= x

Blog

Início / Blog

Networking: qual o melhor jeito de fazer?

networking trabalho

Que o networking é importante para empreendedores e profissionais de diferentes áreas todo mundo já sabe. Mas qual é o jeito certo de fazer? Existe local e maneira ideal de se aproximar das pessoas e criar conexões?

Na teoria parece simples conversar com alguém, falar sobre trabalho, ouvir a pessoa e trocar contatos. No entanto, na prática, as coisas se mostram um pouco diferentes, gerando dúvidas especialmente entre os mais inexperientes.

Se você deseja entender qual o melhor jeito de fazer networking, veio ao lugar certo. Neste post vamos falar mais a respeito da importância dessas conexões e compartilhar dicas práticas para você aplicar em diferentes situações. Vamos começar?

O que é networking e por que é importante?

A palavra networking vem de network, que significa rede e está relacionada a contatos profissionais. Logo, networking é a ação de construir e fortalecer essa rede de contatos.

Imagine que você está precisando de serviços jurídicos e tem um advogado entre os seus conhecidos. Irá procurar alguém novo para atender ou dará preferência para quem já conhece? A maior parte das pessoas costuma optar por alguém que já conhece. Afinal, geralmente já há uma relação de confiança, além de ser tudo muito mais simples.

O mesmo vale para quando alguém pede uma indicação. Quanto mais conhecido é um profissional, mais indicações ele irá receber. Isso é resultado de um bom networking, de conhecer as pessoas certas e fortalecer essas conexões.

Lugares para fazer networking

É possível fazer networking em qualquer lugar, no entanto, certos ambientes se mostram mais propícios. Embora na fila do supermercado haja muitas pessoas, não dá para saber a profissão delas, se tem interesses semelhantes aos seus etc.

Em ambientes com foco profissional é mais fácil ter esse tipo de aproximação e criar conexão. Veja alguns exemplos de lugares com potencial para fazer contatos:

  • Feiras de negócios;
  • Congressos;
  • Eventos corporativos;
  • Workshops;
  • Cursos;
  • Coworkings.

Com exceção do último item da lista, os demais representam situações que não acontecem todos os dias. Afinal, mesmo que possam ocorrer com frequência, não é sempre que dá para participar de eventos.

Agora, falando especificamente do último item da lista, os coworkings, nesses espaços as oportunidades de networking acontecem o tempo todo. Como são ambientes que reúnem profissionais e empresas de diferentes áreas, esse contato acaba sendo gerado naturalmente.

Inclusive, o formato coworking foi criado com o intuito de ser uma comunidade. Então, o local não se resume a um imóvel para a instalação de escritórios. É um espaço voltado para o trabalho e também para o compartilhamento de ideias, conhecimentos, oportunidades e indicações.

7 Maneiras de fazer networking

Veja algumas maneiras de fazer networking e construa uma poderosa rede de contatos profissionais sem dificuldade.

1. Conheça pessoas através de outras pessoas

Chegar ao outro lado do rio é muito mais fácil quando se tem uma ponte, certo? Da mesma maneira, é mais simples se aproximar de uma pessoa quando vocês têm um conhecido em comum.

Se deseja conhecer um profissional que admira ou alguém que pode oferecer uma boa oportunidade para a sua carreira, verifique se possuem amigos em comum. O fato de ser alguém conhecido fazendo a apresentação tornará tudo mais fácil.

2. Use as redes sociais para conhecer pessoas

As redes sociais podem ser grandes aliadas do networking porque facilitam a aproximação entre as pessoas. Se você já acompanha os perfis de profissionais que admira, poderá enviar uma mensagem para iniciar uma conversa.

Vale lembrar que, embora o LinkedIn tenha sido criado com o intuito de gerar conversas profissionais, Instagram e Facebook também podem ser usados. Inclusive, a função grupos do Facebook é ótima para encontrar pessoas com interesses em comum com os seus.

3. Entenda que fazer networking não é pedir oportunidades

Por mais que fazer networking possa gerar muitas oportunidades para a sua carreira, é preciso ter cautela. Não dá para se apresentar a uma pessoa e pedir que ela contrate os seus serviços, pois as relações devem ser construídas.

Em vez de pedir trabalho, busque informações que poderão te ajudar a conseguir um trabalho. Seu principal objetivo deve ser construir relacionamentos para que, quando uma oportunidade em potencial surgir no futuro, a pessoa indique você espontaneamente.

empresários trabalho

Networking é a ação de construir e fortalecer uma rede de contatos.

4. Evite tomar o tempo das pessoas

Tempo é um recurso extremamente valioso para todos, então tenha cuidado para não ocupar demais as pessoas. Independentemente de estarem em um evento, no coworking ou em qualquer outro lugar, não monopolize a atenção do outro.

5. Deixe as outras pessoas falarem

Como foi possível perceber até aqui, networking é a construção de relacionamentos e a ferramenta mais poderosa para isso é o diálogo. No entanto, para obter esse efeito as conversas precisam ser equilibradas.

Evite ser o tipo de pessoa que apenas fala e não dá espaço para os demais. Deixe os outros falarem, ouça o que eles dizem com atenção. Essa postura fará com que a conversa seja realmente uma troca e crie conexões verdadeiras.

6. Peça orientação em relação ao seu currículo

Após ter uma relação construída e certo grau de intimidade com um profissional que admira, peça orientação em relação ao seu currículo. Assim, a pessoa irá analisar o documento e dar feedbacks sobre pontos que podem ser melhorados.

Essa é uma forma de realmente receber dicas de uma pessoa que admira e uma chance dela conhecer melhor suas experiências profissionais. Assim, será mais fácil ela se lembrar do seu nome ao se deparar com uma oportunidade na qual você se encaixa.

7. Lembre-se sempre de agradecer

Um contato deu uma informação que te ajudou em um trabalho? Indicou você para uma oportunidade? Agradeça! Existem várias formas de fazer isso e tudo irá depender da relação que construíram e da ajuda.

Você pode tanto enviar uma mensagem ou email agradecendo, quanto oferecer um presente, algo que tenha a ver com a pessoa. Ah! E lembre-se de retribuir a gentileza sempre que tiver a oportunidade, seja com indicações, informações e outros gestos.

Com essas informações você estará pronto para fazer networking e construir uma rede poderosa de contatos.