= x

Blog

Início / Blog

Nômade digital: conheça as vantagens dessa nova tendência

O que significa nômade digital?

Você já pensou na possibilidade de se tornar um nômade digital e viajar por diversos lugares sem parar de trabalhar? Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, dada a maior facilidade de adotá-la.

Atividades realizadas apenas com um laptop e conexão com a internet podem ser feitas de qualquer lugar. Muitos profissionais estão desfrutando dessa mobilidade, passando temporadas em diferentes estados do Brasil e até em outros países.

Neste post vamos explicar o que significa ser um nômade digital e as vantagens de fazer essa escolha. Vamos entender melhor essa tendência?

O que significa nômade digital?

Nômades são pessoas que não possuem uma moradia fixa, passando períodos em diferentes lugares. O nômade digital é aquele que, por trabalhar remotamente e sem horários predefinidos, pode adotar esse estilo de vida sem prejuízos à carreira.

Hoje, a tecnologia possibilita que uma série de atividades sejam realizadas à distância. No entanto, existem alguns profissionais que se destacam no nomadismo digital, como: escritores, designers, tradutores, jornalistas, blogueiros, desenvolvedores de softwares e empreendedores em geral.

Como é a rotina de um nômade digital?

Colocar as palavras rotina e nômade digital na mesma frase pode até soar estranho. Contudo, embora esses profissionais não tenham residência fixa, precisam de organização para cumprir suas atividades, bancar as viagens e desfrutar dos destinos.

Veja como eles costumam se organizar em relação a quesitos como hospedagem e forma de trabalho.

Hospedagem

Como os períodos em cada lugar não são muito longos, não é viável alugar um imóvel de forma tradicional. Então, são utilizados outros meios de hospedagem, com grande variação de custos, como:

Hostels: tipo de acomodação econômica que se assemelha ao que conhecemos como pensão, com quartos individuais ou compartilhados.

Hotéis e flats: opções mais tradicionais de hospedagem, que costumam ter um custo mais elevado e, em contrapartida, grande comodidade.

Imóveis por temporada: em plataformas como AirBnb e similares dá para encontrar opções com diferentes características e preços. Além disso, duas ou mais pessoas com o mesmo estilo de vida podem dividir o espaço e as despesas.

Couchsurfing: comunidade que reúne pessoas dispostas a hospedarem gratuitamente turistas e nômades digitais. São cedidos sofás, colchões e até quartos inteiros para os hóspedes. O nome em português significa “surf de sofás”, representando o movimento dos viajantes que vão de um sofá a outro.

Trabalho

Como já mencionamos, o trabalho remoto é o que possibilita que uma pessoa se torne um nômade digital. Entretanto, todo profissional precisa de um ambiente organizado e confortável para se concentrar e realizar as suas atividades.

Para isso, há quem use a própria hospedagem como local de trabalho, o que é mais simples para os que ficam em hotéis, flats e imóveis por temporada. Nos outros casos, por serem ambientes com maior circulação de pessoas, pode ser difícil manter a concentração.

A solução encontrada por muitos nômades digitais é o coworking. Esse tipo de local pode ser encontrado com facilidade em qualquer lugar do mundo. Como os planos oferecidos são flexíveis, os viajantes conseguem utilizar o serviço sem a necessidade de fechar contratos de longa duração.

Até mesmo os profissionais hospedados em ambientes em que é possível trabalhar usam coworkings pelos benefícios oferecidos. Esses espaços são altamente propícios para conhecer pessoas, novas culturas, negócios de diferentes segmentos, aspectos que certamente enriquecem a experiência.

Inclusive, o fato de serem locais compartilhados tornam os coworkings uma escolha econômica. Assim, contribuem para o gerenciamento das finanças de profissionais que costumam destinar boa parte da renda para viver experiências.

Nômade digital: conheça essa tendência

7 Vantagens de se tornar nômade digital

Mas o que motiva uma pessoa a se tornar um nômade digital? Acompanhe a seguir as principais vantagens que esse estilo de vida oferece.

1. Flexibilidade para trabalhar e viajar

Uma pessoa que ama viajar certamente gostaria de ir de um lugar a outro sem ter data para voltar. Porém, muitas não fazem isso porque precisam trabalhar. O nomadismo é vantajoso porque une as duas coisas. Assim, é possível trabalhar e manter os custos das viagens.

2. Aumento da bagagem cultural

Viagens são experiências que enriquecem culturalmente. Poder passar períodos um pouco mais longos em cada lugar faz com que os ganhos nesse sentido sejam ainda maiores do que em situações de turismo.

3. Ser parte de uma comunidade

O nomadismo digital é uma prática com milhares de adeptos. Muitos deles se reúnem em fóruns para trocar informações, dicas, roteiros de viagem e até compartilhar hospedagens.

É uma grande comunidade em que as pessoas se ajudam, aprendem umas com as outras e trocam indicações de trabalho. Esse é um fator que contribui muito para a experiência de viver de um destino a outro sem um endereço fixo.

4. Redução do custo de vida

Viajar pode ter um custo alto ou baixo, dependendo das escolhas feitas. Os nômades que optarem por um lifestyle mais econômico conseguirão isso priorizando serviços baseados no conceito de economia compartilhada. Hotels, coworkings e aplicativos de caronas são exemplos de soluções alinhadas com essa ideia.

5. Possibilidade de aprender idiomas

A melhor forma de aprender um novo idioma e aperfeiçoar as habilidades de comunicação é estando em um local em que ele é a língua padrão. O nomadismo digital se mostra também como uma oportunidade de desenvolver fluência e incluir mais esse ponto no currículo.

6. Possibilidade de evitar climas que não goste

Existem pessoas que gostam mais de climas mais frios, enquanto outras preferem dias mais quentes. Em muitos casos, essa não é uma mera preferência e sim um fator que influencia diretamente o bem-estar e a produtividade.

Os nômades digitais têm a vantagem de poderem evitar climas que não gostem. Para isso, precisam apenas se organizar para estar nos lugares nas estações que consideram mais favoráveis.

7. Grande crescimento pessoal e profissional

Para finalizar, uma das grandes vantagens da tendência do nomadismo digital é o crescimento pessoal e profissional. Viajar para diferentes lugares possibilita conhecer pessoas, desenvolver habilidades, aprender coisas novas, rever crenças, fazer negócios, além de superar desafios e medos.

É o tipo de experiência que reúne um grande desenvolvimento em um curto espaço de tempo. Para quem está disposto a realizar uma mudança como essa, pode ser uma decisão cheia de vantagens.