Qual é o perfil do coworker no Brasil atualmente? Profissionais de diferentes áreas podem optar pelo coworking. Contudo, perfis específicos acabam fazendo essa escolha em maior número e é exatamente sobre isso que iremos tratar na publicação de hoje.
Será que são mais mulheres ou homens trabalhando em espaços compartilhados? E as faixas etárias, será que apenas jovens optam pelo coworking? Quais profissões são mais comuns de encontrar nesses escritórios?
Siga a leitura e encontre resposta para todas essas perguntas, além de outras informações interessantes sobre o assunto. Vamos lá?
Principais características que formam o perfil do coworker brasileiro
Para empresas em geral, conhecer o seu público é muito importante. Afinal, é a partir de informações relacionadas a ele que se pode criar estratégias para oferecer o que as pessoas estão buscando.
Pensando nisso, são realizadas diferentes pesquisas para entender o público de cada segmento, como o Censo Coworking Brasil. Aqui trataremos do mercado de coworking e as principais características que formam o perfil do coworker brasileiro, acompanhe!
Gênero
De acordo com pesquisas sobre coworking, os escritórios compartilhados brasileiros são equilibrados no quesito gênero. Há quase que um empate técnico, como 49% de mulheres, 50% de homens e 1% que se identificam com outro gênero.
Idade
A idade média dos coworkers brasileiros é 33 anos. Contudo, foram encontrados profissionais de 18 a 60 anos nos espaços, o que mostra que são bastante democráticos e abertos a todos.
Carreira
Em coworkings é possível encontrar empresários, profissionais que atuam de forma autônoma e funcionários de empresas. Desse universo, 43% são donos do próprio negócio, 31% são profissionais independentes e 26% fazem parte do time de empresas.
Áreas
Em relação às áreas mais presentes em coworkings, as mais citadas pelos coworkers foram: tecnologia, comunicação, design, administração e serviços. Porém, devemos lembrar que os espaços também podem comportar muito bem outros segmentos, como: direito, engenharia civil, arquitetura etc.
Maturidade do empreendimento
Agora, será que a maior parte dos empreendimentos localizados em coworkings está em que fase? De acordo com a pesquisa, 39% estão no início do negócio, 30% já enfrentaram o estágio inicial e estão bem e 19% estão maduros e estáveis.
Esses números mostram que não são apenas empreendedores iniciantes que buscam os espaços compartilhados. Os coworkings estão se tornando cada vez mais a escolha para empresas maduras e que já estão estabilizadas.
Tipo de estação de trabalho
Coworkings oferecem diferentes opções para os seus usuários, de estações de trabalho fixas e rotativas a salas privativas. Na pesquisa foi possível perceber que há certo equilíbrio entre as três modalidades, como 36% nas mesas rotativas, 29% nas fixas e 28% nas salas privativas.
Frequência de idas semanais ao coworking
A flexibilidade é uma das principais marcas de um coworking, o que significa que os usuários podem escolher se irão todos os dias ou alternar entre o escritório e o home office.
A pesquisa mostrou que 37% vão todos os dias ao espaço, 34% vão entre três a cinco vezes por semana, enquanto 20% vão de uma a duas vezes na semana.
Transporte utilizado para ir ao coworking
Mais uma característica do perfil do coworker brasileiro analisada é o meio de transporte utilizado para ir ao espaço. Vão com carro próprio 42% dos entrevistados, já 30% de transporte público e 12% preferem ir caminhando.
Local em que costumam almoçar
Outro quesito importante em relação à rotina profissional é o local escolhido para almoçar. É importante lembrar que um bom coworking conta com cozinha e oferece um espaço confortável para os usuários fazerem as suas refeições, tanto que 31% almoçam no local. Outros 46% optam por irem a um restaurante próximo e 22% vão almoçar em casa.
Nível de produtividade no coworking
Muitos profissionais buscam o coworking por não conseguirem ser produtivos no home office. Mas será que faz diferença mesmo trabalhar em um escritório compartilhado?
Para 42% dos entrevistados a produtividade melhorou muito. Já 35% alegaram que houve melhora e 20% afirmaram que não houve nenhuma mudança nesse sentido.
Acesso a oportunidades
Um ponto forte que os coworkings possuem é o estímulo ao networking e, consequentemente, a novas oportunidades. Esse aspecto também foi considerado na pesquisa.
Um terço dos coworkers entrevistados alegaram terem sido contratados para serviços por conta de contatos feitos no espaço, já outro terço contratou colegas do local para trabalhos. Para 73% a convivência no coworking rendeu algum tipo de aprendizado.
Satisfação com o coworking
O último dado da pesquisa que vamos apresentar é bastante interessante. Em se tratando de satisfação com o coworking, 66% dos entrevistados não o trocariam por um escritório convencional, mesmo que o custo fosse igual.
Quase todos, 99%, disseram que recomendariam a experiência de trabalhar em um escritório compartilhado para amigos.
Quais são os motivos que levam os profissionais a optarem pelo coworking?
São muitos os motivos que levam profissionais de diferentes áreas a optarem pelo coworking. Para alguns é a chance de se manter em um local com estrutura de escritório sem arcar com os altos custos de ter um espaço próprio. Para outros é uma oportunidade de deixar o home office para interagir com pessoas e ter acesso a mais oportunidades.
Outros motivos que fazem com que profissionais tomem essa decisão são: não precisarem se preocupar com questões ligadas ao espaço, a localização privilegiada, a flexibilidade e o acesso a facilidades, como sala de reunião, recepção e atendimento telefônico.
Conclusão
Com a pesquisa foi possível conhecer melhor o perfil do coworker brasileiro. Esses dados são valiosos tanto para os proprietários dos espaços quanto para os interessados em se tornarem clientes.
Para os proprietários é uma forma de conhecer melhor os clientes e oferecer a eles um serviço com cada vez mais qualidade. Já para os interessados é uma maneira de entender melhor as facilidades que o coworking pode oferecer.
Se você tinha alguma dúvida quanto às vantagens de trabalhar em um espaço compartilhado, pôde conhecer um pouco mais profundamente através da visão de que já desfruta delas.
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