Na publicação de hoje vamos apresentar quem são algumas das mulheres mais poderosas do mundo em 2022, de acordo com uma lista publicada pela revista Forbes. Esta lista considera quatro fatores: mídia, dinheiro, esferas de influência e impacto.
Os nomes foram escolhidos por lutarem contra o status quo, ou seja, promoverem a mudança através de suas ações. Confira quem são elas!
Saiba quem são as mulheres mais poderosas do mundo em 2022
A seguir você poderá conhecer as mulheres eleitas para compor a lista das mais poderosas do mundo em 2022, segundo a revista Forbes.
Iniciaremos a lista com as dez primeiras colocadas. A partir do décimo lugar, destacaremos os nomes mais famosos entre as 100 componentes da lista.
1. Ursula von der Leyen
O nome de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, aparece em primeiro lugar. Ela anunciou três sanções econômicas de grande porte contra a Rússia. O motivo foi a invasão da Ucrânia comandada pelo presidente russo Vladimir Putin.
2. Christine Lagarde
Em 1° de novembro de 2019, Christine Lagarde se tornou a primeira mulher a presidir o Banco Central Europeu. Da mesma forma que Ursula von der Leyen, Lagarde tem importante papel para manter o apoio à Ucrânia, além de reduzir o aumento da inflação e os custos do setor de energia.
3. Kamala Harris
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, é a primeira mulher, a primeira negra e a primeira sul-asiática-americana a ocupar esse cargo no país. Harris é também ex-aluna da Howard University e isso faz dela a primeira graduada de uma universidade historicamente negra a estar nessa posição.
4. Mary Barra
Mary Barra é a primeira mulher a atuar como CEO de uma das três maiores montadoras dos Estados Unidos, a GM (General Motors). Liderada por ela, a empresa apresentou pontuações elevadas nos relatórios de equidade de gênero.
A GM foi uma das únicas empresas globais que não apresentaram disparidades salariais entre gêneros em 2018.
5. Abigail Johnson
Desde 2014, Abigail Johnson ocupa o cargo de CEO da Fidelity Investments, cargo que foi de seu pai. Ela é presidente da empresa desde 2016. A empresa possui US$ 3,7 trilhões (R$ 19,9 trilhões) em ativos e Abigail possui participação estimada de 24,5%.
6. Melinda Gates
O nome de Melinda French Gates é um dos mais importantes do mundo no que diz respeito à filantropia. Ela é co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, que tem como parte de sua missão auxiliar as pessoas a levar vidas mais saudáveis e produtivas. Melinda dedica-se especialmente à realização dos direitos de mulheres e meninas.
7. Giorgia Meloni
Giorgia Meloni se tornou a primeira mulher da história a assumir o cargo de primeira-ministra da Itália, em 22 de outubro de 2022. Esse é um fato bastante representativo, uma vez que ela é a única mulher na liderança de uma nação do G20.
8. Karen Lynch
Karen Lynch é a CEO da CVS Health, empresa que oferece serviços de saúde. No cargo desde fevereiro de 2021, liderou a resposta da CVS em relação à Covid-19. Essa empresa é responsável pelo gerenciamento do maior número de locais de testagem de Covid sob administração independente nos Estados Unidos.
9. Julie Sweet
Tendo a diversidade como uma de suas prioridades, Julie Sweet se tornou CEO da Accenture (empresa de serviços globais) em setembro de 2019. Segundo ela, a cultura da igualdade é positiva para todos, nunca é uma soma que resulta em zero.
10. Jane Fraser
Em março de 2021, Jane Fraser tornou-se CEO do Citigroup. Ela foi a primeira mulher a assumir esse cargo e a estar à frente de um banco de grande porte de Wall Street.
11. Oprah Winfrey
Oprah Winfrey é um dos nomes mais importantes do entretenimento, tendo transformado seu talk show, que durou 25 anos, em um verdadeiro império dos negócios. A apresentadora aparece em vigésimo quarto lugar da lista da revista Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2022.
12. Nancy Pelosi
Nancy Pelosi foi eleita para o Congresso pela primeira vez quando tinha 47 anos de idade. Em 2007, foi eleita presidente da Câmara, sendoi a primeira mulher a liderar um grande partido político. Em 2002, anunciou que deixaria seu cargo após duas décadas como líder democrata na Câmara.
13. Rihanna
Rihanna se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo, em especial pelo grande sucesso dos seus empreendimentos, como a marca de cosméticos Fenty Beauty. Em 2022, a cantora finalmente fez a alegria dos seus fãs e voltou a lançar músicas inéditas.
14. Taylor Swift
Nos últimos anos, Taylor Swift enfrentou uma dura batalha judicial em torno de sua produção musical. Contudo, ela deu a volta por cima e com o novo álbum “Midnights” foi a primeira artista da história a alcançar os dez primeiros lugares da Billboard Hot 100.
15. Beyoncé
Outro nome poderoso do segmento pop que figura nesta lista da Forbes é Beyoncé. Em novembro de 2022, ela recebeu nove novas indicações ao Grammy. Assim, empatou o recorde de maior número de indicações que pertence ao seu marido, Jay-Z.
16. Xiomara Castro
Em janeiro de 2022, Xiomara Castro se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente de Honduras. Com 1,7 milhão de votos, Castro foi eleita com a maior votação já concedida a um candidato no país.
Durante sua campanha, Xiomara reforçou que entre as suas pautas estava a expansão dos direitos das mulheres. No entanto, até esse momento ela ainda não deu sinais de que cumprirá essa promessa.
A lista ainda conta com nome como:
- Rosalind Brewer: presidente e diretora operacional da Starbucks;
- Shonda Rhimes: roteirista, cineasta e produtora de televisão;
- Reese Witherspoon: atriz e produtora;
- Gwynne Shotwell: Presidente e diretora de operações na SpaceX;
- Jacinda Ardern: primeira-ministra da Nova Zelândia.
Essas são algumas das mulheres mais poderosas do mundo em 2022. Aproveite para conferir outras postagens do blog Club Coworking sobre empreendedorismo, negócios e muito mais!