= x

Blog

Início / Blog

Jornada como freelancer: saiba como iniciar em um coworking

estudo-trabalho

A jornada como freelancer é marcada pela liberdade de fazer escolhas relacionadas sobre o próprio trabalho. Por outro lado, isso também traz diversos desafios, muitos deles gerados pela insegurança de estar ou não fazendo a coisa certa.

Geralmente, freelancers iniciam a carreira trabalhando em casa, que é a maneira mais fácil e automática. Afinal, você pensa: sou um profissional independente, preciso apenas do meu computador e de uma conexão com a internet para trabalhar.

Na teoria essa é realmente uma grande verdade. No entanto, no decorrer do tempo é possível perceber que existem nuances que mostram que, talvez, seja mais vantajoso encontrar outro local para o trabalho, como um coworking.

Siga a leitura para saber mais sobre a jornada de um freelancer e como pode ser feita essa transição do home office para o coworking. Vamos começar essa mudança?

Etapas da jornada como freelancer

Freelancer é o nome dado ao profissional especializado em determinada área que presta serviço para diferentes clientes. O nome vem do inglês e surgiu no jornalismo, quando repórteres passaram a atuar de modo independente e vender as matérias para os grandes jornais.

Hoje em dia, designers, redatores, publicitários, analistas de redes sociais, revisores, editores de vídeo e foto, fotógrafos, videomakers, entre outros, atuam como freelancers. Assim, fazem seu próprio horário e trabalham do local que preferirem.

O início como freelancer

Não é tão comum que um profissional inicie a sua carreira já como freelancer. Geralmente, o ponto de virada vem enquanto se está trabalhando como funcionário de uma empresa.

Existem aqueles que resolvem se tornar autônomos após uma demissão ou outros que decidem deixar o emprego por verem na carreira independente mais liberdade e a possibilidade de aumentar os ganhos.

A descoberta das inúmeras possibilidades

Logo que inicia a sua jornada, o freelancer dá de cara com inúmeras possibilidades à sua frente. É claro que os trabalhos não surgem automaticamente, mas com esforço e conhecimento é possível entender como encontrá-los.

Talvez, o maior desafio de um freelancer seja escolher entre tantas opções, especialmente em relação à rotina. Em que horário trabalhar? Fico em casa ou vou até uma cafeteria? Faço a reunião com o cliente online ou presencial?

São muitas as dúvidas que surgem, o que é natural quando se está iniciando algo novo. É nesse ponto que se deve decidir considerando os objetivos que tem e a rotina que deseja levar.

Com o passar do tempo, vão aparecendo as consequências das escolhas. Clientes satisfeitos com a pontualidade ou insatisfeitos pelas entregas atrasadas. O profissional motivado e cheio de energia ou esgotado pela rotina desregrada e pelas noites trabalhando até tarde.

Podemos dizer que a liberdade é a melhor e pior coisa da jornada como freelancer. A melhor para quem faz escolhas pensando nas consequências e, talvez, a pior para aqueles que não consideram que precisarão se impor limites porque devem estar física e mentalmente bem para entregar bons resultados.

Migração do home office para o coworking

Agora vamos para um capítulo que tem feito parte da jornada de muitos freelancers, a migração para um coworking. Se para você parece estranho deixar o home office para pagar um lugar para trabalhar, continue a leitura e logo irá entender o que motiva essa decisão.

Coworkings são escritórios compartilhados, modernos, bem localizados e com toda a estrutura necessária para uma rotina produtiva e saudável. Isso mesmo! Em um coworking fica mais fácil se organizar em relação aos horários e se manter longe das distrações que uma casa costuma ter.

Trata-se de um ambiente em que poderá encontrar outros freelancers como você que desejam crescer e se desenvolver continuamente. São muitas as vantagens que justificam o investimento, tanto em relação ao crescimento profissional quanto ao bem-estar.

casal-trabalho

A jornada como freelancer é marcada pela liberdade de fazer escolhas relacionadas sobre o próprio trabalho.

Como o coworking pode impulsionar a jornada do freelancer?

Se interessou e quer saber mais sobre os benefícios que o coworking pode oferecer para a sua jornada como freelancer? Confira!

Benefícios para a carreira

  • Conectar-se com outros profissionais, trocar conhecimento, experiências e até mesmo indicações de trabalho;
  • Ter um local para receber os clientes e transmitir mais confiança e credibilidade a eles;
  • Registrar a sua empresa em um endereço sólido. Afinal, freelancers precisam desse registro para legalizar sua atividade e emitir notas fiscais aos clientes;
  • Possibilidade de conquistar clientes dentro do próprio coworking;
  • Participar de eventos no espaço e ampliar a rede de contatos;
  • Trabalhar em um escritório localizado em um centro de negócios;
  • Ser mais produtivo trabalhando em um local desenvolvido totalmente para essa finalidade;
  • Contar com atendimento telefônico e se beneficiar da praticidade e do fortalecimento da sua credibilidade perante os clientes;
  • É mais econômico estar em um coworking do que investir para ter um escritório com o mesmo conforto e funcionalidade;
  • Flexibilidade para definir seus horários e até trabalhar em regime híbrido, alternando home office com idas ao coworking.

Benefícios para o bem-estar

  • Interagir com outras pessoas, criar laços e deixar para trás a solidão do home office;
  • Ter um local para fazer as refeições com os coworkers e tornar esse momento mais prazeroso;
  • Fazer pausas para relaxar por alguns minutos ao longo do dia em um espaço para descompressão;
  • Manter uma rotina mais saudável de horários, impactando diretamente nos hábitos de sono;
  • Ter a rotina facilitada pela localização estratégica do coworking e proximidade com outros locais que precise ir no dia a dia, como academia, farmácia, lojas etc.

Viu só quantas vantagens os freelancers podem encontrar ao optarem por um coworking? A ideia não é abrir mão da liberdade do home office e se prender a um espaço e sim manter-se livre, mas tendo acesso a uma estrutura que privilegia a produtividade e o networking, sem deixar de lado o bem-estar.

Se você deseja se tornar parte de um coworking que oferece todos os benefícios citados ao longo da publicação, venha para o Club Coworking! Temos duas unidades localizadas em polos de negócios na cidade de São Paulo: Faria Lima e Avenida Paulista.

Fale conosco para conhecer os nossos planos e vantagens. Esse passo pode ser um grande ponto de virada na sua jornada como freelancer!