Todo empreendimento precisa investir em marketing, afinal, é assim que a maioria dos clientes irá conhecê-lo. Algumas áreas são regidas por conselhos que definem normas para os profissionais, como é o caso da contabilidade, sendo fundamental segui-las para evitar penalizações.
Na postagem de hoje vamos apresentar dicas de como divulgar um escritório de contabilidade e prospectar clientes, seguindo o que determina o conselho regulamentador. Acompanhe!
Importância do marketing para um escritório de contabilidade
Por ser uma profissão tradicional, alguns contadores acabam ignorando a importância da divulgação, baseando sua clientela na distribuição de cartões de visita e indicações.
Entretanto, o mercado atual não permite essa postura, porque a concorrência é ampla em todas as áreas, inclusive na contabilidade. Também existe o fato de que os clientes mudaram de comportamento nos últimos anos, e a maioria deles realiza pesquisas online antes de contratar serviços.
Além dos contatos, como telefone e e-mail, as pessoas pesquisam sobre a reputação da empresa, verificam comentários de outros clientes, dados sobre localização, entre outros.
Deixar de investir em divulgação significa perder muitos clientes em potencial e não desfrutar das vantagens que o marketing, especialmente o digital, oferece. Trata-se de um tipo de investimento que, se bem planejado, poderá trazer excelentes resultados.
Conheça as regras dos conselhos de contabilidade
No Brasil, a profissão de contador é regida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelos Conselhos Regionais existentes em cada estado. Ambos possuem normas para os profissionais seguirem em relação ao marketing e à prospecção de clientes.
A seguir iremos apresentar os principais tópicos sobre marketing mencionados no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), parte da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral, aprovada pelo CFC.
- Anúncios focados em aspectos técnicos e científicos;
- A publicidade deve ter caráter informativo e ser discreta;
- Agir segundo o Código de Defesa do Consumidor e com a Lei de Propriedade Industrial, a segunda relacionada a crimes de concorrência desleal.
Entre as coisas que não se deve fazer no marketing para contabilidade, estão:
- Usar de exagero para divulgar a capacitação dos profissionais, sua experiência e os serviços oferecidos;
- Comparar de forma depreciativa o próprio trabalho com o de outros contadores;
- Realizar divulgações com informações que iludam os clientes;
- Utilizar frases que gerem o entendimento de que o seu escritório é melhor do que os outros;
- Mencionar valores dos serviços nos materiais de divulgação;
- Citar informações mentirosas.
Como se pode ver, as regras são bastante objetivas e não devem ser um impedimento para um profissional divulgar seu trabalho. Na realidade, as normas ajudam a manter a ética e até contribuem para a construção de uma imagem de credibilidade no mercado.
Como prospectar clientes para escritório de contabilidade?
Confira a seguir dicas de marketing para alcançar bons resultados na prospecção de clientes na contabilidade. Então, através da prestação de um serviço de qualidade, poderá manter uma clientela fiel.
1. Verifique a viabilidade de marketing offline
Hoje em dia, quando se fala em marketing, o primeiro que vem à mente é o digital. Afinal, essa se tornou uma das estratégias mais eficientes para promover produtos e serviços no contexto em que vivemos.
Diferentemente de anúncios offline, no ambiente digital é possível segmentar o público para o qual a propaganda será exibida. Assim, os custos são otimizados e há maior controle sobre os resultados.
No entanto, isso não significa que as estratégias offline, como impressos, eventos, outdoors, anúncios no rádio, entre outras, não sejam mais válidas. Cada empresa deve verificar a viabilidade desse tipo de investimento, considerando principalmente o seu público-alvo.
2. Crie um perfil nas redes sociais e mantenha atualizado
Se para o marketing offline é preciso considerar as particularidades do negócio, para as redes sociais não há essa necessidade, pois toda empresa deve ter um perfil, incluindo escritórios e profissionais de contabilidade.
Nesse perfil, deve constar informações de contato e uma identidade visual que transmita a essência do empreendimento aos clientes. Portanto, capriche na criação e nas informações inseridas na bio, seção localizada logo abaixo do nome.
Outra questão é escolher uma ou mais plataformas que façam sentido de acordo com o público-alvo. Para um escritório de contabilidade, as principais opções são: Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok.
A última, ainda vista com restrições por parte dos profissionais, tem mostrado um grande crescimento, reunindo conteúdos de diversas áreas. Experimente fazer uma pesquisa com o termo contabilidade no TikTok e descubra o quanto esse nicho é rico por lá, gerando milhares de visualizações.
3. Compartilhe conteúdo informativo de forma criativa
Estar nas redes sociais é importante, mas não basta criar um perfil para alcançar resultados. Essas plataformas são essencialmente voltadas ao entretenimento, por isso, é preciso compartilhar conteúdos de forma interessante para o público.
As postagens escritas são válidas, mas o ideal é não basear toda a estratégia nelas. Os vídeos estão em alta e são o tipo de conteúdo mais consumido atualmente, porque conectam muito mais.
Para um escritório de contabilidade é interessante compartilhar dicas relacionadas a temas do interesse das pessoas, como: imposto de renda, questões relacionadas a pequenos negócios, como abrir um MEI (registro como Microempreendedor Individual) etc.
4. Invista no desenvolvimento de um site
As redes sociais não devem ser a única presença digital de um escritório de contabilidade. É importante ter um site com informações relevantes aos clientes e clientes em potencial.
Antes de entrarem em contato, muitas pessoas costumam visitar o site de uma empresa para conhecê-la melhor e verificar sua experiência na área. Por isso, inclua informações que transmitam segurança, como: endereço, telefone, depoimentos de clientes, currículo dos profissionais, entre outras.
5. Aproveite oportunidades para fazer networking
Por fim, aproveite todas as oportunidades para fazer networking, tanto online quanto offline, assim seu escritório se tornará cada vez mais conhecido. Nisso se incluem interações nas redes sociais, participação em eventos (tanto como espectador quanto como palestrante), associações e grupos da área, entre outras.
Os profissionais que optam por ter a sede do seu escritório de contabilidade em um coworking se beneficiam porque podem fazer networking no próprio local. Inclusive, por ser um serviço que toda empresa precisa, há grandes chances de conquistar clientes entre os coworkers.
Gostou das dicas de marketing e prospecção de clientes para contabilidade? Aproveite para acessar outras postagens do blog Club Coworking e conferir mais conteúdos informativos!