Chegamos ao mês em que o tema de destaque é a saúde masculina. O Novembro Azul foi criado com o intuito de incentivar os homens a realizarem exames preventivos de detecção do câncer de próstata. No entanto, hoje são abordados assuntos relacionados a outras doenças, como outros tipos de câncer e até questões de saúde mental.
Historicamente, os homens demoram mais para procurar ajuda médica do que as mulheres. Com isso, muitas doenças são descobertas em estágios já avançados, dificultando o tratamento.
A melhor forma de mudar isso é através da informação. Por isso, o Club Coworking preparou um conteúdo informativo para ajudar as empresas a promoverem ações relacionadas para quebrar esse tabu que em nada ajuda os homens.
Continue a leitura para saber mais sobre a campanha, hábitos de prevenção e ideias para promover a conscientização dentro das empresas. Vamos lá?
A campanha Novembro Azul
Tudo começou em 2003, através da iniciativa de um grupo de médicos australianos. Para promover o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que já existia na época e é celebrado no dia 17 de novembro, eles decidiram deixar o bigode crescer.
A partir disso, o bigode se tornou um símbolo da campanha, juntamente com a cor azul e o mês de novembro. Então, em vez de apenas um dia, as ações passaram a ser realizadas durante todo o mês.
A intenção era realmente chamar a atenção dos homens sobre a importância dos cuidados preventivos. Afinal, muitas vezes eles deixam de procurar um médico ao notarem algo diferente no corpo por uma vergonha fortalecida através de piadas e preconceito.
No Brasil, a campanha começou a ser realizada em 2008 e, de lá para cá, vários temas importantes sobre a saúde masculina começaram a ser levantados. Além do câncer de próstata, o foco das ações, se fala sobre câncer de testículo, de pênis e questões de saúde mental.
6 Hábitos incentivados pela campanha Novembro Azul
O foco do Novembro Azul está na informação e conscientização sobre a importância dos hábitos de prevenção. Nesse sentido, é válido considerá-los ao planejar as ações a serem realizadas na empresa.
Vamos conhecê-los? São cuidados que envolvem desde o acompanhamento médico, até a rotina de vida e o comportamento, confira!
1. Praticar atividades físicas regularmente
Não dá para falar de prevenção ao câncer sem mencionar a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. O corpo humano foi feito para se movimentar, por isso, se exercitar regularmente melhora a função imunológica, ajudando a reduzir o risco de desenvolver a doença.
2. Alimentar-se de forma equilibrada
Quando se trata de saúde, não podemos esquecer a alimentação, responsável por proporcionar diversos nutrientes para manter o corpo sadio. A ideia não é restringir e sim equilibrar, reduzindo as quantidades de alimentos calóricos e ricos em gordura e açúcar.
3. Manter o peso corporal controlado
Através da prática de atividades físicas e de uma alimentação equilibrada, é possível manter o controle do peso corporal. A questão do peso deve ser avaliada individualmente, pois cada indivíduo tem o seu biotipo.
O importante não é se adequar aos padrões estéticos e sim evitar o excesso de peso, que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer e outras doenças.
4. Evitar o cigarro e o álcool em excesso
Fumar é um hábito extremamente prejudicial para a saúde, com grande ligação com o câncer. Abandonar o vício sempre será o melhor a fazer, independentemente da idade e do tempo que se passou fumando.
O álcool também é prejudicial para a saúde e tem relação com o câncer, mas culturalmente é parte de situações sociais, dificultando sua eliminação por completo. Nesse caso, o indicado é reduzir ao máximo a quantidade e a frequência, buscando sempre manter o equilíbrio.
5. Não se deixar levar pelo preconceito e pela desinformação
O preconceito pode matar. Muitos homens deixam de ir ao médico por vergonha devido a piadas relacionadas principalmente ao exame de toque retal.
