Você costuma se atentar à sua linguagem corporal em reuniões com clientes ou até mesmo ao produzir conteúdos em vídeo para as redes sociais da sua empresa? Saiba que a forma com a qual um profissional se apresenta pode, sim, influenciar nos negócios.
Certas posturas podem transmitir confiança ou insegurança, por exemplo. E dificilmente um cliente será persuadido a efetuar uma compra se o vendedor não demonstrar que realmente acredita no produto ou serviço que está oferecendo.
Quer entender melhor o poder da linguagem corporal no setor de vendas? Continue a leitura para saber mais e conferir as dicas que preparamos!
Como a linguagem ajuda em uma venda?
Venda é relacionamento. Isso significa que a forma com a qual um vendedor se relaciona com os seus clientes é capaz de fazer com que ele feche mais ou menos negócios.
A relação entre linguagem corporal e vendas é bastante estreita, pois a comunicação não verbal é parte importante da interação humana. Inclusive, muitas vezes transmitimos informações mais significativas através de gestos do que das palavras ditas.
Em se tratando de vendas, a linguagem corporal deve ser usada para transmitir confiança e credibilidade, identificar sinais de interesse e fechar negócio. Isso porque certos gestos são capazes de aumentar a confiança do cliente no vendedor e no produto ou serviço que está sendo oferecido.
Da mesma forma, observar a linguagem corporal do cliente pode ajudar o vendedor a entender melhor suas necessidades e interesses. Assim, conseguirá adaptar sua mensagem com eficácia.
Por exemplo, um cliente que está de braços cruzados, evitando contato visual e olhando para o relógio, pode estar demonstrando desinteresse ou impaciência. Enquanto isso, outro que está mantendo contato visual e fazendo perguntas, tem mais chances de estar interessado no produto ou serviço.
Como usar a expressão corporal para vender mais? – Confira as dicas!
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal extremamente útil para profissionais de vendas.
Muitas vezes, a maneira como uma pessoa se comporta transmite informações importantes sobre seus pensamentos e emoções. Então, isso pode ser usado para ajudar a construir relacionamentos com os clientes e fechar mais vendas.
A seguir você poderá conferir algumas ações específicas para vender mais usando a linguagem corporal a seu favor, acompanhe!
1. Estabelecer rapport com os clientes
Você já conhece o conceito de rapport? Essa é uma parte fundamental da construção de relacionamentos com os clientes.
Rapport é um termo usado para descrever a relação de confiança e empatia criada entre duas pessoas em uma interação. Trata-se de uma conexão positiva que pode ser estabelecida por meio da comunicação verbal e não verbal.
A linguagem corporal permite ao vendedor estabelecer rapport espelhando ou imitando sutilmente a postura, gestos e expressões faciais do cliente. Isso cria uma sensação de conexão e familiaridade, ajudando a construir confiança.
Veja, a seguir, algumas ações que ajudam no estabelecimento de rapport. Observe que algumas ações não estão diretamente relacionadas à linguagem corporal, mas fortalecem a conexão gerada por ela.
- Espelhar a postura e a linguagem corporal para criar uma sensação de conexão e familiaridade;
- Fazer contato visual enquanto conversa, apenas evitando encarar o outro fixamente, para não gerar desconforto;
- Ouvir atentamente o que a outra pessoa está dizendo;
- Fazer perguntas para demonstrar que está realmente interessado;
- Descobrir interesses em comum com a outra pessoa e fazer conexões a partir dessas informações;
- Usar uma linguagem similar ao cliente para fazê-lo se sentir confortável;
- Ser autêntico e genuíno em suas interações, pois as pessoas costumam perceber quando alguém está agindo de modo artificial.
2. Transmitir confiança e credibilidade
A maneira como um vendedor se apresenta fisicamente transmite informações sobre sua confiança e credibilidade. Por exemplo, manter uma postura ereta, contato visual e evitar gestos nervosos passa a ideia de confiança e autoridade.
Essa postura de quem está seguro naquele papel, aumenta a confiança do cliente no vendedor e, consequentemente, no produto que está sendo vendido. Para isso, é essencial conhecer profundamente o produto ou serviço oferecido e os benefícios que oferece.
3. Identificar sinais de interesse ou desinteresse
Além de se atentar ao que você está comunicando através do corpo, observar a linguagem corporal do cliente ajuda a identificar sinais de interesse ou desinteresse.
Por exemplo, um cliente que está inclinado para frente, mantendo contato visual e fazendo perguntas, provavelmente está demonstrando interesse no produto ou serviço. Por outro lado, uma pessoa que está olhando para outro lado e cruzando os braços, demonstra desinteresse ou impaciência.
Essa identificação é relevante porque sinaliza para o vendedor em quais clientes ele deve investir seu tempo. Afinal, se um indivíduo está totalmente desinteressado, é sinal que aquela solução não é a ideal para ele, então não vale a pena insistir.
4. Adaptar a mensagem de vendas
Observar a linguagem corporal do cliente também ajuda o vendedor a adaptar sua mensagem de vendas. Se o cliente parece distraído e desinteressado, o profissional pode tentar mudar o ritmo da conversa, fazer perguntas abertas para envolvê-lo ou mudar a abordagem.
5. Fechar a venda
Finalmente, a linguagem corporal ajuda o vendedor também na etapa de fechamento da venda. Manter contato visual, sorrir e usar gestos de fechamento, como estender a mão para um cumprimento ou oferecer uma caneta para assinar o contrato, encoraja o cliente a finalizar a compra.
Mas, atenção, a ideia não é apressar e sim conduzir. Para identificar se é o momento de uma ação nesse sentido é preciso observar bem o cliente, as informações dadas por ele e, claro, os sinais dados pelos seus movimentos e gestos.
Conclusão
Se formos parar para pensar, a fala é uma forma mais recente de comunicação entre seres humanos em comparação com as expressões e gestos. Por isso, muitas vezes, a linguagem corporal transmite mensagens antes mesmo da pessoa dizer uma palavra.
Lembre-se disso quando for encontrar clientes ou mesmo produzir conteúdo em vídeo para as redes sociais da sua empresa. O modo como você se porta ao apresentar o seu trabalho pode fortalecer o que está dizendo ou gerar dúvidas e certamente você deseja a primeira opção, certo?
Quer continuar bem informado sobre vendas, empreendedorismo e tendências do universo corporativo? Acesse outras postagens do Club Coworking e aproveite!