dão conta desse “detalhe”. Não é porque se está em casa que dá para passar a tarde no sofá vendo TV ou tirar um cochilo quando quiser. O trabalho precisa ser feito, as metas precisam ser cumpridas, há reuniões, relatórios e outros compromissos.

Quando se encara a realidade, o home office começa a mostrar os seus problemas. Veja a seguir quais são os principais.

Dificuldade para trabalhar estando próximo da família

Quem divide a casa com a família relata uma grande dificuldade para ter tranquilidade durante as horas de trabalho. Isso se intensifica quando se tem filhos, pois as crianças têm dificuldade de entender que o adulto está trabalhando e não pode ser interrompido a todo o momento.

Até mesmo com os parentes adultos, podem acontecer atritos por terem que seguir novas regras em casa, principalmente em relação ao barulho. É uma mudança grande que nem todos conseguem receber com tranquilidade.

Falta de estrutura

Embora, na teoria, um computador e sinal de internet sejam suficientes para trabalhar, na prática, é necessário ter uma estrutura. Cadeira e mesa adequadas e ergonômicas são o básico para se passar horas trabalhando sem prejudicar a postura e gerar algum outro problema físico.

Distanciamento da equipe

Equipes de trabalho podem perfeitamente se comunicar via mensagens, e-mails e outros meios eletrônicos. Entretanto, quando se trata de relacionamento humano nem tudo funciona de modo objetivo, as pessoas precisam de contato para se manterem próximas.

É exatamente a proximidade o elemento que estimula o trabalho colaborativo e a troca de ideias. Dessa forma, especialmente em áreas que dependem desse entrosamento, o home office pode atrapalhar.

Falta de motivação

Uma consequência comum do home office é a falta de motivação dos profissionais. Não encontrar os colegas, realizar reuniões apenas por videochamada e passar a maior parte dos dias em casa pode tornar a vida monótona.

A desmotivação impacta tanto o desempenho dos colaboradores quanto a sua saúde mental. Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 62% dos profissionais se mostraram mais estressados e ansiosos no home office.

Queda da produtividade

Não há como escapar, profissionais desmotivados produzem menos e costuma haver também uma queda na qualidade. Assim, a empresa que optou pelo home office para cortar custos, pode ter seus resultados prejudicados, gerando uma relação popularmente descrita como “o barato que saiu caro”.

O home office não funciona para todas as empresas

Depois de todos esses tópicos, já é de se imaginar a resposta para a pergunta que abriu a postagem, certo? O home office não funciona para todas as empresas, principalmente para aquelas que dependem de um time forte e entrosado.

Por mais que pareça muito fácil se adaptar, a longo prazo não é isso o que acontece. Nem todas as pessoas conseguem se manter produtivas e motivadas, muitas acabam até adoecendo.

A plataforma de freelancers Workana realizou um estudo com 2.810 profissionais de diferentes países sobre a relação entre home office e saúde mental. O resultado obtido foi que 43% dos trabalhadores relataram algum impacto psicológico, como ansiedade, depressão ou estresse.

Inclusive, vale fazermos o adendo sobre o questionamento que intitula a postagem. Mais do que não funcionar para todas as empresas, o home office não é adequado para todas as pessoas. Enquanto algumas podem se adaptar tranquilamente, outras podem encontrar diversos obstáculos.

Trabalho híbrido como solução para os problemas do home office

A solução que muitas empresas estão encontrando para superar os problemas do home office é o trabalho híbrido. A modalidade ganhou força com a retomada ao presencial pós-pandemia e o que parecia algo provisório para adaptação se tornou definitivo.

No sistema híbrido os profissionais se dividem entre dias trabalhando presencialmente e outros em home office. Essa alternância suaviza muitos dos problemas mencionados ao longo da publicação.

Entenda por que tantas empresas estão optando pelo trabalho híbrido.

Trabalho em equipe fortalecido

Não importa se aconteça duas, três ou cinco vezes na semana, o contato com os colegas é revigorante. Diferentemente do home office, no trabalho híbrido os vínculos são fortalecidos e a equipe trabalha com mais engajamento e empenho.

Flexibilidade

Flexibilidade é uma palavra de ordem no mundo atual, priorizada por cada vez mais pessoas. Ter liberdade para realizar adaptações na rotina conforme o necessário é muito bom, as empresas que oferecem isso certamente conseguem reter seus talentos.

Com o trabalho híbrido os profissionais podem adaptar os dias que irão trabalhar presencialmente ou em home office. Essa possibilidade também resulta em mais bem-estar e motivação.

Redução de custos operacionais

Lembra que mencionamos sobre o barato sair caro devido à desmotivação do home office? Com o sistema híbrido também há economia, mas sem os prejuízos à produtividade.

Além disso, diversas empresas estão deixando de ter escritórios próprios e migrando para coworkings. Esses espaços, famosos pelas amplas salas coletivas, também oferecem ambientes privativos, perfeitos para negócios de diferentes segmentos.

Essa é uma maneira de reduzir custos operacionais com inteligência, sem prejudicar o desempenho dos colaboradores ou abrir mão de ter uma estrutura completa de escritório.

Que tal dar uma chance ao trabalho presencial no coworking?

A modalidade híbrida não é a única saída para evitar os problemas do home office. Afinal, ainda existe a opção do trabalho 100% presencial no coworking, fornecendo todas as vantagens mencionadas anteriormente para a equipe desfrutar todos os dias.

Essa é a escolha ideal para proporcionar um ambiente estruturado e motivador aos colaboradores, com localização estratégica e por um custo bem mais atrativo do que manter um escritório próprio.

Quer conhecer melhor o serviço? Acesse o site do Club Coworking para conferir as opções de planos oferecidos e seja parte da nossa comunidade!