= x

Blog

Início / Blog

Conheça ideias inovadoras que transformaram o mercado

Conheça ideias inovadoras que transformaram o mercadoConhecer histórias de sucesso nos inspira de diferentes formas, gerando motivação e também servindo como bagagem para inovar. Por isso, selecionamos algumas ideias inovadoras que transformaram o mercado para inspirar você em sua jornada profissional.

Continue acompanhando para conferir 8 casos de sucesso de negócios chamados disruptivos, pois romperam os padrões e geraram grandes transformações. Vamos começar?

8 Ideias inovadoras que transformaram o mercado

Você consegue se imaginar indo até uma videolocadora alugar um filme para assistir em casa? Ou esperando um táxi na calçada para chamá-lo fazendo um sinal com as mãos?

Esses costumes são parte de um passado distante na nossa memória. Afinal de contas, há alguns anos foram substituídos por ações muito mais práticas, como os aplicativos de filmes por streaming e de táxis.

Mas para que essas e outras facilidades se tornassem parte da nossa rotina hoje, um dia alguém precisou ter uma ideia inovadora. Confira uma lista de casos assim a seguir!

1. Netflix

A ideia inovadora responsável por transformar a maneira como assistimos filmes e séries deu origem à Netflix, precursora dos serviços de streaming.

Fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, é uma empresa de streaming de vídeo que oferece uma ampla gama de programas de TV, filmes, séries e documentários.

Mas o negócio não começou da forma como é hoje. A ideia surgiu quando um dos fundadores precisou pagar uma multa por atrasar a devolução de um DVD em uma videolocadora. Então, ele pensou em criar um serviço de aluguel de filmes pelo correio, sem prazo para devolução.

Esse foi o primeiro modelo de negócio da Netflix, que oferecia o serviço de entrega de DVDs na casa dos clientes. Somente em 2007 o negócio se tornou mais parecido com o que é hoje, chegando ao Brasil em 2011.

2. Uber

Fundada em 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp, a Uber é uma empresa de transporte privado por aplicativo que revolucionou a indústria de táxis e a forma como as pessoas se locomovem.

Atualmente, a empresa tem presença em mais de 10.000 cidades no mundo. Para chamar um carro e se locomover, basta utilizar o aplicativo. Todo o pagamento também pode ser feito digitalmente.

3. Amazon

Fundada em 1994 por Jeff Bezos, a Amazon começou como uma livraria online, uma ideia extremamente inovadora para a época. Hoje, é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, oferecendo uma variedade de produtos e serviços.

No Brasil, as vendas começaram em 2012 com livros eletrônicos e somente em 2017 produtos físicos em maior variedade passaram a ser comercializados. Atualmente, já são mais de 11 centros de distribuição espalhados pelo país, a fim de realizar entregas cada vez mais rápidas. 

4. Airbnb

Fundada em 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, o Airbnb é uma plataforma de hospedagem que permite às pessoas alugarem seus imóveis ou quartos para viajantes. A empresa tem mais de 7 milhões de anúncios de imóveis em todo o mundo.

Essa ideia inovadora democratizou o acesso a imóveis e quartos por temporada, além de permitir que pessoas obtenham renda extra alugando seus espaços. O Brasil é destaque nos resultados da plataforma, que teve um crescimento de 23% nas reservas na América Latina no último trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período no ano anterior.

5. Buscapé

O Buscapé é uma empresa brasileira fundada em 1999 por Romero Rodrigues, Rodrigo Borges, Ronaldo Takahashi e Mario Letelier. É considerada a primeira startup de sucesso do país. Oferece serviços de comparação de preços, análise de produtos e informações sobre o mercado de varejo eletrônico.

Inicialmente, o Buscapé focava na comparação de preços de produtos eletrônicos e de informática. Com o tempo, expandiu sua atuação para outras categorias, como moda, beleza, casa e decoração, esportes, entre outras. Além disso, a empresa oferece serviços de cashback e cupons de desconto para os usuários.

6. Netshoes

Embora hoje não pareça muito inovador vender produtos pela internet, a Netshoes tem como grande sacada a aposta em itens esportivos. Fundada em 2000, por Marcio Kumruian, começou como uma pequena loja física de calçados em um estacionamento em São Paulo.

Após uma tentativa frustrada de expansão, o comércio eletrônico apareceu como a última alternativa. Foi aí que o negócio decolou e se transformou em uma referência no mercado de produtos esportivos no Brasil.

7. Apple

Não dá para falar em ideias inovadores sem mencionar a Apple. Fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, é uma empresa conhecida por sua ênfase no design e na usabilidade, produzindo computadores, smartphones, tablets, smartwatches e outros eletrônicos.

O iPhone, um dos principais produtos da marca, revolucionou o mercado de telefones celulares. Embora a Apple não tenha criado a tecnologia touchscreen que substituiu o teclado físico, sem dúvida foi a responsável por popularizá-lo.

8. Coworkings

Esta é uma ideia inovadora que não é representada por uma empresa e sim por um segmento de mercado. Antes dos coworkings surgirem, cada empreendimento precisava ter a sua própria sede, pois não haviam espaços coletivos.

Em 1995, programadores fundaram um local em Berlim onde podiam trabalhar em seus projetos e trocar conhecimentos. No mesmo ano, o designer de jogos Bernard DeKoven usou a palavra coworking pela primeira vez, mas não relacionada a um local e sim a uma forma de trabalho baseada na colaboração.

Alguns anos depois, foram criados espaços coletivos em Estocolmo, na Suécia, e em Viena, na Áustria, com o objetivo de reunir empresas. No entanto, apenas em 2005 foi criado um local oficialmente denominado coworking: o San Francisco Coworking Space, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

Brad Neuberg, o fundador, criou o espaço porque não estava satisfeito com o home office e nem com os escritórios de hotéis. Para deixar o ambiente ainda mais agradável e funcional, também eram oferecidos:

  • Secretárias para atendimento;
  • Wi-fi gratuito;
  • Almoços compartilhados;
  • Passeios de bicicleta em grupo;
  • Meditação e massagem.

Através dessa ideia, hoje milhares de empresas e profissionais autônomos utilizam espaços de coworking para realizar as suas atividades. Assim, além de terem acesso a ferramentas para ampliar os negócios, podem fazer networking e trocar conhecimentos com os colegas.

E você, deseja desfrutar das vantagens dessa ideia inovadora? Conheça o Club Coworking e todas as soluções que podemos oferecer ao seu negócio! Entre em contato para conhecer os serviços e planos.