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Conheça o poder da empatia nas relações de trabalho

Conheça o poder da empatia nas relações de trabalho

Compreender as emoções de outras pessoas é uma habilidade fundamental no local de trabalho. O poder da empatia nos permite resolver conflitos, construir equipes mais produtivas e melhorar nossos relacionamentos com colegas e clientes.

Mas o que exatamente significa se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções? Como isso pode ser feito no ambiente de trabalho?

Na postagem de hoje vamos explorar o que realmente significa ter empatia e a sua importância nas empresas. Veremos também como algumas ações simples podem ajudar a criar conexões mais fortes nas relações de trabalho. Acompanhe!

O que é empatia?

Segundo o escritor e jornalista científico Daniel Goleman, a empatia é uma das habilidades que compõem a inteligência emocional. Trata-se da capacidade de perceber e se relacionar com os pensamentos, emoções ou experiências dos outros.

Pessoas com a empatia bem desenvolvida conseguem entender com facilidade uma situação a partir da perspectiva de terceiros e reagir com compaixão. Dessa forma, diversos conflitos podem ser evitados e o respeito é fortalecido.

Qual o poder da empatia no trabalho?

Agora que explicamos o que é a empatia de modo mais geral, vamos focar no ambiente de trabalho.

Em uma empresa, pessoas com diferentes perfis e contextos de vida se relacionam. Além de compartilhar o ambiente, elas precisam trabalhar em conjunto, tomar decisões, enfim, conviver enquanto realizam o seu trabalho, esbarrando em comportamentos e crenças diferentes das suas.

O poder da empatia no ambiente de trabalho pode ser descrito através de uma citação do escritor e psicólogo britânico Simon Baron-Cohen: “A empatia é como um solvente universal. Qualquer problema, quando imerso em empatia, torna-se solúvel”.

Realmente, todo tipo de atrito pode ser resolvido através da empatia, especialmente no ambiente de trabalho. Seja uma resposta atravessada dada por um colega ou uma divergência de opinião em um projeto, se os envolvidos forem empáticos será muito mais simples resolver os impasses.

No caso do primeiro exemplo, a resposta rude pode ter sido motivada por um momento delicado pelo qual o colega está passando. Já a divergência de opinião pode ser resolvida através da escuta, de um ouvindo o outro, entendendo suas motivações e, a partir disso, chegarem a um meio-termo.

Não é exagero afirmar que a empatia tem o poder de resolver qualquer problema entre duas ou mais pessoas. Realmente, trata-se de uma habilidade emocional poderosa e muito importante para manter equipes unidas e coesas.

Tipos de empatia e sua importância no ambiente de trabalho

Anteriormente explicamos o que é a empatia, mas é importante detalhar que ela pode ser classificada de três formas diferentes:

Empatia cognitiva

É a capacidade de entender os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, mas sem envolvimento emocional. Pode ser útil para os gerentes compreenderem a equipe e para os vendedores avaliarem o humor dos clientes durante um atendimento para escolher a melhor abordagem.

Empatia emocional

A empatia emocional envolve experimentar os sentimentos de outra pessoa em um nível mais profundo. Pode ser algo difícil para pessoas altamente empáticas, mas é uma habilidade valiosa para construir confiança nas equipes.

Empatia compassiva

É a forma mais ativa de empatia, pois envolve a preocupação com a dor emocional do outro e a realização de ações práticas para ajudar. A compaixão é muito importante no ambiente de trabalho, pois fortalece a união e o apoio entre os membros da equipe.

6 Formas de desenvolver empatia no trabalho

Se você possui uma posição de liderança na empresa, é importante buscar formas de desenvolver e desfrutar dos benefícios que o poder da empatia pode oferecer. Confira algumas estratégias eficazes para aplicar!

1. Envolver a equipe na tomada de decisões

A empatia é fortalecida quando se tem clareza sobre a visão das outras pessoas. Nesse sentido, envolver a equipe na tomada de decisões permitirá que tenha contato com diferentes visões.

Lembrando que, como líder, você continuará tendo o papel de tomar a decisão final, no entanto, irá considerar outros pontos de vista.

2. Reconhecer as perspectivas dos colaboradores

Alguns gestores colocam muita ênfase em suas percepções e ignoram as opiniões dos outros membros da equipe. Para evitar isso, é importante levar em consideração as experiências e conhecimento dos colaboradores. 

Duas habilidades que podem ajudar incluem: fazer as perguntas certas e ouvir com atenção a contribuição da equipe.

3. Ter atenção aos sinais de esgotamento

O esgotamento profissional é um problema sério que afeta muitos trabalhadores. Um líder empático estará sempre atento a sinais de exaustão que algum membro da equipe possa apresentar. Então, analisando cada caso, será possível encontrar a melhor forma de ajudar.

4. Comunicar-se de forma empática

Já parou para pensar que a escolha das palavras pode mudar a mensagem que irá comunicar? Inclusive, isso deve considerar o estado de espírito da outra parte, sejam colaboradores ou clientes.

Confira algumas frases que demonstram empatia:

  • Agradeço sua paciência;
  • Fico feliz em ajudá-lo a encontrar uma solução;
  • Entendo sua frustração;
  • Lamento que tenha tido uma experiência ruim.

5. Conhecer cada membro da equipe

Embora em uma empresa o relacionamento seja, na maioria dos casos, profissional, é importante que o líder conheça o contexto pessoal dos membros da equipe. Saber o momento de vida pelo qual cada um está passando irá facilitar o desenvolvimento da empatia.

Uma forma de saber mais sobre os profissionais é através de reuniões periódicas individuais. Nessas ocasiões eles poderão compartilhar seus objetivos, desafios que estejam enfrentando, conquistas alcançadas etc.

6. Estimular o diálogo e a empatia entre os membros da equipe

Ao agir com empatia em relação à equipe, o líder estimula o mesmo comportamento entre os colaboradores, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor para todos.

O diálogo é uma importante ferramenta nesse sentido, quanto mais as pessoas compartilharem seus pensamentos e visões, mais irão se conhecer e compreender outras perspectivas. Assim, a empatia será algo natural, um valor presente no ambiente de trabalho.

Gostou de saber mais sobre o poder da empatia? Aproveite para conferir outras postagens do blog Club Coworking sobre empreendedorismo, gestão de pessoas e muito mais!