As diversas possibilidades de parcerias em coworkings tornam esses espaços ainda mais interessantes. Os usuários podem conquistar clientes e estabelecer parcerias no local, com os colegas ou até a gestão do espaço.
Por se tratar de um ambiente que reúne empresas e profissionais de diferentes segmentos, há diversas oportunidades para formar relações positivas para todos. Vamos entender melhor como isso é possível?
Como podem ser feitas parcerias em coworkings?
Imagine uma agência de marketing instalada em um coworking. Um negócio desse segmento pode prestar serviço para empreendimentos de vários outros setores. O mesmo vale para contadores, advogados, consultores empresariais e assim por diante.
Outra opção é duas empresas que tenham um mesmo público-alvo, mas não sejam concorrentes, se unirem em um projeto. Dessa maneira, oferecem serviços mais completos e ampliam o alcance, compartilhando a sua carteira de clientes.
Há também a possibilidade de prestar serviços para a gestão do local. São exemplos as parcerias fechadas entre coworkings e startups que oferecem facilidades aos usuários, como aluguel de patinetes, happy hour, coffee break para eventos etc.
Viu só quantas chances de firmar parcerias em coworkings? Por se tratar de um ambiente que reúne pessoas e empresas com objetivos em comum, é muito mais simples realizar uma aproximação e iniciar um projeto do tipo.
Vantagens das parcerias em coworkings
As parcerias em coworkings formam relações conhecidas no mundo corporativo como ganha-ganha, pois os dois lados são beneficiados. Saiba mais sobre as vantagens envolvidas a seguir.
Mais confiança para estabelecer parcerias
Muitos empreendedores deixam de estabelecer parcerias por dificuldade de encontrar parceiros confiáveis. No coworking há a vantagem de já conhecer os colegas, o que gera mais confiança para ambos os envolvidos.
Praticidade para fazer reuniões com os parceiros
Em uma relação comercial tradicional é preciso agendar reuniões e se deslocar para isso. Mais uma facilidade proporcionada pelas parcerias em coworking é poder conversar com os parceiros a qualquer momento.
Além disso, para encontros mais longos e com vários participantes é possível reservar a sala de reunião. Assim, poderão passar as horas necessárias tratando do assunto de forma reservada e com todo o conforto.
Possibilidade de troca de serviços
Anteriormente mencionamos a possibilidade de conquistar clientes no próprio espaço e há uma forma específica de fazer isso: a permuta. Imagine duas empresas instaladas no coworking, uma de publicidade e outra de contabilidade.
Um empreendimento precisa dos serviços do outro. A empresa de contabilidade precisa investir em marketing para divulgar seus serviços, enquanto a empresa de publicidade precisa de profissionais para cuidarem do seu setor contábil.
Em vez de contratarem serviços externos, elas podem realizar uma permuta. Então, com todos os detalhes acordados, uma presta serviço para a outra, sem envolver pagamentos em dinheiro, apenas em trabalho.
Compartilhamento de indicações
As parcerias em coworkings estimulam também o compartilhamento de indicações. Um dos parceiros ou colegas, ao escutar de alguém a necessidade de determinado serviço, poderá indicar um empreendimento do escritório. Esse gesto é poderoso porque estimula o crescimento das empresas vizinhas, gerando benefícios para todos.
Dicas para firmar boas parcerias em coworkings
Como foi possível perceber, o coworking é um ambiente bastante propício para parcerias de negócios. Se você deseja aproveitar essas oportunidades da melhor forma, pode apostar em algumas ações específicas, acompanhe!
1. Crie conexões com os coworkers
Antes de desejar formar parcerias no coworking, crie conexões com os colegas. Para isso, aproveite as oportunidades de estar com eles e conhecê-los melhor. Em vez de tomar seu café em um canto isolado, fique próximo às outras pessoas e mostre-se aberto a conversar.
Ah, não deixe de participar do happy hour! Essa é uma ótima chance de relaxar após uma semana de trabalho e se aproximar dos coworkers.
2. Conheça as empresas vizinhas
Você sabe o que cada empresa integrante do coworking faz? Procure conhecer esses negócios, o produto ou serviço que comercializam, seu público-alvo. Esse interesse, além de fortalecer os relacionamentos, é um primeiro passo para as parcerias nascerem.
3. Indique o trabalho dos colegas
Escutou de um conhecido que está precisando de determinado serviço? Indique uma empresa do coworking! Dessa forma, você estará gerando benefícios para duas pessoas diferentes. Em primeiro lugar, para aquele que recebeu a dica de um serviço de qualidade, em segundo, para a empresa que terá mais um cliente.
Indicações são gestos de gentileza que podem gerar muitos frutos e estimular as pessoas a fazerem o mesmo em relação ao seu empreendimento.
4. Apresente a sua empresa
Sempre que tiver a oportunidade, apresente a sua empresa aos colegas do coworking. Fale sobre seus objetivos, a cultura do negócio e assim por diante. Aqueles que se identificarem com o seu perfil poderão propor uma parceria ou se mostrarem mais abertos quando a proposta vier de você.
5. Analise empresas com o mesmo público-alvo da sua
Para estabelecer parcerias, primeiramente, é necessário verificar quais são os possíveis candidatos. Então, faça uma análise e considere sempre os empreendimentos com o mesmo público-alvo, mas, claro, que não sejam concorrentes. Esse passo evitará ações precipitadas.
6. Verifique se tem objetivos em comum com os parceiros em potencial
Não basta apenas que as empresas parceiras tenham o mesmo público-alvo que o seu, é necessário ter objetivos em comum. Portanto, antes de estabelecer as parcerias, converse com os outros empreendedores. Lembre-se que, para valer a pena, deve ser positivo para os dois lados.
7. Defina todos os detalhes da parceria em contrato
Por fim, é indispensável que todos os detalhes da parceria sejam descritos em contrato. Esse cuidado ajudará no alinhamento de expectativas e evitará divergências ao longo do caminho.
Mesmo que os parceiros sejam colegas, manter tudo formalizado ajudará a evitar problemas e desentendimentos. Então, nunca pule esta importante etapa do relacionamento com outras empresas.
Conclusão
Mais do que um escritório, um coworking é um ambiente criado para estimular a formação de uma comunidade. Desfrute dessas oportunidades e aproveite para construir relações positivas com as outras empresas. O apoio mútuo faz com que o local se transforme em um verdadeiro ecossistema de negócios.