Como medida preventiva contra o câncer de próstata e outros que envolvem os órgãos genitais masculinos, é fundamental eliminar os tabus sobre o assunto.
6. Realizar exames regularmente conforme indicação médica
Os exames usados para detectar o câncer de próstata precocemente são o de toque retal e o PSA, análise feita através de coleta de sangue convencional.
A frequência e a idade para iniciar esse cuidado deve ser definida pelo médico, com base em uma análise considerando o nível de risco de cada paciente.
Ideias para promover o Novembro Azul nas empresas
Quer promover o Novembro Azul entre os seus colaboradores? Confira algumas ideias de ações interessantes e simples de serem colocadas em prática.
Palestra com profissionais de saúde
Se a intenção é promover a informação e ajudar a acabar com o preconceito, nada melhor do que realizar uma palestra com tema Novembro Azul.
A empresa pode contratar um profissional da área da saúde ou até encontrar recém-formados e estudantes no final da graduação preparados para falar sobre o assunto.
Arrecadação de doações para instituições
Mais uma ideia para promover o Novembro Azul na empresa é arrecadar doações para instituições que ofereçam tratamento para o câncer de próstata. Cada colaborador poderá contribuir e pedir também para familiares e amigos.
É válido entrar em contato com as instituições escolhidas para perguntar sobre o que mais precisam. Pode ser que o pedido seja de alimentos, medicamentos, itens básicos para pacientes de baixa renda ou doações em dinheiro.
Realização de trabalhos voluntários com a equipe
O trabalho voluntário é uma forma de ajudar a causa e, ao mesmo tempo, trazer o assunto para dentro da empresa. Nesse caso, pode-se apoiar uma ação já existente ou promover uma, escolhendo uma ou mais instituições para beneficiar.
Vale dizer que, além de ajudar a causa, o trabalho da equipe unida será positivo para aproximar os profissionais. Assim, o entrosamento poderá até ajudar no dia a dia de trabalho.
Distribuição de materiais educativos
As informações sobre a campanha podem ser reunidas em materiais educativos, como folders, vídeos e e-books.
O ideal é escolher o formato que mais faça sentido para o perfil dos colaboradores e apresentar dados importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de forma simples.
Parcerias com clínicas para descontos em exames
Se a empresa não fornecer plano de saúde aos profissionais, pode-se buscar parcerias com clínicas. Assim, os funcionários poderão realizar os exames preventivos com valores promocionais.
Para as companhias que fornecem o convênio, pode ser distribuída uma lista com o contato de urologistas e clínicas especializadas que atendem através da operadora em questão. Esse detalhe será mais um incentivo para todos agendarem suas consultas e exames.
Day off para check up
Além de facilitar o acesso às consultas médicas e exames preventivos, é interessante realizar o incentivo extra de oferecer dias de folga para os colaboradores. Assim, eles terão tempo livre para irem se consultar e cuidar da saúde.
Iniciativas assim são interessantes do ponto de vista da motivação e retenção de talentos. Afinal, os profissionais sentem que são valorizados pela empresa, fortalecendo o laço de confiança com a companhia.
Realização de gincanas e competições
Por fim, é válido investir em atividades que, mesmo não tendo relação direta com o Novembro Azul, podem ajudar a disseminar as informações. Esse é o caso das gincanas e competições.
Além da possibilidade de inserir jogos de perguntas e respostas sobre o tema, os prêmios para os participantes podem ser brindes com a temática da saúde masculina.
Novembro Azul: as empresas são peças-chave na campanha
Viu só quantas ideias interessantes as empresas podem realizar para promover a conscientização sobre o Novembro Azul entre os seus colaboradores?
O papel das organizações é crucial para fazer a informação chegar a cada vez mais pessoas e, através disso, salvar vidas!
Aproveite para ajudar a causa você também, disseminando a informação e contribuindo para eliminar o preconceito. Compartilhe este conteúdo com amigos, familiares e colegas de trabalho!